Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O contributo da participação numa competição matemática para a aprendizagem de um aluno com necessidades especiais: O caso de Rui

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

As competições, a par de outras atividades matemáticas desafiadoras que se realizam para além da sala de aula, têm vindo a merecer atenção recente por parte da investigação em educação matemática. As competições de caráter inclusivo, como é o caso dos Campeonatos de Matemática Sub 12 e Sub 14, são atualmente encaradas como oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo elegemos como foco de investigação a relação entre a participação de um aluno com necessidades especiais nestas competições e o seu percurso de aprendizagem e de transformação. Analisando o caso de Rui, com base em dados qualitativos recolhidos ao longo de quatro anos, descrevemos a sua evolução na resolução de problemas, no uso do computador e na sua autoconfiança, face às dificuldades e ao sucesso que experimentou enquanto concorrente.

Description

Keywords

Competições matemáticas inclusivas Resolução de problemas Tecnologias Necessidades educativas especiais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

APM & Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

Collections

CC License