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Advisor(s)
Abstract(s)
A gravidez na adolescência é vivida de formas diferentes, dependendo da complexidade dos contextos familiares, social, cultural em que cada uma das grávidas se insere. Cabe à escola a responsabilidade de proporcionar a estas jovens todo o apoio psicológico, social, cultural para que estas mães não abandonem os estudos, ficando comprometido todo o seu percurso de vida. Na Escola Secundária de Olhão existe, um número significativo de mães-adolescente, facto que representou o ponto de partida para a investigação. O presente estudo tem como objetivos: identificar quais os apoios existentes na escola às grávidas adolescentes; Conhecer quais as medidas de prevenção da gravidez na adolescência existentes na escola; Identificar se os jovens possuem conhecimentos suficientes sobre métodos contraceptivos; Analisar em que medida a educação sexual é importante nas escolas e adequado às necessidades identificadas. Em termos metodológicos, o estudo insere-se no âmbito da investigação de uma abordagem de estudo do caso. Para a recolha de dados, utilizámos como instrumentos de avaliação a entrevista focalizada nas adolescentes, professores, enfermeiras, psicóloga e diretor da escola. No âmbito deste estudo, “ prevenção da gravidez na adolescência” em contexto escolar o fator inclusão encontra-se presente nesta escola, mas muitas das jovens ainda tema alguns receios em procurar uma técnico especializado na área ou não para tirar dúvidas ou pedir aconselhamento, por isso a maioria das jovens sentem-se inseguras e preferem abandonar os estudos, em vez de procurar ajuda.
Description
Dissertação de mest., Educação Social (Especialização em Educação Social), Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2013