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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A crescente competitividade dos destinos turísticos colocou na ordem do dia a
fidelização e a retenção turística como um importante factor crítico para o sucesso e
sustentabilidade dos mesmos (Chen & Phou, 2013; Prayag & Ryan, 2011). A
fidelização dos clientes tornou-se uma variável central das estratégias de
desenvolvimento e crescimento dos destinos turísticos. Este estudo analisa a relação
turista/destino, atribuindo especial atenção à dimensão emocional dessa relação, através
do conceito de apego ao lugar, na região do Alentejo. O enquadramento teórico para o
estudo do comportamento do consumidor é suportado na Teoria da Acção Reflectida
(Reasoned Action theory) / Teoria do Comportamento Planeado (theory of Planned
Behavior) de Fishbein & Ajzen (1975, 1980) e na explicação da atitude através das suas
três dimensões (cognitiva, afectiva e conativa). Para o efeito, propomos um modelo em
que a componente afectiva (satisfação, confiança, apego e compromisso) desempenham
o papel mediador chave entre a componente cognitiva e a componente conativa
(intenções comportamentais). O modelo foi empiricamente testado através da aplicação
de uma amostra de 814 questionários recolhidos em duas zonas distintas do Alentejo
(Évora/interior e litoral).
Para a realização do estudo foi aplicado um modelo de equações estruturais (MEE)
utilizando o AMOS 21. Os resultados indicam que os factores emocionais (apego ao
lugar) constituem o mais relevante preditor das intenções comportamentais
(recomendação e revisita). Por outro lado, a imagem do destino e a confiança
revelaram-se importantes antecedentes das relações de apego.
As implicações teóricas e de gestão foram discutidas mostrando que as relações
emocionais entre os turistas e os destinos desempenham um relevante papel nas
intenções comportamentais e que a confiança constitui o principal preditor das relações
de apego entre o turista e o destino. Estes resultados empíricos sugerem que o reforço
das principais dimensões da componente afectiva (satisfação, confiança e o apego)
desempenha um relevante papel no comportamento futuro dos turistas.
Description
Tese de doutoramento, Turismo, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Turismo Destinos turísticos Fidelização Confiança Satisfação Comportamento do consumidor Equações estruturais