Publication
Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
dc.contributor.author | Veia, Luciano | |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T16:28:11Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T16:28:11Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.description.abstract | São vários os estudos que incidem sobre as práticas do professor em contexto de trabalho colaborativo, salientando a importância da colaboração entre pares, podendo contribuir para dar resposta a problemas da prática e aumentando a capacidade de reflexão dos professores. Neste artigo discutem-se os contributos do trabalho colaborativo na seleção e preparação de tarefas de organização e tratamento de dados de características investigativas e reflexão sobre a sua implementação. Presta-se particular atenção aos aspetos valorizados pelos professores e aos benefícios que retiram quando se envolvem neste tipo de trabalho. O estudo segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa. A recolha de dados tem por base a participação nas sessões de trabalho, com gravação em áudio, complementada com a realização de entrevistas. Os resultados mostram que os professores valorizam a sua participação pelos benefícios recebidos, nomeadamente um melhor conhecimento do tema, organização e tratamento de dados e tarefas de características investigativas, aprendizagens realizadas e reflexão sobre as suas práticas. Salientam igualmente a abertura e respeito mútuo com que decorreu o trabalho, fatores que consideram fundamentais para o estabelecimento de um clima de confiança que os desafiou a experimentar novas situações e correr riscos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Veia, L. (2019). Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributos do trabalho colaborativo. revistamultidisciplinar.com, 1(2), 91-106 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.23882/MJ1914 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-5492 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/13402 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | revistamultidisciplinar.com | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistamultidisciplinar.com/V1N2/1914.html | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Práticas profissionais | pt_PT |
dc.subject | Construção de tarefas | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Organização e tratamento de dados | pt_PT |
dc.title | Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 91 | pt_PT |
oaire.citation.title | revistamultidisciplinar.com | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Veia | |
person.givenName | Luciano | |
person.identifier.ciencia-id | 6A1C-7E54-64F1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8727-8985 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 79ce65b8-60c1-4bea-b06e-7a674bb9d677 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 79ce65b8-60c1-4bea-b06e-7a674bb9d677 |