Repository logo
 
Publication

Perfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior

dc.contributor.authorValadas, Sandra T.
dc.contributor.authorFaísca, Luís
dc.date.accessioned2013-10-07T13:50:38Z
dc.date.available2013-10-07T13:50:38Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractTendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percecionam e vivenciam as experiências de aprendizagem, foram objetivos centrais do presente trabalho avaliar os significados atribuídos à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as conceções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Quisemos ainda perceber qual o significado das diferenças, bem como o que parece ser mais relevante em termos de tarefas académicas para os intervenientes. Neste sentido, foram consideradas as perceções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, percebidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). O estudo realizado assume uma natureza descritiva,correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2
dc.identifier.otherAUT: SVA01353; LFA00717;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3034
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectConcepções de aprendizagempor
dc.titlePerfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superiorpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapor
oaire.citation.endPage7242por
oaire.citation.startPage7222por
oaire.citation.titleAtas do XII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, 11-13 de setembro de 2013por
person.familyNameValadas
person.familyNameFaísca
person.givenNameSandra
person.givenNameLuís
person.identifierA-4633-2013
person.identifier.ciencia-idB110-DAAC-D3B9
person.identifier.ciencia-id5719-6727-C596
person.identifier.orcid0000-0002-0531-8064
person.identifier.orcid0000-0003-4859-8817
person.identifier.scopus-author-id6503944802
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0
relation.isAuthorOfPublicatione21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PERFIS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR_SValadas&LFaisca.pdf
Size:
173.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: