ESE3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)
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Livro científico ou capítulo de livro científico ou obra que resulte de investigação
a) livro científico, com arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, com relatório avaliadob) capítulo de livro científico, com arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, com relatório avaliado
c) livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição com carácter individual e com comissariado ou direcção de trabalho performativo, sem relatório avaliado
d) capítulo de livro científico, sem arbitragem científica, ou exposição em evento colectivo com comissariado ou participação em trabalho performativo, sem relatório avaliado
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- O 5º retiro doutoral em média-arte digitalPublication . Marcos, Adérito Fernandes; Tavares, Mirian; Silva, Bruno Mendes da5º Retiro Doutoral dos estudantes, professores e amigos do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) acontece em Faro, onde está localizada a sede da Universidade do Algarve, uma das promotoras do programa doutoral. Retiro, derivado do Latim - retirare, “puxar, tirar”, formado por re-, “para trás”, mais tirare, “puxar” assume muitos sentidos na língua portuguesa. O mais corrente, associado a contextos religiosos, define retiro como um período de afastamento da vida ativa, consagrado à meditação religiosa, ao recolhimento e à oração. Retiro significa ainda refúgio, remanso, solidão. É um movimento, como indica a origem latina da palavra, de tirar algo, ou alguém, de determinado sítio. Ora, retirar-se pode ser também um movimento interno, fechar-se dentro de si para fugir aos barulhos do quotidiano em busca, eventualmente, de alguma paz.
- A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem?Publication . Horta, Maria HelenaEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado. Preocupados com este processo e dada a nossa acção no campo da formação dos educadores de infância, desenvolvemos um estudo de natureza essencialmente qualitativa, que se constituiu como a nossa dissertação de mestrado, em que procurámos identificar e compreender as representações das vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Foi igualmente nosso objectivo identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como os benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita no que às crianças deste nível etário diz respeito, e, ainda, compreender se a sua posição relativamente à importância que atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações Curriculares. Em síntese, o estudo, que nesta comunicação apresentaremos alguns dos aspectos mais significativos, permitiu-nos constatar que, nas práticas das educadoras, se encontra ainda muito enraizada a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que as mesmas consideram o desenvolvimento deste domínio como uma competência a ser desenvolvida (essencialmente) no 1.º ciclo do Ensino Básico.
- Abrindo caminhos para uma educação transformadora - Ensaios em educação socialPublication . Barros, Rosanna; Choti, DeiseDescobrir um espaço nos processos educacionais do ensinar e aprender, aprender e ensinar que valorize a importância do vinculo com o (a) aluno (a) e consequentemente, do aspecto afetivo, faz do(a) educador(a) um ser transformador na sua essência e no seu vivenciar da prática. Este(a) educador(a), enquanto profissional atento(a) ao seu contexto é ainda, um(a) construtor (a) da história que, com seus(suas) alunos (as), fio a fio vão tecendo uma ampla rede de informações, partilhas que irão gerar o conhecimento de todos estes atores; sendo assim, a ação deste(a) professor(a), não poderá em um momento algum ser entendido e praticada como um "fazer neutro", uma vez que vista à construção complexa de conhecimentos que possibilitará o processo ensino/aprendizagem em que educador(a) e educando(a) tornam-se aprendizes e ensinantes garantindo, desta forma, um diferencial de crescimento mútuo e desejado durante todo o processo pedagógico.
- Access is not enough: perspectives of mature students? and professors of the Universities of Aveiro and AlgarvePublication . Monteiro, Rute; Quintas, Helena; Gonçalves, Teresa; Ribeiro, Carlos Miguel; Fragoso, AntónioThe introduction of Law 64/2006 allowed creating alternative forms of access to Higher Education (HE), leading to a significant increase of mature students at Higher Education Institutions (HEI). From the academic year of 2006/07 on, Portuguese HEI implemented an alternative access to students with 23 years old or more. These mature students could apply even without completing their secondary studies. After a written test that includes a general and a specific scientific component (done and evaluated by the university staff), the professional experience and training of the students are assessed, and an individual interview is conducted. In Portugal more than 86.000 mature students were approved since the year of 2006 by the HEI; despite the fact that a lesser number of students are effectively enrolled in HE (GPEARI/MEC, 2011). It seems a fact that access was made easier to students that traditionally were not at the university. But easier access means little if nothing is done to tackle the traditional problems of drop-out and retention that are commonly associated to non-traditional students in HE. It is time, therefore, to go beyond access and get a deeper understanding on the main obstacles mature students face while in HE, or how they perceive the factors that influence both the learning and the teaching processes. This will allow us to produce some recommendations to improve mature students’ academic success.
- Accessing prospective early years’ teachers’ knowledge on fractions in order to design tasks for developing teachers’ MKTPublication . Ribeiro, Carlos Miguel; Jakobsen, Arne; Caseiro, AnaFractions is perhaps one of the most complex and difficult topics pupils explore in the early years of schooling. Difficulties in learning this topic may have its genesis in the fact that fractions comprise a multifaceted construct (Kieren, 1995) or can be conceived as being grounded in the instructional approaches employed to teach fractions (Behr, Harel, Post & Lesh, 1993). Thus, students’ limited understanding might be related to how their teachers understand and interpret fractions — it’s thus related with teachers’ knowledge and practice. Although there is a generalized agreement on teachers’ role on/for students learning, most research on fractions focus on students, leaving aside teachers’ role (and their knowledge on the topic). Thus, teachers’ training has in certain respects been left behind. We still know little about how teachers’ knowledge on fractions influences students’ broader view of mathematics, and its connection and evolution within and along schooling. Aimed at conceptualize ways of improving teachers’ knowledge, training and practices, it’s of fundamental importance to access the areas of knowledge (here conceived as mathematical knowledge for teaching (MKT) (Ball, Thames & Phelps, 2008) in which (prospective) teachers are more deficitaries.
- Ageing well, a matter of attitude: the importance of learning among the elderlyPublication . Luísa, Cláudia; Martins, Fernanda; Paúl, ConstançaAgeing is a process that arrives slowly for every one. Its a continuous natural process of life, occurs at several levels and varies from a person to another. Nobody gets old in the same way and at the same rhythm. This means that the ageing expiriences are not the same for everyone.
- Algumas notas sobre o cinema português depois do 25 de Abril de 1974Publication . Reia-Baptista, Vítor; Moeda, JoséO projecto de investigação "Principais tendências no cinema português contemporâneo", cujo livro agora se edita, iniciou-se em Abril de 2009 e foi concluído em Novembro de 2011, tendo sido parcialmente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia a partir de Janeiro de 2010, e apoiado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve e da Escola Superior de Teatro e Cinema, em cujo âmbito se desenvolveu.
- Análise do discurso em animaçãoPublication . Graça, Marina EstelaEste artigo pretende dar conta do desenvolvimento de um trabalho de investigação que tem como objetivo a construção de um quadro concetual fundamental e sistemático, a fim de permitir a análise do discurso em animação, compreendidas todas as suas formas, todas as linguagens e modos que dele fazem parte, considerados os contextos nos quais aquele se concretiza.
- Animais versus plantas e estudo do meioPublication . Monteiro, Rute; Luís, Mónica; Rodríguez-Miranda, Francisco P.Neste estudo analisaram-se duas séries de manuais escolares de duas editoras (oito manuais) de forma a conhecer como são apresentados os temas Animais e Plantas. Com a sua análise qualitativa e quantitativa, pretendeu-se conhecer que conteúdos são mais valorizados nos livros escolares, que exemplos são apresentados e a relevância de imagens, relativos a animais e plantas. Relativamente aos conteúdos analisados verificou-se uma ligeira valorização dos animais sobre as plantas em ambas as editoras. De entre as categorias definidas distinguem-se com maior domínio a Classificação, a Nutrição e as Utilidades, sendo que cada uma das editoras valoriza de modo diferente os dois temas. Também o número de imagens é bastante assimétrico entre as editoras já que na editora A o número de imagens de plantas e animais é semelhante e a editora B apresenta aproximadamente o dobro de imagens de plantas relativamente aos animais. O número de exemplos apresentados sobre as plantas também supera os exemplos sobre os animais.
- Aplicación de la música en actividades sociales de ocio en asociaciones para mayores de la región del AlgarvePublication . González, Estefanía Cestino; Sousa, Carolina de; Correia, Raquel; Anica, AuríziaThis study analyses the presence of music in social activities of leisure and entertainment programs organized by associations for the elderly in the Algarve region that have participated in this study in a disinterested way, during the months of June and July 2019. A qualitative methodology is used andit is based in an interview that we carry out with directors, with workers who use music in their classes and / or sessions, and, also, with the elderly people who use these recreational activities. All of them have participated voluntarily showing great interest in the initiative of this study. Among the results it can be seen that the activities with music have a very good acceptance in the programming of activities in all the associations and are highly valued by the entire community.