Browsing by Author "Andraz, Jorge Miguel"
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- Alumni commitment in higher education institutions: determinants and empirical evidencePublication . Pedro, Ilda Maria H.; Andraz, Jorge MiguelThis paper intends to analyze alumni commitment as a determinant to loyalty, measured by recommendation and participation and to identify its determinants considering satisfaction and image variables. Using data of a public Portuguese higher education institution, the results suggest that the performance and the timetable of support services, as well as the relationship with teachers, are determinants of alumni recommendation, whereas a good opinion of the quality of educational training, the satisfaction with the teachers’ ability, the relationships with them and with the non-academic staff strength the alumni participation in the institution’s activities. Although both satisfaction and image variables are determinant to explain alumni loyalty, their effects on loyalty seem to be unbalanced as the image variables seem to be more determinant in increasing both the probability of recommendation and participation. These results provide relevant information to support communication and advertising strategies and they may be a good help to other Higher Education Institutions.
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut da Beira InteriorPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT da Beira Interior aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 14,5%, correspondendo a um valor actual líquido de 456.443 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómicos é de 22,40%, correspondendo a um valor actual líquido de 2.109.831 mil euros (a preços de 1998).
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em scuts: o caso da scut das Beiras Litoral e AltaPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT da Beira Litoral e Alta aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas.
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut do grande PortoPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelO presente trabalho tem como objectivo a apresentação do projecto de investimento na SCUT do Grande Porto, uma auto-estrada em regime de portagem sem cobrança aos utilizadores, e a sua avaliação financeira e microeconómica numa base ex-ante.
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut do Interior NortePublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT do Interior Norte aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 20,3%, correspondendo a um valor actual líquido de 458.880mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidademicroeconómicos é de 11,49%, correspondendo a um valor actual líquido de 573.182 mil euros (a preços de 1998).
- Análise custo-benefício ex-post dos investimentos em scuts: o caso da scut da Beira InteriorPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT da Beira Interior aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais.
- Análise custo-benefício ex-post dos Investimentos em Scuts: o caso da Scut das Beiras Litoral e AltaPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT das Beiras Litoral e Alta aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 10,4%, correspondendo a um valor actual líquido de 447.460 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómica é de 10,7%, correspondendo a um valor actual líquido de 746.125 mil euros (a preços de 1998). Relativamente aos resultados obtidos com a análise ex-ante, observa-se uma descida de 10,0% no valor actualizado líquido financeiro e uma descida de 1,57 pontos percentuais na correspondente taxa interna de rentabilidade. Ao nível económico, a variação é muito marginal. O valor actualizado líquido apresenta uma redução de 17,8%, a taxa interna de rentabilidade apresenta uma melhoria de 0,62 pontos percentuais e não se regista alteração do rácio benefício-custo.
- Análise custo-benefício ex-post dos investimentos em scuts: o caso da scut do grande PortoPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT do Grande Porto aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais.
- Análise custo-benefício ex-post dos investimentos em scuts: o caso da scut do interior nortePublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT Interior Norte aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais.
- Are the portuguese regions converging to a single steady state?Publication . Andraz, Jorge Miguel; Norte, NéliaThis paper is concerned with examining the economic performance of the Portuguese regions Nuts III. In particular, it seeks to present empirical evidence about the degree of convergence in their economic performance since 1990 when regions became the recipients of the European Community Structural Funds. Panel data regressions are estimated and the results suggest structural differences among regions leading to the existence of different steady state levels of income. Moreover, regions are converging to different steady states at an annual rate of 2.15%. As a corollary, results suggest that national policies, while contributing to improving the country's living standards relative to the European average, might not have been able to achieve the economic cohesion of the country.