Repository logo
 
Publication

(In)Sucesso escolar no ensino superior Guineense: estudo do caso na escola nacional de administração

datacite.subject.fosCiĆŖncias Sociais::Outras CiĆŖncias Sociais
dc.contributor.advisorGuerreiro, António Manuel da Conceição
dc.contributor.authorNantote, Silvano Alqueia
dc.date.accessioned2025-06-04T11:27:03Z
dc.date.available2025-06-04T11:27:03Z
dc.date.issued2024-12-11
dc.description.abstractO insucesso escolar é um fenómeno indissociÔvel das instituições educativas. Este fenómeno, que afeta todos os agentes educativos, se carateriza pelo incumprimento das metas estabelecidos numa instituição e a sua compreensão é uma tarefa difícil devido à sua complexidade. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de conhecer e analisar os fatores que caracterizam o (in)sucesso escolar na Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Para a construção do presente estudo, foi adotada a metodologia qualitativa dada a natureza do estudo. A partir de um estudo de caso, foram analisados dados de seis participantes, três professores e três estudantes, do curso de Contabilidade e Gestão da Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Foi aplicada uma entrevista com questões abertas de modo a conhecer a perceção dos participantes sobre a problemÔtica do insucesso escolar no meio académico. Os dados obtidos, neste estudo, indicam que o insucesso escolar é um fenómeno que pode ser influenciado por fatores internos e externos ao estudante, e ainda aponta a necessidade de olhar para o insucesso como um problema coletivo, de modo a possibilitar o envolvimento dos agentes educativos e permitir a sua compreensão. Em síntese, o estudo revelou que os inquiridos têm uma noção considerÔvel sobre as causas e os efeitos do insucesso escolar na sociedade guineense.por
dc.description.abstractSchool failure is a phenomenon that is inseparable from educational institutions. This phenomenon, which affects all educational agents, is characterised by failure to meet the targets set in an institution and understanding it is an arduous task due to its complexity. This study was conducted with the aim of understanding and analysing the factors that characterise school (in)success at the National School of Administration in Guinea-Bissau. To conduct this study, a qualitative methodology was adopted given the nature of the study. Based on a case study, data was analysed from six participants, three teachers and three students, from the Accounting and Management course at the National School of Administration of Guinea-Bissau. An interview with open-ended questions was used to find out the participants' perceptions of the problem of academic failure. The data obtained in this study indicates that school failure is a phenomenon that can be influenced by factors both internal and external to the student, and points to the need to look at failure as a collective problem, in order to enable the involvement of educational agents and allow them to understand it. To summarise, the study revealed that the respondents have a considerable understanding of the causes and effects of school failure in Guinean society.eng
dc.identifier.tid203803027
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27212
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subject(In)Sucesso escolar
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectEscola nacional de administração
dc.subjectGuinƩ-Bissau
dc.title(In)Sucesso escolar no ensino superior Guineense: estudo do caso na escola nacional de administraçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese de Mestrado _ Silvano Nantote _ 2024 (1).pdf
Size:
591.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: