Repository logo
 
Publication

Redes sociais: perceções de aprendizagem em ambiente formal, não -formal e informal por parte de jovens, seus encarregados de educação e seus professores

dc.contributor.authorTomé, Vitor
dc.date.accessioned2017-03-15T11:22:00Z
dc.date.available2017-03-15T11:22:00Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAs redes sociais online (RSO) são ferramentas com potencial no desenvolvimen‑to da literacia digital, focada na aquisição de competências técnicas, de análise crítica e de práticas de formação, contextualmente situada em contextos de apren‑dizagem formal e informal complementares. Apresentamos neste artigo os resulta‑dos de uma investigação que visou compreender se há condições para concretizar o potencial das RSO, pelo que inquirimos jovens portugueses (10 ‑16), seus profes‑sores e encarregados de educação (EE), a que se seguiram entrevistas de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, seguindo o design dos métodos mistos. Os professores reconhecem potencial pedagógico às RSO, mas consideram, tal como os alunos e os EE, que a aprendizagem com recurso às RSO ocorre sobretudo no contexto informal, que veem como quase estanque em relação ao formal, não se sentindo preparados para os integrar no caso específico das RSO.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_27_4pt_PT
dc.identifier.issn1645‑5681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9053
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectAprendizagem formalpt_PT
dc.subjectOnline social networkspt_PT
dc.titleRedes sociais: perceções de aprendizagem em ambiente formal, não -formal e informal por parte de jovens, seus encarregados de educação e seus professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.issue27pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleMedia & Jornalismopt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameNabais Tomé
person.givenNameVitor Manuel
person.identifier.ciencia-id4511-DB75-B57B
person.identifier.orcid0000-0002-7866-3678
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfa495a76-ead9-4865-88c5-e544e325da25
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfa495a76-ead9-4865-88c5-e544e325da25

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Redes sociais_perceções de aprendizagem em ambiente formal_não-formal e informal.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.45 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: