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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo, de carácter exploratório, incide sobre um aspecto que tem
vindo a ser alvo da atenção, não só de alguns investigadores, mas também dos
legisladores do sistema educativo. Aborda a relação que os estabelecimentos educativos
têm com as famílias das crianças que os frequentam, neste caso, o Jardim de Infância,
sendo nosso objectivo principal conhecer que relação se estabelece entre o Jardim de
Infância e as famílias e de que forma se concretiza essa relação, numa situação
específica.
Dada a importância que tem sido atribuída à relação das escolas com as famílias
no sucesso escolar das crianças, consideramos ser esta uma problemática que se impõe
como pertinente, na actualidade, na medida em que, quer as famílias, quer as
instituições educativas, têm sido sujeitas a profundas transformações que influenciam e
condicionam essa relação. Uma vez que o Jardim de Infância tem como uma das suas
finalidades complementar a função da família, entendemos que, através do estudo desta
problemática, poderemos contribuir, de algum modo, para melhorar a qualidade da
prática pedagógica que se exerce na instituição de que a situação estudada faz parte.
Atendendo à natureza e objecto do estudo, optámos por uma metodologia
qualitativo-interpretativa, mais especificamente pelo estudo de caso, pois entendemos
ser esta a estratégia investigativa mais adequada à sua especificidade e à consecução dos
seus objectivos.
Os dados recolhidos e a sua análise e interpretação, permitiram-nos entrar na
realidade do fenómeno em estudo, possibilitando a percepção, compreensão e
conhecimento de alguns dos vários contornos, de que a relação Jardim de
Infância/Família se reveste, nomeadamente, no respeitante, às representações que pais,
educadora e auxiliar têm acerca da mesma.
Description
Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
Keywords
Jardim de infância Família Educação