Browsing by Author "Tavares, Mirian"
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- A história encenada: o processo do rei, de João Mario Grilo, a imagem melancólica de um paísPublication . Tavares, MirianThis text analyses Joao Mario Grilo's film: O Processo do Rei (The King's Trial) (1989). Based on the trial of Afonso VI, the director was able to remain faithful to the seventeenth century historical setting, but at the same time give it a contemporary feel, while exploring eternal and recurrent aspects of the story itself. Cinema, in this film, works as a stage where the story reveals the scenography that history books habitually conceal. In order to thoroughly examine the issues raised by this text, the article discusses the relationship between cinema and theatre starting with the concept of mise en scene. What joins and separates these two artistic forms? How has cinema built its own mise en scene throughout its history while resorting mostly to editing?
- Âmago: creative process of a Macanese video artPublication . Costa, Susana; Tavares, Mirian; Mendes Da Silva, BrunoIn this article, we proceed from identifying inspirations and triggers in the creation process and the intention of the artistic object Amago. According to Salles [1], we understand that the existence of a purpose, even if of a general and vague character, is the first guide of unlimited freedom for creation. In this sense, we seek to represent biographical moments and narratives summoned in diegetic space and audiovisual language through visual metaphors and metonymy. The diachronic signification of experiences and inspirations is built through aesthetic options, such as slow motion, warm colors, parallel sound, and the option for semi-subaquatic images.
- O cadáver esquisito: do onírico à interatividade fílmicaPublication . Mendes Da Silva, Bruno; Tavares, MirianO cinema, conforme o realizador Andrei Trakovski, é a “arte de esculpir o tempo.” Várias são as reflexões, e teorizações, que estudam a questão do tempo no cinema, ou melhor, do tempo do cinema, este disposi"vo que possui uma temporalidade própria, mas que busca simular, a maior parte das vezes, o tempo extradiegé"co – aquele que decorre fora do ecrã. De um modo geral, e seguindo as regras básicas da gramá"ca do cinema, estudadas e difundidas desde que o relato cinematográfico foi criado por realizadores como D. W. Griffith, os filmes, através da montagem, movemse num ritmo similar ao da realidade, seguindo um fio cronológico cuja ação se desenrola, na maior parte das vezes, de modo linear, e reproduz os princípios da poé"ca aristotélica no que diz respeito aos elementos cons"tu"vos da tragédia.
- Cadavre Exquis ExpandadedPublication . Mendes Da Silva, Bruno; Tavares, MirianThe question of time and its relation to cinema is the common thread in this paper. Through research based on experimental practice, this paper explores, firstly, the psychosomatic processes that may give the viewer different perceptions of time. Secondly, it will provide the viewer with the possibility of intervening in the film narrative in a disruptive way, offering the viewer the potentialities of the surrealist game Cadavre Exquis, regarding the possibility of subverting the filmic discourse; finally, the paper describes an interatvive film installation named Cadvre Exquis Expanded.
- Cadavre Exquis: motion-controlled interactive filmPublication . Mendes Da Silva, Bruno; Araújo, António Bandeira; Tavares, Mirian; Costa, SusanaThis interactive film, a variation on the surrealist game Cadavre Exquis, seeks the possibility of subverting the filmic discourse by exploring psychosomatic processes that may give the viewer different perceptions of cinematic time, by providing the possibility of intervening into the narrative in a disruptive way.
- Os caminhos que se bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuroPublication . Tavares, Mirian; Silva, Bruno; Reia-Baptista, VítorEste projeto de pós-doutoramento pretende continuar, numa perspectiva de investigação aplicada, a tese de doutoramento, eminentemente teórica, “Eterno Presente, o tempo na contemporaneidade” (2008), que deu origem ao livro “A Máquina Encravada, a questão do tempo nas relações entre Cinema, Banda Desenhada e Contemporaneidade” (2010). Foram desenvolvidas experiências no âmbito do cinema interativo integradas na plataforma online do projeto oscaminhosquesebifurcam.com. A plataforma propõe reunir filmes experimentais interativos de distintas origens, géneros e tipologias que procurem desenvolver novas relações entre o espetador que intervém e a narrativa.
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordamosdiscussõesrelativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo nocinema interativo. Neste sentido, tendocomoponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).Na segunda parte do artigo,pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendocomo pano de fundo a questãodo tempo.
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) –primeira partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordaremos discussões relativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo no cinema interativo. Neste sentido, tendocomo ponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Na segunda parte do artigo pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendo como pano de fundo a questão do tempo.
- Creative tourism special issue: forewordPublication . Marques, João Filipe; Gonçalves, Alexandra; Cabeça, Sónia Moreira; Tavares, MirianThis Tourism and Management Studies Special Issue on Creative Tourism is born under the scope of a very original project: the CREATOUR - Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas. The CREATOUR project is the first action-research project in Portugal whose objectives are to study and to stimulate the creative tourism initiatives in small places and rural areas. CREATOUR is an incubator/demonstration and multidisciplinary research initiative, supporting collaborative research processes involving five Portuguese research centres working with a range of cultural/creative organisations and other stakeholders located in small cities across Portugal in the Norte, Centro, Alentejo and Algarve regions.
- De "Guiné dita portuguesa" à República da Guiné-Bissau: cinema e história nas representações cinematográficas no filme Mortu nega (1988) de Flora GomesPublication . Oliveira, Jusciele; Tavares, MirianAs relações entre Portugal e o território que corresponde à atual Guiné- Bissau datam do século XV. Com a chegada de Diogo Gomes na costa africana, as relações territoriais, políticas e culturais se intensificaram. Entre 1884-1885, após a Conferência de Berlim, foram delimitadas as fronteiras físicas do continente Africano. Em janeiro de 1963, deflagrou-se a luta da Guiné pela independência contra o colonialismo português, que só será reconhecida oficialmente por Portugal depois do 25 de abril de 1974. Nesse sentido, a história de Portugal e da Guiné-Bissau se cruzam, razão pela qual faz-se nesse texto um levantamento sobre as relações entre cinema e história, por meio das questões presentes no filme Mortu nega (ficção/1988) do cineasta Bissau-guineense Flora Gomes.
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