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O apego ao lugar como determinante das intenções comportamentais no turismo: o caso do Alentejo

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Abstract(s)

A crescente competitividade dos destinos turísticos colocou na ordem do dia a fidelização e a retenção turística como um importante factor crítico para o sucesso e sustentabilidade dos mesmos (Chen & Phou, 2013; Prayag & Ryan, 2011). A fidelização dos clientes tornou-se uma variável central das estratégias de desenvolvimento e crescimento dos destinos turísticos. Este estudo analisa a relação turista/destino, atribuindo especial atenção à dimensão emocional dessa relação, através do conceito de apego ao lugar, na região do Alentejo. O enquadramento teórico para o estudo do comportamento do consumidor é suportado na Teoria da Acção Reflectida (Reasoned Action theory) / Teoria do Comportamento Planeado (theory of Planned Behavior) de Fishbein & Ajzen (1975, 1980) e na explicação da atitude através das suas três dimensões (cognitiva, afectiva e conativa). Para o efeito, propomos um modelo em que a componente afectiva (satisfação, confiança, apego e compromisso) desempenham o papel mediador chave entre a componente cognitiva e a componente conativa (intenções comportamentais). O modelo foi empiricamente testado através da aplicação de uma amostra de 814 questionários recolhidos em duas zonas distintas do Alentejo (Évora/interior e litoral). Para a realização do estudo foi aplicado um modelo de equações estruturais (MEE) utilizando o AMOS 21. Os resultados indicam que os factores emocionais (apego ao lugar) constituem o mais relevante preditor das intenções comportamentais (recomendação e revisita). Por outro lado, a imagem do destino e a confiança revelaram-se importantes antecedentes das relações de apego. As implicações teóricas e de gestão foram discutidas mostrando que as relações emocionais entre os turistas e os destinos desempenham um relevante papel nas intenções comportamentais e que a confiança constitui o principal preditor das relações de apego entre o turista e o destino. Estes resultados empíricos sugerem que o reforço das principais dimensões da componente afectiva (satisfação, confiança e o apego) desempenha um relevante papel no comportamento futuro dos turistas.

Description

Tese de doutoramento, Turismo, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2015

Keywords

Turismo Destinos turísticos Fidelização Confiança Satisfação Comportamento do consumidor Equações estruturais

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