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Browsing ESE1-Teses by Author "Aniceto, Ana Isabel Guerreiro Lúcio"
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- Representações e práticas de professores sobre a gestão curricular flexívelPublication . Aniceto, Ana Isabel Guerreiro Lúcio; Fernandes, Margarida Maria de Menezes Borba RamiresA forma como os professores em Gestão Flexível do Currículo planificam, desenvolvem c avaliam as várias disciplinas e as novas áreas curriculares não disciplinares reveste-se de grande interesse, podendo servir de estímulo c incentivo aos professores do Ensino Básico, uma vez generalizada a reorganização curricular. O presente estudo constitui uma oportunidade concreta para levar a cabo um estudo sistematizado e, porventura, mais aprofundado desta temática, num momento cm que o nosso sistema educativo exige uma reflexão profunda sobre as práticas de gestão curricular. O estudo tem como principal objectivo conhecer as representações e práticas de professores em Gestão Flexível do Currículo no que respeita à planificação, desenvolvimento e avaliação das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares. São seus objectivos específicos: conhecer o modo como os professores cm Gestão Flexível do Currículo planificam as aulas, a forma como desenvolvem as suas práticas c o seu posicionamento relativamente à avaliação dos alunos nas áreas curriculares disciplinares e não disciplinares. No estudo foram utilizados os seguintes métodos de recolha de dados: Entrevistas aos professores, observação de reuniões de Conselho de Turma e análise de documentos (Projecto Educativo de Escola c Projecto Curricular de Escola). Realizámos entrevistas a dezassete professores, nove de uma turma de 6° ano e oito de uma do 7o ano de escolaridade, que inquirimos sobre a temática cm estudo. Os dezassete professores seleccionados, todos da mesma escola, leccionavam áreas diferentes, o que permitiu uma diversidade de experiências profissionais c de formações científicas e pedagógicas. A observação de reuniões de Conselho de Turma permitiu-nos obter outros dados que cruzámos com os das entrevistas e com os provenientes da análise documental do Projecto Educativo de Escola e Projecto Curricular de Escola. Os resultados mostraram, no que se refere à planificação das aulas, que os professores não possuem programa para as áreas curriculares não disciplinares e que, relativamente às áreas curriculares disciplinares, têm, na sua maioria, o currículo nacional como referência. Com uma percentagem bastante inferior temos aqueles que consideram o currículo nacional como norma a seguir. Segundo os professores entrevistados, os programas das áreas curriculares disciplinares estão, na sua maioria, organizado por conteúdos/temas. Muito poucos professores dizem que o programa da sua área está organizado por competências. Quanto às finalidades dos programas, os professores consideram que estes deverão servir para desenvolver as capacidades e competências dos seus alunos. Em segundo lugar surgem opiniões segundo as quais os programas devem trabalhar as atitudes, valores e relações interpessoais. E de referir que, apesar de poucos, há professores que acham que o projecto curricular/programa se deverá orientar apenas pelos objectivos específicos da disciplina. Os professores referem a importância de, nas reuniões de Conselho de Turma, fazer o levantamento dos problemas/necessidades da turma, vindo estes expressos nos Projectos Educativo e Curricular de Escola. Privilegiam as planificações em par pedagógico e nos Conselhos de Turma, sendo variável a periodicidade das planificações. Nas reuniões de Conselho de Turma transparecem as relações existentes entre os professores e os alunos, entre professores da turma e entre estes e outros parceiros educativos. Relativamente à prática dos professores, os dados obtidos através das entrevistas não coincidem em vários aspectos com os das reuniões de Conselho de Turma, talvez pelo facto de nas entrevistas as respostas tenderem a aproximar-se do que é educacional e socialmente desejável, enquanto nas reuniões o peso da realidade parece sobrepor-se ao ideal. Os resultados das entrevistas apontam o trabalho de grupo como modalidade de trabalho a defender, dizendo os professores realizar essencialmente trabalho de projecto/trabalho de pesquisa. Através das entrevistas ficámos também a saber que são utilizados fundamentalmente os materiais de desgaste, objectos de precisão e bibliografia básica. No entanto, nas reuniões de Conselho de Turma, os professores queixam-se de que os alunos não levam os materiais necessários para as aulas. No Projecto Educativo de Escola encontra-se expressa a necessidade de resolver o problema do absentismo dos alunos, o que é corroborado nas reuniões de Conselho de Furma onde os professores se queixam dos alunos por estes faltarem muito às aulas. No entanto, nas entrevistas demonstram ter uma opinião diferente. Relativamente ao Projecto Curricular de Turma, os professores consideram que ele se constrói a partir do Projecto Curricular de Escola e a partir da identificação de problemas e sua resolução. Nas reuniões de Conselho de Turma é visível a preocupação com a adequação do currículo ao contexto local e regional. Relativamente à avaliação dos alunos, os professores estão muito divididos sobre as suas funções, bem como relativamente a saber se a avaliação deve contar ou não para a transição de ano. Os critérios de avaliação mais defendidos pelos professores são o empenho, envolvimento, responsabilidade e participação dos alunos. Os professores dizem fomentar a auto-avaliação e avaliar os alunos cm todas as aulas ou semanalmente. Nas reuniões de Conselho de Turma é referida a necessidade da avaliação incidir sobre as actividades e atitudes dos alunos c sobre as suas competências. Não obstante as limitações existentes, considera-se que o facto de se conhecer a forma como os professores em Gestão í lexívcl do Currículo planificam, gerem o currículo e avaliam os alunos poderá ajudar a compreender as dificuldades que os professores experimentam com a mudança para uma forma mais flexível de gerir o currículo, servindo, ao mesmo tempo, de estímulo c incentivo aos professores que se encontram a iniciar um percurso semelhante com a reorganização curricular do Ensino Básico.