Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-14"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Sistemas informáticos em saúde para a qualidade dos cuidados de enfermagem, revisão sistemáticaPublication . Tareco, Eugénia Suzana Ramos; Fernandes, Silvia Brito; Guerreiro, JoelCom a globalização, a introdução das novas tecnologias de informação nas diversas áreas da atividade humana estão a criar repercussões ao nível económico, social e organizacional. As organizações de saúde têm que acompanhar e adaptar-se aos novos padrões de exigência da sociedade para responder aos atuais desafios. Os sistemas de informação em saúde (SIS) têm como principal objetivo promover a continuidade dos cuidados em saúde. Os principais objetivos deste trabalho são: identificar as vantagens e desvantagens dos sistemas informáticos em enfermagem na qualidade dos cuidados de enfermagem e avaliar se os sistemas informáticos em enfermagem contribuem como indicador de qualidade dos cuidados. Trata-se de um estudo de revisão sistemática, dos estudos científicos publicados no período entre 2009 a 2013. A pesquisa de artigos foi efetuada na plataforma de pesquisa EBSCO, envolvendo as bases de dados CINHAL plus with full texto, MEDLINE with full texto e na base de dados SCIELO. Foram procurados artigos científicos publicados com resumo e texto integral, no período compreendido entre 2009 e 2013, disponibilizados nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Utilizou-se o operador “And” para conjugar os diferentes descritores em igual forma nas diferentes bases de dados. As expressões utilizadas foram sistemas informáticos em saúde and sistemas informáticos em enfermagem and qualidade dos cuidados de enfermagem and indicadores de qualidade dos cuidados. Foram selecionados 18 artigos sendo analisados em duas categorias: “sistemas de informação em enfermagem para a qualidade dos cuidados enfermagem” e “sistemas informáticos em enfermagem como indicador de qualidade dos cuidados”. A maioria dos artigos analisados referem que os Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE) são considerados uma ferramenta de trabalho com utilidade para o desempenho profissional do enfermeiro. Os SIE disponibilizam de forma rápida, fácil e segura as informações, diminuem o tempo dispendido nos registos, promovem a continuidade dos cuidados. A implementação dos SIE nas instituições de saúde deve ser efetuada de forma progressiva e com o envolvimento dos profissionais de enfermagem. Os fatores que podem condicionar a implementação dos SIE numa instituição podem estar relacionados com a pouca familiaridade dos enfermeiros com as tecnologias de informação, com a falta de formação em sistemas informáticos e com a não participação dos enfermeiros no desenvolvimento dos sistemas informáticos.
- Papéis de género, homofobia internalizada e autoestima sexual numa amostra de lésbicas e gaysPublication . Gregório, David Miguel Teresa; Giger, Jean-ChristopheEste trabalho tem como objetivo principal averiguar as associações entre a crença nos papéis de género tradicionais, a homofobia internalizada, a autoestima sexual e a autoestima geral. Procuramos ainda averiguar se estas variáveis são influenciadas pela orientação sexual, o coming out e o fato do individuo ter, ou não, parceiro. A amostra foi compreendida por 153 participantes LG, tendo estes procedido ao preenchimento de um questionário em modalidade online composto por várias escalas destinadas a avaliar as diferentes variáveis em estudo. As escalas utilizadas foram: Escala de Avaliação da Homofobia Internalizada; Escala de Autoestima Geral de Rosenberg; a Escala de Autoestima Sexual; e a Escala de Avaliação da Crença nos Papéis de Género; em conjunto com um questionário de dados sociodemográfico. Os resultados obtidos mostram que a homofobia internalizada apresenta ser um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento de uma baixa autoestima sexual e global. Concluímos também que, no caso das mulheres, é a dimensão perceção externa da homofobia internalizada que mais impacto tem sobre a autoestima sexual e global. Foi ainda possível concluir que, apesar de não ser um fator determinante no desenvolvimento de uma baixa autoestima sexual e global, a crença nos papéis de género mais tradicionais encontra-se correlacionada parcialmente com uma menor autoestima sexual no subgrupo dos homens, além de ser um fator importante na dimensão perceção interna da homofobia internalizada neste mesmo subgrupo. Observámos ainda que ter um parceiro constitui um fator de proteção em relação a uma baixa autoestima sexual.
- A global assessment of the effectiveness of different protection levels in marine protected areas of tropical waters, following a new categorizationPublication . Fragkopoulou, Eliza; Erzini, Karim; Costa, Barbara Horta eMarine Protected Areas (MPAs) are a common tool for conserving and managing marine and coastal ecosystems. MPAs encompass a range of protection levels, from fully protected areas (FPAs) to partially protected areas (PPAs), with restriction of particular activities, gear types or user groups. There is a growing body of scientific evidence supporting the ecological benefits of FPAs, but it is very difficult to generalize about the effects of partial protection, due to their high variability. However, it is critical to determine whether PPAs and FPAs provide similar ecological benefits, since the establishment of FPAs is in some situations a less popular strategy, due to the loss of fishing grounds and local sociopolitical antagonism. For the purpose of conducting a meta-analysis, we synthesized peer-reviewed studies comparing biological measures (biomass and density) of commercially targeted fish species in PPAs relative to FPAs and open access areas (OAs) across the tropical seas, resulting in a database of 33 PPAs. A new categorization scheme was used to group the different types of PPAs according to the extractive activities permitted within their boundaries, into three categories: highly regulated PPAs, moderately regulated PPAs, and weakly and very weakly regulated PPAs. The response to protection was examined in relation to PPA category, age and size. The present synthesis indicates that, overall, tropical PPAs generate greater biological responses in the biomass of targeted fish compared to OAs and demonstrate no significant differences when compared to FPAs. Grouping the PPAs according to uses allowed revealed that areas with highly regulated extraction exhibit greater biomass of targeted fish relative to areas with weakly regulated categories. The density of the targeted fish species did not demonstrate a response to the different protection regimes as strong as the biomass did. Although there was a high degree of variability in the magnitude of responses to protection, the age and size of the PPAs explained some of this variability. Overall, PPAs with limited and well regulated extraction activities may confer benefits and be a valuable conservation management option, especially, in areas where FPAs are not a viable option or in multi-zoning MPAs.
- Rastreabilidade de azeites virgens provenientes das cultivares cordovil de Serpa e galega vulgar na região do AlentejoPublication . Baer, Isabel Maria Pereira Caldas; Carvalho, Isabel Saraiva deO aumento da procura de azeites virgem extra de elevada qualidade levou ao surgimento no mercado de produtos com características específicas, com origem em determinadas regiões ou que incluem na sua composição azeitonas de uma ou várias cultivares. Além disso o recente Regulamento de Execução (EU) nº 29/2012 da Comissão, relativo às normas de comercialização do azeite, afirma a necessidade de estabelecer, a nível da União Europeia, um regime obrigatório de designação de origem, limitado ao azeite virgem extra e azeite virgem, que obedeça a condições precisas. O principal objetivo deste trabalho, dividido em dois ensaios, é contribuir para a rastreabilidade dos azeites virgens provenientes de cultivares tradicionais do Alentejo, analisando a influência da cultivar, da maturação, da região e do modo de produção nas características finais dos azeites obtidos. Conseguiu-se separar os azeites extraídos da cultivar Galega vulgar de outras cultivares e por região de proveniência com base no perfil de ácidos gordos, confirmando-se ser a origem geográfica o fator com mais peso na diferenciação da composição em ácidos gordos de um azeite. Em relação ao modo de produção, verificou-se que este fator tem poder discriminativo em azeites elementares provenientes da mesma cultivar e região. O azeite biológico proveniente da cultivar Cordovil de Serpa apresentou um índice global de qualidade inferior ao azeite convencional mas um teor de compostos fenólicos superior. Verificou-se haver uma relação entre a composição mineral do solo e a composição mineral e química dos azeites virgens.
- Helicobacter pylori: perspetivas do uso de compostos naturais no seu combatePublication . Martins, Rita Isabel Gamita; Faleiro, Leonor; Miguel, Maria GraçaHelicobacter pylori é uma bactéria gram-negativa que coloniza o estômago humano. Esta colonização é facilitada pela enzima urease, e pelos flagelos bacterianos. A bactéria H. pylori, principalmente as estirpes que possuem o gene cagA, estão associadas positivamente ao cancro gástrico, sendo considerada um agente carcinogéneo do grupo I. É possível que a bactéria H. pylori tenha também um papel etiológico no desenvolvimento de doenças externas ao sistema digestivo, como por exemplo a trombocitopenia purpura e a psoríase. Estima-se que metade da população mundial esteja infetada por esta bactéria que é adquirida maioritariamente na infância. O tratamento da infeção por H. pylori mais utilizado consiste na administração de claritromicina, metronidazol/amoxicicilina e um inibidor da bomba de protões. Contudo, tem surgido problemas no decorrer deste tipo de tratamento, uma vez que têm surgido resistências à claritromicina e metronidazol e, também devido aos efeitos adversos resultantes da utilização desta terapêutica. Assim, surge a necessidade de encontrar novas formas de tratamento. Vários extratos de plantas, óleos essenciais e outros produtos de origem natural têm vindo a ser testados contra a infeção por H. pylori. Dos compostos apresentados, os probióticos e a lactoferrina são os que apresentam os resultados mais promissores. Nos compostos provenientes de plantas há ainda um longo caminho a percorrer, até que seja aconselhada a sua utilização. Por fim, é possível concluir que os estudos in vivo e in vitro são ainda insuficientes, bem como os ensaios clínicos, para averiguar a eficácia e segurança dos compostos naturais no tratamento da infeção por H. pylori. Sendo que estes, caso sejam utilizados para este fim, na sua generalidade, demonstraram funções de coadjuvantes da terapêutica antimicrobiana, uma vez que a maior parte não inibe totalmente o desenvolvimento da bactéria H. pylori.
- Contamination of farmed gilthead sea bream (Sparus aurata, Linnaeus, 1758) by the parasite Amyloodinium ocellatum: a proteomic approachPublication . Moreira, Márcio Júlio Vicente; Soares, Florbela; Rodrigues, PedroGlobal world population is expected to reach approximately 9 billion by 2050, and the world food-producing sector must secure food for the growing population through increased production and reduced waste. Due to this, aquaculture can represent a solution to the substitution and increase of fish protein available to the populations. However, a higher development of aquaculture is constrained by different causes, being one of the most important diseases. In Southern Europe, especially in the Mediterranean area, amyloodiniosis represents a major bottleneck for semi-intensive aquaculture production in Southern Europe affecting the majority of fish farms, in different types of rearing tanks and systems, and causing extremely high mortalities. Amyloodinium ocellatum is the most common and important dinoflagellate parasitizing fish, and is one of the few fish parasites that can infest almost all fish, crustacean and bivalves that live within its ecological range are susceptible to infestation. In recent years there has been developed a large amount of largescale approaches in biology that promise to revolutionize systems-level understanding of cellular and organism functions. Amongst them, proteomics is getting an increasing interest, because information of DNA sequence, mRNAs and transcriptional activity provides only a static snapshot of the various ways in which a cell might use its proteins, whereas the life of the cell is a dynamic process. So in this work we have analysed the proteome and relate it with osmoregulatory and stress indicators of gilthead sea bream (Sparus aurata) plasma, in order to enlighten the different physiological responses when exposed to an A. ocellatum outbreak. After the proteomic DIGE, condition index (CI), hepatosomatic index (HSI) and spleen somatic index (SSI), and all the stress (cortisol), metabolic (glucose and lactate) and osmotic (pH, osmolarity) analysis, we have obtained statistical differences in the cortisol and lactate levels, and identified several proteins associated with immune response, acute phase response, inflammation, lipid transport, homeostasis, osmoregulation, wound healing, neoplasia, oxidative stress, and iron transport. Overall, this preliminary study revealed that amyloodiniosis can upregulate or downregulate proteins with known functions and provoke stress and metabolic responses in gilthead sea bream.