Publication
O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
dc.contributor.advisor | Elias, Maria Elisabeth | |
dc.contributor.author | Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha | |
dc.date.accessioned | 2012-12-06T16:34:10Z | |
dc.date.available | 2012-12-06T16:34:10Z | |
dc.date.issued | 2004-02-12 | |
dc.description | Dissertação de mest., Química para o Ensino, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004 | por |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende recolher as opiniões dos professores, dos alunos futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), dos alunos do 1º Ciclo, bem como dos seus pais e/ou encarregados de educação, pertencentes a uma escola do 1º CEB (Escola A), àcerca da implementação do Ensino Experimental de Ciências da Natureza (EECN), em sala de aula. A opinião da investigadora também consta neste estudo. Para isso, procurou-se dar resposta às seguintes intenções: quais as competências que desenvolvem os alunos do 1º CEB aquando da introdução de actividades no âmbito das Ciências da Natureza (CN); quais os contributos da introdução de actividades, no campo das CN e quais as limitações da introdução do EECN, para os professores do 1º CEB; qual a contribuição das actividades de CN para as escolas do 1º CEB; qual o papel dos pais aquando a introdução de actividades de CN nas escolas do 1º CEB. Procurou-se responder ainda a três questões orientadoras, nomeadamente, a pertinência da componente de Química, no âmbito do Estudo do Meio, para os alunos do 1º CEB; as atitudes da Escola relativamente ao EECN e como intervir para alterar a situação actual em que o ensino experimental não é frequente. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia de características qualitativas na variante de estudo de caso, em que a recolha de dados se baseou em inquéritos por questionários e entrevistas e na observação participante de um conjunto de actividades de Ciências da Natureza (CN), no âmbito da Química realizadas em sala de aula. A autora do estudo foi responsável pelas actividades. Como exemplificativo das actividades realizadas na sala de aula é incluído um conjunto de notas de campo, onde se mostra a motivação, interesse e entusiasmo dos alunos do 1º CEB, durante a realização das mesmas. A análise global dos dados, revelou que os grupos intervenientes, demonstraram, de um modo geral, o seu agrado, pelas actividades desenvolvidas, emitindo reflexões sobre a importância do EECN, para os alunos do 1º CEB. As considerações manifestadas, dizem respeito a: desenvolvimento de competências; aprendizagem; importância do EECN, ao nível pessoal e social; interdisciplinaridade; implicações nas práticas pedagógicas dos professores; questões relacionadas com a segurança; acessibilidade dos materiais; formação de professores; programas curriculares, entre outros aspectos de interesse relevante. O estudo inclui recomendações nas áreas anteriormente referenciadas, de modo a demonstrar aos professores do 1º CEB e futuros professores, bem como aos pais dos alunos do 1º CEB, a importância da promoção do ensino experimental das ciências, nas escolas do 1º CEB. Esta investigação inclui ainda, sugestões para futuros estudos nesta área. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1938 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Ensino das Ciências | por |
dc.subject | Trabalho Experimental | por |
dc.title | O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso) | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso) | por |
person.familyName | Dionísio Gonçalves | |
person.givenName | Carla | |
person.identifier.ciencia-id | 221F-23CF-D8D2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1634-9931 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | b26fb0be-b850-45e3-b46a-2a838195d9fd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b26fb0be-b850-45e3-b46a-2a838195d9fd |