Repository logo
 
Publication

Conceções sobre a reprodução nas plantas (1º ciclo do ensino básico)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Rute
dc.contributor.advisorLuís, Mónica Alexandra Correia
dc.contributor.authorCrespi, Nehuen
dc.date.accessioned2015-10-15T14:37:13Z
dc.date.available2015-10-15T14:37:13Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO relatório presente é o culminar da minha formação no Mestrado de 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. A primeira parte deste relatório tem como principal objetivo relatar as vivências da minha prática no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, na Unidade Curricular da Prática do Ensino Supervisionada. As vivências podem ser consideradas experiências tanto positivas como negativas, que fizeram com que saiba qual é o caminho que quero percorrer na minha formação e serviram para criar a minha base como professor. Do percurso formativo, surgiu a minha temática de investigação, denominada de “Conceções sobre a reprodução nas Plantas (1. º Ciclo do Ensino Básico)”, com a finalidade de efetuar o levantamento das conceções dos alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade sobre a reprodução das plantas. Desta recolha de conhecimentos prévios podemos dizer que foram encontrados conteúdos nos quais os alunos apresentaram um certo número de conceções erradas. Os conteúdos que mais se destacaram neste trabalho foram: a germinação, o crescimento e a função da água. Após o levantamento do conhecimento dos alunos estabeleceu-se uma hipótese de progressão, no qual foi possível identificar o principal obstáculo de transição concetual de aprendizagem. Deste modo, na presente investigação, também consta uma atividade realizada em sala de aula, com a finalidade de tentar desencadear uma mudança dos conhecimentos nos alunos. Esta atividade é a “germinação do feijão”, a escolha desta atividade provém da análise das conceções dos alunos. Com esta atividade pretende-se que as crianças saibam como é que a germinação acontece, os fatores que influenciam e as modificações pelas quais passa a semente até originar uma nova planta. A semente escolhida foi o feijão, visto que muito dos alunos consideraram o feijão como sendo um alimento e não uma semente. E ainda, pela facilidade com que germina e é observado pelos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201729237
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6907
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectReprodução de plantaspt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.titleConceções sobre a reprodução nas plantas (1º ciclo do ensino básico)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Final Finalíssima.pdf
Size:
1.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: