Escola Superior de Educação e Comunicação
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESE)
http://www.ese.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Comunicação by advisor "Arco, Joaquim"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O envelhecimento e as tecnologias de informação e comunicaçãoPublication . Traquino, Rita Isabel Pereira; Arco, JoaquimNa sociedade contemporânea, a intensa revolução tecnológica associada ao crescimento da população idosa tem resultado numa inclusão social e digital para aqueles que conseguem acompanhar e dominar o contexto tecnológico. Contudo, a existência de grupos infoexcluídos torna necessárias mais abordagens de incentivo e inovação para que os idosos possam estar incluídos social e digitalmente de modo a se adaptarem às mudanças ocorridas ao longo da vida. A presente investigação é centrada no processo ensino-aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos mais velhos tendo como objetivos gerais delineados: I) compreender o processo de aprendizagem relacionado com as TIC; II) Perceber de que forma é que o uso das TIC contribuem para a qualidade de vida dos idosos; III) Estabelecer a relação entre a aprendizagem ao longo da vida e as TIC na terceira idade. A metodologia por base deste projeto assenta sobre o estudo de caso, tendo como amostra 97 pessoas com idades compreendidas entre os 54 e os 80 anos que frequentam Academias Séniores no Algarve (Faro, Olhão, Loulé e São Brás de Alportel) e que têm como disciplina a Informática. As técnicas de recolha de dados incide na análise documental, inquéritos por questionário, entrevistas semi-diretivas, observação não-participante e no diário de campo. Os resultados desta investigação revelam que, o trabalho realizado nas Universidades/Academias Seniores do concelho de Faro é o reflexo de práticas inquestionáveis quanto ao bem-estar, à participação social e melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos. É relevante inventariar novos incentivos de aplicação/utilização das TIC junto da população idosa, no sentido de reforçar estratégias para uma aprendizagem ao longo da vida.
- Histórias de vida e relatos biográficos – a(s) realidade(s) dos arrumadores de carros na cidade de FaroPublication . Romana, Tiago André Serra; Arco, JoaquimEsta investigação, de caráter qualitativo, tem como base relatos biográficos dos arrumadores de carros em diversos parques de estacionamento na cidade Faro. A investigação pretende abordar e aprofundar a problemática em causa, procurando identificar e sinalizar as principais necessidades, bem como as competências e conhecimentos dos sujeitos do estudo. Desde estudo fazem também parte membros da polícia de segurança pública, da câmara municipal de Faro e membros da sociedade civil, portanto três grupos distintos, com a finalidade de triangular dados e chegar a conclusões. Os arrumadores de carros passam por necessidades a vários níveis desde económicas a sociais, sendo que os preconceitos sociais associados ao arrumador, não parecem corresponder à realidade. O desemprego é um dos principais motivos de arrumar carros passa a ser uma opção de vida, apesar de possuírem competências num leque diversificado de áreas. Com esta investigação pretende-se, também, desmistificar preconceitos, dando a conhecer quem são realmente estas pessoas e como é o seu quotidiano.
- Intervenção em contexto prisional: (re)educar para a liberdadePublication . Gonçalves, Inês Alexandra Cruz; Arco, JoaquimO presente relatório é o resultado de um estágio curricular no Estabelecimento Prisional de Olhão, no âmbito do Mestrado em Educação Social. O estágio teve presente duas componentes, a componente prática e a componente de investigação. Ao nível da investigação foi realizado um estudo sobre a intervenção em contexto prisional através da reeducação, no sentido de promover um conjunto de competências que permitam ao recluso tornar-se agente do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Este estágio teve como principais objetivos identificar necessidades e delinear eventuais intervenções no Estabelecimento Prisional de Olhão. Em suma, a intervenção é feita com o objetivo de reutilizar o tempo da privação de liberdade de forma a gerar fatores importantes para o quotidiano do recluso em contexto prisional e futuramente em contexto de liberdade. Para analisar este tema a metodologia elegida foi a Investigação-Ação e as técnicas de recolha de dados foram, a observação participante, diário de campo, entrevista e questionários.
- Por uma cultura de aprendizagem na Guiné - Bissau: projeto de formação de uma academia séniorPublication . Filipe, João Octávio Júlio Sá; Arco, JoaquimA ciência já demonstrou que, nas sociedades atuais, as pessoas têm a probabilidade de viver mais tempo. O facto de as pessoas estarem vivendo mais, não significa que estejam vivendo melhor, com mais qualidade de vida, com melhor saúde e tendo as suas necessidades atendi-das. Em resposta, a esta problemática a OMS estabeleceu diferentes diretrizes para apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades. A Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030. Foi com esta ideia que se realizou este trabalho, tendo em conta que o autor é guineense e pretende voltar à sua terra natal, também para contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através da criação de uma Academia Sénior. Foi com esse propósito que realizou um trabalho de diagnostico, iniciado em Faro e concluído na Guiné, onde realizou entrevistas a vários grupos, em particular em duas comunidades com médias de idade proximas dos 70 anos, em que os representantes dessas comunidades eram analfabetos. A ideia de criar uma Academia Sénior prende-se com a necessidade de implementar ações educativas e dinamizar outras atividades que respeitem os interesses das pessoas no sentido de promover animação comunitária centrada no desenvolvimento humano. Para o autor, a cria-ção de uma Academia Sénior será uma estratégia fundamental para o desenvolvimento co-munitário, num país que ainda apresenta muitos problemas a nível económico, social e educa-tivo. Parafraseando Paulo Freire, a educação por si só não muda o mundo, mas a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo.