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Advisor(s)
Abstract(s)
A aquisição da leitura envolve múltiplas aprendizagens, desde o contacto inicial
com o alfabeto até ao momento em que a criança se torna apta a ler correcta e
fluentemente.
Reportamos aqui os principais resultados de um estudo transversal
com alunos do primeiro ciclo (N = 568) em que avaliámos a relação entre a
exactidão e velocidade da leitura com capacidades de processamento fonológico,
nomeação rápida, conhecimento letra
-
s
om e vocabulário. Verificámos que apesar
de a consciência fonológica ser o preditor mais importante da exactidão e fluência
da leitura, o seu peso decresce à medida que a escolaridade aumenta;
simultaneamente, dá
-
se o aumento do contributo de variáveis ass
ociadas ao
automatismo e reconhecimento lexical. Concluímos que ao longo da aprendizagem
se dá uma alteração dinâmica dos processos cognitivos subjacentes à leitura, em
que a criança passa de uma leitura assente em processos sub
-
lexicais para uma
leitura r
ecorrendo maciçamente ao reconhecimento ortográfico das palavras.
Description
Keywords
Leitura Consciência fonológica Nomeação rápida Desenvolvimento
Citation
Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida, Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Livro de Resumos do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
Publisher
Associação Portuguesa de Psicologia