Repository logo

Sapientia

UAlg Scientific Repository

 

About Sapientia

The SAPIENTIA repository gathers an exhaustive set of Algarve University's (UAlg) teachers and researchers scientific publications with an express goal of maximising its visibility, ensure easy and universal access and amelliorate the overall public impact of the university scientific endeavors, as well as the ongoing preservation of its memory.

Recent Submissions

Picturebooks enquanto promotores de motivação no ensino-aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico
Publication . Ruivo, Cristina Alexandra Esparteiro; Orega, Maria Isabel Mendonça
O presente estudo propõe-se responder à questão inicial: “Como poderão os picturebooks contribuir para o estímulo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, na aquisição de conceitos como a empatia e/ou a relação entre si e o mundo (cidadania)?”. A fim de obter respostas mais direcionadas, decidimos criar duas sub questões: “Quais são as opiniões e práticas dos professores, relativamente à Educação para a Cidadania, no 1.ºCEB?” e “Como poderemos criar e desenvolver recursos que garantam que a empatia e a cidadania constituem os objetivos de aprendizagem? “. Fundamentado no conteúdo funcional da questão de investigação, definiram-se os objetivos: compreender o conceito de picturebook, enquanto recurso didático; compreender o papel dos picturebooks como elemento motivador no processo ensino-aprendizagem do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico; estruturar um plano de ação focado nos conteúdos das Aprendizagens Essenciais de inglês, e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Este estudo decorreu entre outubro de 2021 a janeiro de 2022, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após a experiência e observação, efetuadas na PES, julgámos ser possível integrar a Educação para a Cidadania Global, nas aulas, sem qualquer prejuízo nas aprendizagens do currículo. Compreendemos que a integração do álbum ilustrado (picturebook), no contexto curricular da aula, está intimamente ligada à figura do professor mediador e à melhoria da sua capacidade de mediação. Perante a impossibilidade de aplicar o projeto na sua totalidade, surgiu a concretização de brochuras com atividades propostas e adequadas para cada um dos álbuns ilustrados (picturebook) selecionados, que poderão ser utilizados como guião, na docência de inglês, no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Escrita à mão aplicada em livros infantis. A sua legibilidade e leiturabilidade
Publication . Serra, Célia Isabel Tamissa; Encarnação, Dionilde Saritta Graça Camacho da; Soares, Maria Gabriela Candeias Dias
escrita à mão individual, também chamada de caligrafia pessoal, tem características que a tornam única e distinta. A crescente utilização da escrita à mão em livros infantis, muitas vezes como forma de complementação à ilustração, levanta a questão da sua adequação às faixas etárias em processo de alfabetização. O presente estudo tem por objetivos avaliar a tendência da utilização da escrita à mão em livros infantis e avaliar o grau de dificuldade que esta poderá implicar na legibilidade e na leiturabilidade em alunos em processo de alfabetização. Para responder a estes objetivos, foi necessário analisar 454 capas de livros incluídos no Plano Nacional de Leitura desde 2018 até 2023 e em 3 editoras, Porto Editora, Editora Asa e Planeta Tangerina, com a intenção de aferir sobre o número de publicações propostas para alunos do segundo, terceiro e quarto anos de escolaridade, no período de 2000 a 2023. Através da qual foi possível observar uma ligeira tendência para o aumento da utilização da escrita à mão e da tipografia em livros infantis. Elaborou-se um caso de estudo onde foram analisados 4 livros propostos pelo Plano Nacional de Leitura aos segundo, terceiro e quarto anos de escolaridade, sendo estes publicados pelas editoras Pato Lógico, Edição Tangerina e Suma de Letras. Com o objetivo de entender como e quais as normas tipográficas aplicadas, foram identificadas com características positivas, um correto espaçamento entreletras, a utilização dos exit strokes, a aplicação de uma correta dimensão que vão de acordo com as necessidades das crianças e por sua vez, como um conjunto de características negativas, um baixo nível de legibilidade influenciado por um incorreto espaçamento entreletras e uma escrita à mão pouco cuidadosa e muito expressiva. Foi ainda aplicado um questionário anónimo no sentido de aferir o grau de dificuldade na leiturabilidade e legibilidade da letra manuscrita e as preferências e práticas de leitura em 164 alunos do segundo, terceiro e quarto anos de escolaridade, e com o qual foi possível identificar níveis de dificuldade na leitura da escrita à mão nos três grupos. Paralelamente, foi realizada uma análise bibliográfica detalhada com o intuito de reunir o conjunto de normas gráficas ideais na apresentação das letras e dos textos na literatura infantil, de forma a melhorar a leiturabilidade e legibilidade por parte dos alunos, mas que poderá ser igualmente útil como linhas orientadoras para escritores, designers e editores.
Cryptic diversity in southern African kelp
Publication . Madeira, Pedro; Reddy, Maggie M.; Assis, Jorge; Bolton, John J.; Rothman, Mark D.; Anderson, Robert J.; Kandjengo, Lineekela; Kreiner, Anja; Coleman, Melinda A.; Wernbergh, Tomas; De Clerck, Olivier; Leliaert, Frederik; Bandeira, Salomão; Ada, Abdul M.; Miranda Neiva, João; Pearson, Gareth Anthony; Serrao, Ester A.
The southern coast of Africa is one of the few places in the world where water temperatures are predicted to cool in the future. This endemism-rich coastline is home to two sister species of kelps of the genus Ecklonia maxima and Ecklonia radiata, each associated with specific thermal niches, and occuring primarily on opposite sides of the southern tip of Africa. Historical distribution records indicate that E. maxima has recently shifted its distribution similar to 70 km eastward, to sites where only E. radiata was previously reported. The contact of sister species with contrasting thermal affinities and the occurrence of mixed morphologies raised the hypothesis that hybridization might be occurring in this contact zone. Here we describe the genetic structure of the genus Ecklonia along the southern coast of Africa and investigate potential hybridization and cryptic diversity using a combination of nuclear microsatellites and mitochondrial markers. We found that both species have geographically discrete genetic clusters, consistent with expected phylogeographic breaks along this coastline. In addition, depth-isolated populations were found to harbor unique genetic diversity, including a third Ecklonia lineage. Mito-nuclear discordance and high genetic divergence in the contact zones suggest multiple hybridization events between Ecklonia species. Discordance between morphological and molecular identification suggests the potential influence of abiotic factors leading to convergent phenotypes in the contact zones. Our results highlight an example of cryptic diversity and hybridization driven by contact between two closely related keystone species with contrasting thermal affinities.
Ethics and applications of isotope analysis in archaeology
Publication . Stantis, Chris; Schaefer, Benjamin J.; Correia, Maria Ana; Alaica, Aleksa K.; Huffer, Damien; Plomp, Esther; Di Giusto, Marina; Chidimuro, Blessing; Rose, Alice K.; Nayak, Ayushi; Kendall, Ellen J.
This synthesis explores specific ethical questions that commonly arise in isotopic analysis. For more than four decades, isotope analysis has been employed in archeological studies to explore past human and animal dietary habits, mobility patterns, and the environment in which a human or animal inhabited during life. These analyses require consideration of ethical issues. While theoretical concepts are discussed, we focus on practical aspects: working with descendant communities and other rights holders, choosing methods, creating and sharing data, and working mindfully within academia. These layers of respect and care should surround our science. This paper is relevant for specialists in isotope analysis as well as those incorporating these methods into larger projects. By covering the whole of the research process, from design to output management, we appeal broadly to archaeology and provide actionable solutions that build on the discussions in the general field.
Pantoprazole-induced liver injury in the setting of diabetic ketoacidosis
Publication . de Oliveira, Raquel; Almeida, Manuel; Lavado, Pedro; Baptista, Alexandre
Critically ill patients are at higher risk of acquired liver in-jury, given the multiple coexisting potential causes of injury.1They are also at risk of stress ulcers, and prophylaxis with proton pump inhibitors (PPIs) is common in Intensive Care Units (ICUs). A 54-year-old woman was admitted to the ICU due to diabetic ketoacidosis (DKA). On admission, she was hemo-dynamically stable, with a Glasgow Coma Scale score of 7 (E2V1M4). Her abdominal examination was normal, without palpable organomegalies, and her liver blood tests were within the normal range. She was intubated for airway pro-tection and started on intravenous fluids, insulin perfusion, and prophylaxis with intravenous pantoprazole 40 mg/day.