Browsing by Author "Silva, Ricardo Manuel Gomes Mira"
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- O apego ao lugar como determinante das intenções comportamentais no turismo: o caso do AlentejoPublication . Silva, Ricardo Manuel Gomes Mira; Correia, AntóniaA crescente competitividade dos destinos turísticos colocou na ordem do dia a fidelização e a retenção turística como um importante factor crítico para o sucesso e sustentabilidade dos mesmos (Chen & Phou, 2013; Prayag & Ryan, 2011). A fidelização dos clientes tornou-se uma variável central das estratégias de desenvolvimento e crescimento dos destinos turísticos. Este estudo analisa a relação turista/destino, atribuindo especial atenção à dimensão emocional dessa relação, através do conceito de apego ao lugar, na região do Alentejo. O enquadramento teórico para o estudo do comportamento do consumidor é suportado na Teoria da Acção Reflectida (Reasoned Action theory) / Teoria do Comportamento Planeado (theory of Planned Behavior) de Fishbein & Ajzen (1975, 1980) e na explicação da atitude através das suas três dimensões (cognitiva, afectiva e conativa). Para o efeito, propomos um modelo em que a componente afectiva (satisfação, confiança, apego e compromisso) desempenham o papel mediador chave entre a componente cognitiva e a componente conativa (intenções comportamentais). O modelo foi empiricamente testado através da aplicação de uma amostra de 814 questionários recolhidos em duas zonas distintas do Alentejo (Évora/interior e litoral). Para a realização do estudo foi aplicado um modelo de equações estruturais (MEE) utilizando o AMOS 21. Os resultados indicam que os factores emocionais (apego ao lugar) constituem o mais relevante preditor das intenções comportamentais (recomendação e revisita). Por outro lado, a imagem do destino e a confiança revelaram-se importantes antecedentes das relações de apego. As implicações teóricas e de gestão foram discutidas mostrando que as relações emocionais entre os turistas e os destinos desempenham um relevante papel nas intenções comportamentais e que a confiança constitui o principal preditor das relações de apego entre o turista e o destino. Estes resultados empíricos sugerem que o reforço das principais dimensões da componente afectiva (satisfação, confiança e o apego) desempenha um relevante papel no comportamento futuro dos turistas.
- A autenticidade como determinante da fidelização: o caso do litoral alentejanoPublication . Silva, Ricardo Manuel Gomes Mira; Correia, AntóniaEste estudo analisa a relevância do conceito de autenticidade, do ponto de vista da gestão, num destino turístico de tipo “sol e praia”, onde a autenticidade constitui a sua principal vantagem comparativa. Para o efeito, propomos um modelo em que a autenticidade constitui o mediador chave entre as motivações culturais e a satisfação, as intenções comportamentais e a fidelização. O modelo foi empiricamente testado através da aplicação de uma amostra de 245 questionários recolhidos na área geográfica correspondente à NUT III – Alentejo Litoral. O Alentejo é a região mais tradicional de Portugal, onde o oceano contrasta com a calma e a beleza da paisagem rural que dita a forma como as pessoas vivem e recebem os visitantes. Para a realização do estudo foi aplicado um modelo de equações estruturais (MEE) utilizando o SmartPLS 2.0 M3. Os resultados indicam que as motivações culturais constituem um importante antecedente da autenticidade baseada nos atributos e da autenticidade existencial, as quais exercem, por sua vez, uma significativa influência na satisfação. Este último constructo revela também uma grande influência directa e indirecta (via intenções comportamentais) na fidelização. As implicações teóricas e de gestão foram discutidas mostrando que a preservação e valorização dos traços de autenticidade da região podem contribuir para reforçar a satisfação dos turistas e a competitividade do destino.