Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida

Utilize este identificador para referenciar este registo.

Orientador(es)

Resumo(s)

A aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e fluentemente. Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico, nomeação rápida, conhecimento letra - s om e vocabulário. Verificámos que apesar de a consciência fonológica ser o preditor mais importante da exactidão e fluência da leitura, o seu peso decresce à medida que a escolaridade aumenta; simultaneamente, dá - se o aumento do contributo de variáveis ass ociadas ao automatismo e reconhecimento lexical. Concluímos que ao longo da aprendizagem se dá uma alteração dinâmica dos processos cognitivos subjacentes à leitura, em que a criança passa de uma leitura assente em processos sub - lexicais para uma leitura r ecorrendo maciçamente ao reconhecimento ortográfico das palavras.

Descrição

Palavras-chave

Leitura Consciência fonológica Nomeação rápida Desenvolvimento

Contexto Educativo

Citação

Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida, Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Associação Portuguesa de Psicologia

Licença CC