ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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- Música tradicional no Algarve: abordagem e análise comparativaPublication . Raimundo, Helder Faustino; Vieira, DanielA partir da experiência acumulada ao longo de uma dezena de anos, na recolha de lições de música tradicional em vários concelhos do Algarve, reflecte-se a sua importância no contexto da etnomusicologia e do folclore do país.
- O impacto do romanceiro do Algarve no contexto português e peninsularPublication . Raimundo, Helder FaustinoTendo como base o Projecto de Recolha de Literatura Oral Tradicional no Algarve, em particular o registo de espécimes do romanceiro tradicional, salienta-se a presença na nossa região de antigas e valiosas versões ditas e cantadas, apresentando-se alguns exemplos/tipo.
- A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Veia, LucianoA comunicação aborda o caso dum professor do 1.º ciclo do ensino básico (Francisco) inserido numa investigação mais ampla em que se pretendeu estudar as concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemática. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza interpretativa e abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso. Francisco apresenta algumas preocupações de carácter metodológico relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática defendendo a importância do papel do professor em assegurar o acompanhamento do trabalho dos alunos de forma a compreender o problema. As situações propostas pelo Francisco na sala de aula assumem características problemáticas embora revele sentir algumas dificuldades na sua exploração. Para o Francisco, raciocínio e técnicas, estão a par, não privilegia mais uma do que outra. Reconhece que não tem insistido para que os seus alunos falem e escrevam sobre Matemática embora se preocupe em desenvolver uma boa comunicação na sala de aula.
- As terminações nasais nas actas das vereações de Loulé (séc. XIV-XV)Publication . Cardeira, Esperança; Fernandes, Maria AliceA questão da convergência das terminações -am e -om em -ão tem sido longamente discutida.
- Os educadores comunitários, a globalização e a felicidade. Afinal o que temos a ver com isto?Publication . Raimundo, Helder FaustinoA partir de diversos projectos e experiências de educação comunitária, desenvolvidos em meio rural, piscatório ou urbano, no contexto das dinâmicas do Algarve, reflecte-se sobre as funções e os valores dos educadores comunitários.
- O experimentalismo na produção de documentos animadosPublication . Graça, Marina Estela; Dougherty, Peter; Griffiths, Keith; Kitson, Clare; Graça, Marina EstelaPublicação bilingue, em português e em inglês, do II Simpósio Arte e Animação, organizado pela Casa da Animação, Porto, 30 abril/1 maio 2004, com textos e entrevistas dos intervenientes convidados: Keith Griffiths (Illuminations Television); Peter Dougherty (MTV Europe); Clare Kitson (Channel Four). Bilingual edition, in Portuguese and English, on the occasion of the II Symposium on Art and Animation, organized by Casa da Animação, Porto, April 30 / May 1, 2004, with texts and interviews of invited keynote speakers: Keith Griffiths (Illuminations Television); Peter Dougherty (MTV Europe); Clare Kitson (Channel Four).
- A modernização do Hospital do Espírito Santo de Tavira, no século XIXPublication . Anica, AuríziaNo século XIX, assiste-se à emergência de uma função hospitalar intimamente relacionada com a revolução do saber médico e científico, com a adoção de novas práticas profissionais e com a instituição de novos mecanismos de controlo, tendo-se restruturado neste processo as relações entre os médicos, os doentes e os hospitais. O hospital procura deixar de ser o lugar para acolhimento de famintos, moribundos e incuráveis, para se transformar num espaço de produção da saúde e, até, em alguns casos, num espaço privilegiado de construção do conhecimento científico.
- Entre o olhar e o gesto, elementos para uma poética da imagem animadaPublication . Graça, Marina EstelaO que é a animação? O que é o cinema? Qual é a relação entre ambos? Este livro busca responder a essas perguntas e ao mesmo tempo construir uma estrutura concetual para a interpretação do filme animado.
- Cinematic motion by handPublication . Graça, Marina EstelaThe general goal of my research is to find out what is questioned whenever an animated film is made by an author who chooses to have maximum control over the device automatisms. I am trying to understand in what ways that specific kind of film relates with Cinema and the History of Art as a whole and, more specifically, how its filmic discourse is built within cinematic codes, workings and machinery. This paper, in particular, aims to establish that each time an author makes a film by suspending both automatic ‘motion’ and image recording functions—that which is often known as “cameraless” film—a process is initiated that simultaneously questions not only Cinema, within both expression and technology, but also the ontological position this same technology occupies in current media.
- Creative animation methodologies with children: state of the researchPublication . Graça, Marina EstelaThere is an urgent need to introduce audiovisual languages and technologies into the classroom and to do so by means of practices that stimulate creativity and which are rooted in methodological, scientific and communicational rigour. It is necessary that children learn to describe and structure what they observe using correct, efficient and motivating methods, and to use that knowledge as the foundation of their capacity to imagine and create. The author of this article is convinced that the use of learning projects employing animation techniques and production methods lays the foundations for such development of creativity, communication and cognitive competences.