Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais: O caso de Rui

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

As competições, a par de outras atividades matemáticas desafiadoras que se realizam para além da sala de aula, têm vindo a merecer atenção recente por parte da investigação em educação matemática. As competições de caráter inclusivo, como é o caso dos Campeonatos de Matemática Sub 12 e Sub 14, são atualmente encaradas como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo elegemos como foco de investigação a relação entre a participação de um aluno com necessidades especiais nestas competições e o seu percurso de aprendizagem e de transformação. Analisando o caso de Rui, com base em dados qualitativos recolhidos ao longo de quatro anos, descrevemos a sua evolução na resolução de problemas, no uso do computador e na sua autoconfiança, face às dificuldades e ao sucesso que experimentou enquanto concorrente.

Description

Keywords

Competições matemáticas inclusivas Resolução de problemas Tecnologias Necessidades educativas especiais

Citation

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

APM & Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

Collections