ESE1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE1-Teses by advisor "Alves, Paulo Falcão"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Monoparentalidade: estudo sobre o impacto no sucesso escolarPublication . Pacheco, Marisa Isabel Paulino; Alves, Paulo FalcãoUma das realidades sociais que temos vindo a observar é o aparecimento de novas estruturas familiares, reorganização familiar e o aumento de famílias monoparentais. Em relação a estas transformações, as crianças são a faixa etária na qual a atenção deve ser primordial, para que o contexto familiar seja o mais feliz e seguro possível. Com o passar dos anos, também a educação sofreu alterações e as taxas de sucesso escolar, nomeadamente a conclusão do ensino secundário, têm vindo a crescer significativamente. As famílias monoparentais tendem a ser mais vulneráveis em relação às famílias tradicionais, levando, por vezes, que a atenção disponibilizada aos filhos possa ser menor. Desta forma, pretendemos verificar se a estrutura familiar influencia, de forma positiva ou negativa, o sucesso escolar das crianças. Como metodologia de investigação optamos por um estudo quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário a 114 crianças, do 5º ao 9º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade. Embora algumas investigações pareçam indicar que as famílias monoparentais são mais vulneráveis do que as tradicionais, os resultados obtidos neste ensaio parecem revelar que o fator sucesso escolar não é influenciado pelo contexto familiar em que a criança está inserida.