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Authors
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Abstract(s)
Na primeira parte do artigo a autora apresenta a pesquisa que a levou a constatar que uma larga faixa de poetas eslovenos entre 1958 e 1990 colheram a sua inspiração da forma ou conteúdo de específicas canções populares. A autora discute a forma e processos desta conexão, e prossegue apresentando os fenómenos mais significativos da interacção entre a arte popular e a contemporânea no trabalho de dois poetas eslovenos contemporâneos, Veno Taufer e Gregor Strnisa; vão estes desde pequenos "toques populares" a totais concatenações intertextuais. Usando a teoria da intertextualidade, apresenta duas concatenações intertextuais que começam com uma balada como tema básico. São elas Galjot [O Galeote] and Godec pred peklom [O Rabequista diante do inferno], que analisa em detalhe, identificando as mudanças que sofreu o texto original na nova apresentação de poesia original. A última constatação é que a canção popular, particularmente a balada é, tradicional e historicamene, o canon mais familiar, permitindo aos criadores de poesia contemporânea o uso dos seus motivos, temas, fórmulas, citações e estruturas formais para deencadearem as suas próprias verdades, as suas próprias percepções no seu mundo íntimo e no mundo alargado; e pondo em circulação as suas próprias ideias, conceitos e sentidos mais profundos nos circuitos culturais, criando assim novas condições para novos valores e novas qualidades estéticas.