Browsing by Author "Fonseca, Olga Maria Costa da"
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- O conto maravilhoso e o desenvolvimento de um raciocínio éticoPublication . Fonseca, Olga Maria Costa da; Reis, Isabel Cristina David Cardigos dos; Branco, AntónioO presente trabalho reflecte sobre as questões éticas que o conto maravilhoso tradicional vem suscitar, nas suas sucessivas adaptações para crianças. O ponto de partida consistiu num questionário para professoras e professores 1º Ciclo do Ensino Básico. As respostas confirmaram que o conto maravilhoso é usado, a este nível, para inculcar valores. No decurso das entrevistas realizadas junto de crianças dos 3º e 4º anos, verificámos que as versões mais conhecidas são as de Perrault e dos Grimm ou adaptações destas. Os valores veiculados são, pois, os das culturas dos referidos autores – e, consequentemente, anacrónicos relativamente à sociedade actual. As respostas das crianças evidenciaram, ainda, a interiorização de estereótipos. Atendendo à actual heterogeneidade da população do 1º Ciclo das Escolas de Ensino Básico e às crescentes transformações tecnológicas e sociais – que se repercutem nos valores éticos –, elaborámos uma estratégia de reconto, em sala de aula, com recurso aos diálogos vertical e horizontal. A estratégia, testada em salas de aula, provou ser possível, já a este nível, substituir a mera veiculação de valores (que são, muitas vezes, subjectivos) pela implementação e desenvolvimento de um raciocínio ético.
- Maria Teresa Meireles, Elementos e entes sobrenaturais nos contos e lendas, Lisboa: Vega, 1999, 195 pp.Publication . Fonseca, Olga Maria Costa daNos últimos tempos, a literatura tradicional de transmissão oral tem sido objecto de análise em múltiplas áreas do saber, revelando-se progressivamente fecunda: quanto mais se detém, diversifica e aprofunda o olhar sobre o seu corpus, mais florescem as descobertas, mais se ramificam os caminhos a percorrer. Esta obra de Maria Teresa Meireles, com prefácio de Nuno Júdice, é, a um tempo, mais um desses olhares que perscrutam as memórias, os saberes contidos nos contos e lendas da tradição oral, e um estímulo, um abrir de portas para novas pesquisas. Tendo por base uma dissertação de Mestrado, este estudo, como refere Nuno Júdice, no prefácio, «propõe uma dupla descoberta: do conto popular enquanto espaço literário, isto é, organizado de acordo com uma coerência simbólica que constitui a base do imaginário; e das estruturas mínimas da imaginação, isto é, as linhas ordenadoras de uma gramática desse discurso fabuloso que está na origem dos nossos contos».