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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação visa conhecer e analisar o papel da utilização de jogos digitais,
como recurso didáctico, na aula de Matemática e os benefícios que pode trazer para a
motivação, interesse, aquisição de conceitos e desenvolvimento de competências dos
alunos e, por consequência, para os seus resultados escolares. A utilização de quatro
jogos digitais, como recursos didácticos foi posta em prática em sala de aula ao longo
de uma intervenção pedagógica, que decorreu entre Janeiro e Junho de 2009/2010,
numa turma do 8.º ano do ensino básico. Um dos quatro jogos foi criado por mim,
deliberadamente para este estudo, tendo em conta as características dos alunos.
Foram definidas as seguintes questões de investigação que orientaram o
desenvolvimento do estudo: 1) O recurso aos jogos digitais é um factor de motivação e
interesse dos alunos pela disciplina de Matemática? Porquê? 2) O jogo digital, utilizado
como estratégia didáctica, permite a aquisição e compreensão de conceitos e o
desenvolvimento de competências matemáticas? Como? 3) Trabalhar com jogos digitais
na sala de aula tem influência nos resultados escolares dos alunos, nomeadamente nos
testes de avaliação? Em que sentido?
O quadro teórico discute e analisa em profundidade a utilização do jogo em
contexto educativo. A sua organização compreende duas partes: as potencialidades da
introdução do jogo no ensino e aprendizagem da Matemática e as características
presentes nos jogos digitais, com ênfase na sua vertente educativa, em geral, e no seu
interesse para a disciplina de Matemática, em particular.
Neste estudo adoptei uma abordagem metodológica mista, centrada na análise de
dados recolhidos através de observação participante, aplicação de quatro questionários a
toda a turma, entrevistas a alunos, relatórios produzidos pelos alunos sobre a actividade
realizada durante os jogos e resultados de testes escritos de avaliação que incidiram
sobre tópicos envolvidos nos jogos utilizados.
Os resultados da investigação evidenciam que os jogos digitais são aliciantes,
motivadores e interessantes para os alunos e têm um efeito positivo na aprendizagem e
nos resultados escolares dos alunos. Contribuem para um aumento da confiança dos
alunos relativamente à sua capacidade de aprender Matemática e do seu empenho na
disciplina. Os jogos digitais revelam-se úteis para a aprendizagem de conceitos
matemáticos, em particular, porque favorecem uma melhor compreensão dos mesmos.
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Keywords
Ensino de matemática Jogos de matemática Motivação Aprendizagem Aula de matemática