Publication
Redes sociais: perceções de aprendizagem em ambiente formal, não -formal e informal por parte de jovens, seus encarregados de educação e seus professores
dc.contributor.author | Tomé, Vitor | |
dc.date.accessioned | 2017-03-15T11:22:00Z | |
dc.date.available | 2017-03-15T11:22:00Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | As redes sociais online (RSO) são ferramentas com potencial no desenvolvimen‑to da literacia digital, focada na aquisição de competências técnicas, de análise crítica e de práticas de formação, contextualmente situada em contextos de apren‑dizagem formal e informal complementares. Apresentamos neste artigo os resulta‑dos de uma investigação que visou compreender se há condições para concretizar o potencial das RSO, pelo que inquirimos jovens portugueses (10 ‑16), seus profes‑sores e encarregados de educação (EE), a que se seguiram entrevistas de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, seguindo o design dos métodos mistos. Os professores reconhecem potencial pedagógico às RSO, mas consideram, tal como os alunos e os EE, que a aprendizagem com recurso às RSO ocorre sobretudo no contexto informal, que veem como quase estanque em relação ao formal, não se sentindo preparados para os integrar no caso específico das RSO. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14195/2183-5462_27_4 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645‑5681 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9053 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Redes sociais | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem formal | pt_PT |
dc.subject | Online social networks | pt_PT |
dc.title | Redes sociais: perceções de aprendizagem em ambiente formal, não -formal e informal por parte de jovens, seus encarregados de educação e seus professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 27 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 87 | pt_PT |
oaire.citation.title | Media & Jornalismo | pt_PT |
oaire.citation.volume | 15 | pt_PT |
person.familyName | Nabais Tomé | |
person.givenName | Vitor Manuel | |
person.identifier.ciencia-id | 4511-DB75-B57B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7866-3678 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fa495a76-ead9-4865-88c5-e544e325da25 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fa495a76-ead9-4865-88c5-e544e325da25 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Redes sociais_perceções de aprendizagem em ambiente formal_não-formal e informal.pdf
- Size:
- 2.1 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.45 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: