Publication
Perfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior
dc.contributor.author | Valadas, Sandra T. | |
dc.contributor.author | Faísca, Luís | |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T13:50:38Z | |
dc.date.available | 2013-10-07T13:50:38Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percecionam e vivenciam as experiências de aprendizagem, foram objetivos centrais do presente trabalho avaliar os significados atribuídos à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as conceções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Quisemos ainda perceber qual o significado das diferenças, bem como o que parece ser mais relevante em termos de tarefas académicas para os intervenientes. Neste sentido, foram consideradas as perceções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, percebidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). O estudo realizado assume uma natureza descritiva,correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-22-2 | |
dc.identifier.other | AUT: SVA01353; LFA00717; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3034 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Concepções de aprendizagem | por |
dc.title | Perfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | por |
oaire.citation.endPage | 7242 | por |
oaire.citation.startPage | 7222 | por |
oaire.citation.title | Atas do XII Congresso Galego-Português de Psicopedagogia, 11-13 de setembro de 2013 | por |
person.familyName | Valadas | |
person.familyName | Faísca | |
person.givenName | Sandra | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier | A-4633-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | B110-DAAC-D3B9 | |
person.identifier.ciencia-id | 5719-6727-C596 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0531-8064 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4859-8817 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6503944802 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 7895332c-c734-4e48-9808-2b9a811335a0 | |
relation.isAuthorOfPublication | e21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e21a01b7-3ea3-45b1-97db-f6553ead69a1 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- PERFIS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR_SValadas&LFaisca.pdf
- Size:
- 173.19 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: