Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/1571
Título: Stresse, burnout e coping: um estudo realizado com psicólogos algarvios
Autor: Almeida, H.
Orientador: Jesus, Saul Neves de
Palavras-chave: Psicologia organizacional
Stress
Data de Defesa: 2002
Resumo: As profissões de ajuda, onde se incluem diversas actividades profissionais ligadas à Saúde e ao Ensino são particularmente afectadas pelo Stresse e pelo Burnout. Muito embora a literatura e as investigações não abundem, existem, no entanto, alguns estudos reveladores de que existe uma fracção de Psicólogos que vive em Distress, contribuindo, para o mesmo, o contexto em que estes profissionais trabalham. Esta constatação conduziu-nos a uma pesquisa da literatura que nos permitisse clarificar os conceitos de Stresse, Burnout e Coping, com vista a projectar esta análise numa investigação com Psicólogos. Este estudo teve como objecto 70 Psicólogos do Barlavento e Sotavento Algarvio que trabalham no âmbito da orientação/aconselhamento, reeducação/reabilitação, clínica/saúde e docência universitária. Os resultados obtidos confirmam a existência de Stresse e Burnout nos Psicólogos Algarvios e, igualmente, uma relação estreita entre Stresse e Burnout. Foi possível identificar os stressores mais experimentados, bem como as estratégias mais utilizadas e mais eficazes para lidar com o Stresse. Não se verificou um papel mediador das características demográficas sobre as variáveis Stresse, Burnout e Coping. No entanto, verificou-se um recurso diferenciado a estratégias de Coping, em função da área de actividade exercida. O estudo permite, ainda, reconhecer um período crítico de maior Stresse e Burnout e definir as estratégias de Coping que caracterizam alguns períodos do desenvolvimento profissional destes Psicólogos. No final propõem-se algumas medidas que poderiam ser tomadas, a nível organizacional e a nível individual, como forma de prevenção do Stresse e do Burnout.
Descrição: Tese mest. em Psicologia da Educação, Univ. do Algarve, 2002
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/1571
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:FEC1-Teses
UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.