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Educar para o otimismo e para as emoções positivas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
dc.contributor.author | Martinho, Rute Pereira | |
dc.date.accessioned | 2018-12-14T11:34:40Z | |
dc.date.available | 2018-12-14T11:34:40Z | |
dc.date.issued | 2018-04-08 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | A educação positiva é definida como a educação que junta metodologias e técnicas que promovem o bem-estar no ensino tradicional. Estas práticas metodológicas da educação positiva provêm da Psicologia Positiva, que é a ciência que pretende contribuir para a proliferação de pessoas, grupos e instituições mais saudáveis. O presente estudo teve como principal objetivo explorar os impactos de uma intervenção de Educação Positiva no aumento das emoções positivas e dos pensamentos otimistas, em 115 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, do 3.º e 4.º anos de escolaridade. As crianças responderam a dois instrumentos, o Youth Life Orientation Test (YLOT), a Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crianças (PANAS-C), e ainda um Questionário Sociodemográfico. A intervenção delineada tinha dois tipos de modalidades distintas, utilizando para isso dois grupos, no entanto, apesar das modalidades serem diferentes, aplicou-se para ambos os grupos os mesmos exercícios, um deles era o Three Good Things e o outro era o exercício “Treinar a Autoconfiança dos Educandos”, sendo que apenas metade da amostra total (57 alunos) foram alvo de intervenção. Com base na análise dos resultados, verificamos que a intervenção teve efeitos benéficos nos alunos, no incremento de emoções positivas e de otimismo. Sendo que também se percebeu que a modalidade de intervenção mais favorável é a de implementar a intervenção dois meses consecutivos, fazendo esta com que os níveis de otimismo e de emoções positivas, continuem a crescer mesmo após a intervenção. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202023184 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12177 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação positiva | pt_PT |
dc.subject | Otimismo | pt_PT |
dc.subject | Emoções positivas | pt_PT |
dc.subject | Emoções negativas | pt_PT |
dc.title | Educar para o otimismo e para as emoções positivas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |