Repository logo
 
Publication

Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo

dc.contributor.authorVeia, Luciano
dc.date.accessioned2019-12-20T16:28:11Z
dc.date.available2019-12-20T16:28:11Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.description.abstractSão vários os estudos que incidem sobre as práticas do professor em contexto de trabalho colaborativo, salientando a importância da colaboração entre pares, podendo contribuir para dar resposta a problemas da prática e aumentando a capacidade de reflexão dos professores. Neste artigo discutem-se os contributos do trabalho colaborativo na seleção e preparação de tarefas de organização e tratamento de dados de características investigativas e reflexão sobre a sua implementação. Presta-se particular atenção aos aspetos valorizados pelos professores e aos benefícios que retiram quando se envolvem neste tipo de trabalho. O estudo segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa. A recolha de dados tem por base a participação nas sessões de trabalho, com gravação em áudio, complementada com a realização de entrevistas. Os resultados mostram que os professores valorizam a sua participação pelos benefícios recebidos, nomeadamente um melhor conhecimento do tema, organização e tratamento de dados e tarefas de características investigativas, aprendizagens realizadas e reflexão sobre as suas práticas. Salientam igualmente a abertura e respeito mútuo com que decorreu o trabalho, fatores que consideram fundamentais para o estabelecimento de um clima de confiança que os desafiou a experimentar novas situações e correr riscos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeia, L. (2019). Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributos do trabalho colaborativo. revistamultidisciplinar.com, 1(2), 91-106pt_PT
dc.identifier.doi10.23882/MJ1914pt_PT
dc.identifier.issn2184-5492
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/13402
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherrevistamultidisciplinar.compt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistamultidisciplinar.com/V1N2/1914.htmlpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectPráticas profissionaispt_PT
dc.subjectConstrução de tarefaspt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospt_PT
dc.titlePráticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titlerevistamultidisciplinar.compt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameVeia
person.givenNameLuciano
person.identifier.ciencia-id6A1C-7E54-64F1
person.identifier.orcid0000-0001-8727-8985
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication79ce65b8-60c1-4bea-b06e-7a674bb9d677
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery79ce65b8-60c1-4bea-b06e-7a674bb9d677

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LVeia_Praticas_Trabalho_Colaborativo.pdf
Size:
11.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: