Browsing by Author "Castro, S. L."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Cognitive profiles in portuguese children with dyslexiaPublication . Pacheco, Andreia; Araújo, Susana; Faísca, Luís; Castro, S. L.; Petersson, Karl Magnus; Reis, AlexandraIndividuals with reading disorders like dyslexia seem not be a homogeneous group, neither with respect to the underlying causes nor the resulting cognitive profile. Our purpose was to analyze the cognitive profile, using a hierarchical cluster analysis, in an attempt to isolate the main cognitive profiles present in a sample of dyslexic Portuguese children.
- Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápidaPublication . Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Castro, S. L.; Petersson, Karl MagnusA aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e fluentemente. Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico, nomeação rápida, conhecimento letra - s om e vocabulário. Verificámos que apesar de a consciência fonológica ser o preditor mais importante da exactidão e fluência da leitura, o seu peso decresce à medida que a escolaridade aumenta; simultaneamente, dá - se o aumento do contributo de variáveis ass ociadas ao automatismo e reconhecimento lexical. Concluímos que ao longo da aprendizagem se dá uma alteração dinâmica dos processos cognitivos subjacentes à leitura, em que a criança passa de uma leitura assente em processos sub - lexicais para uma leitura r ecorrendo maciçamente ao reconhecimento ortográfico das palavras.