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A aprendizagem do inglês na idade adulta: percepções de especialistas, formadores e formandos

dc.contributor.advisorEspírito Santo, José António Reis do
dc.contributor.authorSerronha, Maria Madalena Bernardo
dc.date.accessioned2012-07-23T18:26:46Z
dc.date.available2012-07-23T18:26:46Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractEnquadrado no âmbito da Educação e Formação de Adultos, o presente trabalho fundamenta-se teoricamente em estudos sobre o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem de uma segunda língua, estudos estes que são, na sua maioria realizados por investigadores não-portugueses. Trata-se de uma área de estudo em que existem várias linhas de pensamento, frequentemente teóricas e pouco testadas, e que não reúne consenso ao nível dos investigadores, pelo que a escolha dos vários métodos depende mais da sensibilidade e crença de cada um que da efectiva demonstração de resultados. Trata-se de um estudo de carácter descritivo, adoptando uma abordagem quali-quantitativa, através do qual se pretendeu, ao nível empírico, recolher informação sobre as percepções que os formandos de Inglês da zona do Alentejo Litoral têm do seu processo de aprendizagem, assim como sobre as percepções dos formadores de Inglês e especialistas da área, à luz das teorias seleccionadas relativas aos processos de aprendizagem de uma segunda língua, de modo a aumentar o conhecimento desta realidade em Portugal e contribuir para a reflexão e elaboração de novos estudos nesta área. Verificou-se que, no que respeita aos formandos de Língua Inglesa, temos dois grandes grupos: aqueles que têm uma maior capacidade de reflexão e, consequentemente, intervenção na sua aprendizagem e aqueles que, não evidenciando essa capacidade, acabam por ter uma atitude menos positiva e produtiva. No que respeita aos formadores, existe uma maior uniformização de opiniões, sendo a formação de adultos vista positivamente mas existindo particularidades deste processo que não estão, ainda, compreendidas e aceites pelos mesmos. iii Relativamente aos especialistas, verifica-se que este tipo de questão parece continuar a não ser uma prioridade em investigação, o que leva Portugal a depender de investigadores estrangeiros, desconhecedores da nossa realidade.por
dc.identifier.other374.7 SER*Apr Cave
dc.identifier.tid202209806
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1520
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação e formação de adultospor
dc.subjectAprendizagem/ensino do inglêspor
dc.subjectQuadro europeu comum de referência para as línguaspor
dc.titleA aprendizagem do inglês na idade adulta: percepções de especialistas, formadores e formandospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve.Faculdade de Ciências Sociais e Humanaspor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.namemestrado em Ciências da Educação. Educação e Formação de Adultospor

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