Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/3180
Título: Cognição e comunicação no âmbito da pedagogia – uma reflexão à luz da relevance theory
Autor: Santos, José António C.
Palavras-chave: Comunicação
Teoria da comunicação
Relevância
Teoria da relevância
Cognição
Pedagogia
Data: Jul-2005
Editora: Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
Citação: Santos, José (2005). Cognição e comunicação no âmbito da pedagogia – uma reflexão à luz da Relevance Theory. Revista Encontros Científicos, 1, 204-208
Resumo: Partindo do pressuposto defendido pela Relevance Theory, de que os processos cognitivos humanos são orientados por um mecanismo de otimização da relevância, procurando obter os máximos efeitos contextuais ao menor custo de processamento, este artigo tenta delinear a aplicação à prática pedagógica de alguns princípios da referida teoria, tendo como objetivo, o desencadear de uma reflexão individual acerca das implicações pedagógicas aqui demonstradas, nomeadamente em termos da escolha da linguagem e dos conteúdos, assim como em termos das intenções comunicativa e informativa da comunicação humana.
Descrição: Artigo científico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/3180
ISSN: 1646-2408
Versão do Editor: http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/21
Aparece nas colecções:ESG2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cognição e Comunicação.pdf142,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.