Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Permanent URI for this community
News
a definir... (FCHS)
http://www.fchs.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by advisor "Andretta, Ilana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção online de competências transversais com universitáriosPublication . Mello, Luana Thereza Nesi de; Jesus, Saul; Andretta, Ilana; Pinto, Alexandra MarquesAs competências transversais tornaram-se importantes no complemento das competências técnicas dos estudantes do ensino superior. Elas podem melhorar as interações, o desempenho e o desenvolvimento da carreira. A presente tese tem como objetivo elaborar e avaliar os possíveis efeitos de um programa online de competências transversais com estudantes do ensino superior, dividida em seis estudos: 1) compreender o conceito de competências transversais pela perspectiva da Teoria Cognitivo-Comportamental Positiva e indicar possíveis lacunas na literatura; 2) analisar as propriedades psicométricas da Escala de Autoeficácia em Competências Transversais e Profissionais (ACT-Prof); 3) desenvolver e avaliar os efeitos do programa piloto; 4) avaliar os efeitos da intervenção em um estudo quase-experimental; 5) descrever detalhadamente a intervenção para replicação (TIDieR); 6) apresentar as percepções dos estudantes referente à intervenção. Todos os estudantes da Universidade do Algarve foram convidados a participar do Programa Competências para Vida (CPV), que aconteceu entre 2018 e 2021. O CPV é um web-based intervention que foi dinamizado pela Tutoria Eletrônica (Moodle). Para isso, a intervenção foi dividida em três anos diferentes, composta por 12 módulos ao total, cada um relativo a um conjunto de competências que se considera importante ser desenvolvida num estudante universitário. O programa é composto por sessões assíncronas constituídas por vídeos que procuram ensinar os participantes a desenvolver as competências com exercícios que devem aplicar e praticar no dia a dia. Os resultados avaliados pré-intervenção, pós-intervenção e a após três meses de follow-up indicaram que houve uma diferença estatisticamente significativa nas seguintes variáveis: competências transversais (interpessoais, pessoais complexas e profissionais técnicas), aspectos psicológicos positivos (espiritualidade, otimismo, satisfação com a vida, satisfação com o suporte social e gratidão) e aspectos emocionais (regulação emocional, ansiedade, depressão e estresse). Recomenda-se que futuros estudos possam avaliar a manutenção do desenvolvimento das competências transversais a longo prazo e utilizar uma amostra randomizada.
- Mindfulness e solitude: um estudo com estudantes deslocadosPublication . Chiodelli, Roberto; Jesus, Saul; Andretta, Ilana; Russell, TamaraElevados índices de problemas de saúde mental em universitários tem alarmado os órgãos governamentais. Torna-se fundamental um investimento em programas de prevenção e promoção da saúde mental neste contexto. Esta tese de doutoramento tem como principais objetivos avaliar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness (IBM) adaptada para estudantes acadêmicos, além de validar uma escala psicométrica que utilize o construto solitude, que denota a capacidade de um indivíduo ficar consigo mesmo de forma positiva. As práticas formais de mindfulness estão relacionadas à solitude, pois são experiências essencialmente individuais e solitárias. Esta tese é composta por cinco estudos complementares: 1) IBMs em alunos de graduação: uma revisão sistemática; 2) Programa de Interculturalidade e Mindfulness (PIM): relato do protocolo de uma intervenção com estudantes universitários; 3) Escala de Solidão e Solitude Positiva (ESSP): Qual é a sensação de estar a sós? Uma validação de escala portuguesa; 4) Efeitos do PIM em mindfulness, regulação emocional, depressão, ansiedade, estresse, satisfação com a vida, otimismo, solitude positiva e solidão em estudantes universitários: um estudo quase-experimental; e 5) Comparação entre uma IBM presencial e uma IBM online síncrona: um estudo quase-experimental. Os principais resultados indicaram um crescimento visível de publicações científicas com IBMs em alunos de licenciatura nos últimos anos; indicadores psicométricos adequados para a ESSP; um impacto benéfico sobre os participantes em ambos os formatos PIM (presencial e online síncrono); e uma superioridade predominante da intervenção síncrona online sobre a intervenção presencial nos efeitos do PIM ao analisar os resultados dos testes ocorridos 3 meses após a intervenção. Recomenda-se que pesquisas futuras utilizem medidas concorrentes para examinar as dimensões de solidão e solitude positiva na ESSP e que os efeitos do PIM sejam investigados em amostras aleatórias e homogêneas.