ESE1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE1-Teses by Author "André, Tânia Cristina Vargas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadoraPublication . André, Tânia Cristina Vargas; Guerreiro, AntónioA avaliação é um processo complexo, mas ao mesmo tempo imprescindível, que tem acompanhado, ao longo dos tempos, o ensino. Assim sendo, o presente trabalho debruça-se sobre a importância que esta tem na educação pré-escolar, permite-nos reconhecer o que é a avaliação, os diversos métodos avaliativos que existem e a enorme importância que esta assume neste nível de ensino. A avaliação é uma ferramenta muito importante, que permite que o educador avalie a sua prática pedagógica e assim possa modifica-la, caso esta não esteja a correr da melhor forma. Permite-o analisar a evolução das crianças, as aprendizagens adquiridas pelas mesmas e por conseguinte confrontar-se com o facto de estar a atingir ou não os objetivos delineados. É imprescindível que as crianças tenham um papel ativo na avaliação, a fim de em conjunto ambos (educador e criança) se consciencializarem do que já evoluíram, do que alcançaram, das dificuldades que sentiram, dos problemas que ultrapassaram e das aprendizagens que ainda gostariam de adquirir, devendo este ser um processo contínuo, onde o processo pelo qual a criança passa é mais importante do que o resultado obtido. O portefólio surgiu assim como um instrumento de avaliação recente e inovador. As crianças têm um papel fulcral na sua organização e construção, sendo vistas como um ser competente, capaz de participar, refletir e tomar decisões no que diz respeito à avaliação das suas aprendizagens. Aqui a criança é vista como protagonista, tendo o educador um papel de orientador bastante importante. Posso ressaltar que, através do estudo realizado, constatei que, a avaliação é vista como uma ferramenta fundamental e orientadora de toda a prática educativa, sendo uma prática diária nas salas do ensino pré-escolar. Cada vez mais os educadores estão a recorrer ao portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar, pois este é um método que favorece muito a participação das crianças, no entanto é ainda pouca a formação que estes têm sobre este instrumento de avaliação, suscitando várias dúvidas, quer a nível de organização, quer a nível de conteúdos que deve conter e quer mesmo a nível do modo como deve ser feita a seleção dos trabalhos que irão compor o portefólio.