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- Stresse parental e bem-estar infantil em famílias com menores em risco psicossocialPublication . Cavaco, Gisela Marisa Correia; Nunes, Maria Cristina de Oliveira SalgadoAs famílias em risco psicossocial enfrentam sérias dificuldades, vivem em contextos carenciados de recursos e acumulam numerosos acontecimentos de vida stressantes. Estas situações contextuais e pessoais em que vivem podem gerar stresse parental e comprometer as suas competências parentais e o bem-estar infantil. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência do stresse parental no bem-estar infantil. Participaram 35 famílias em risco psicossocial com idade média de 38,34 anos (DP = 8,16) e com processo ativo nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, no Distrito de Faro. Foram aplicados os instrumentos Kidscreen-27, o Parenting Stress Index-Short Form (PSI-SF) e o Inventário de Acontecimentos de Vida Stressantes e de Risco (ISER). Observámos que quanto mais stresse mais interação disfuncional entre pais e filhos e não se verificaram diferenças significativas no stresse parental entre o sexo feminino e o sexo masculino. Os acontecimentos de vida stressantes globalmente mais relatados, no passado e atuais foram problemas económicos e laborais e problemas psicológicos. Os resultados do presente estudo vão ao encontro da literatura, sugerindo que o stresse parental parece ter um efeito negativo no bem-estar infantil.
- A importância do desenho infantil na aquisição de novas aprendizagensPublication . Felicidade, Vânia Isabel da Silva; Lessa, Joana de Carvalho FolgadoO presente relatório intitula-se «A importância do desenho infantil na aquisição de novas aprendizagens» e foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar. As crianças começam desde muito cedo a desenhar e fazem-no de forma muito espontânea e prazerosa. O desenho, por sua vez, é uma excelente forma de as crianças demonstrarem os seus conhecimentos, visto que este reflete a maneira como elas os estruturam. De maneira a dar resposta à nossa questão inicial, centramo-nos nos objetivos previamente definidos e recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa descritiva. Com este estudo, pretendíamos procurar verificar a importância do desenho infantil na assimilação de novos conhecimentos, com base na descrição oral das crianças, antes e depois da representação gráfica, por forma a dar resposta à nossa questão de investigação: «qual a importância do desenho infantil na aquisição de novas aprendizagens?» e validar a nossa hipótese: «num grupo de crianças, na faixa etária de 3/4 anos, o desenho é importante na aquisição de novas aprendizagens» e, assim, comprovar se realmente o desenho funciona como um meio de consolidação do conhecimento previamente transmitido. Para iniciar o nosso estudo, foi imprescindível uma fase de observação, na qual resultou o registo da observação direta, de modo a conhecermos os interesses das crianças, bem como as necessidades educativas. Esta avaliação permitiu-nos, assim, planificar a atividade de forma mais adequada e de forma a contribuir para o seu desenvolvimento, quer a nível pessoal, quer a nível cognitivo. A atividade escolhida está relacionada com as partes constituintes das folhas de amoreira, fazendo um fio condutor para as atividades que estavam ser desenvolvidas com o grupo. Os resultados obtidos permitiram-nos responder à questão de investigação e validar a hipótese previamente formulada, sugerindo que o desenho é importante para aquisição de novas aprendizagens.
- Transmissão de vibração e ruído de baixa frequência em edifícios de betão armadoPublication . Carreira, A. S.; Neves e Sousa, AlbanoA vibração e o ruído de baixa frequência gerados em edifícios por fontes internas, como os equipamentos mecânicos, e externas, como o tráfego rodoviário e ferroviário, podem causar incómodo e sérios problemas de saúde para as pessoas expostas, assim como interferir com o funcionamento de eventuais equipamentos de alta precisão e sensibilidade. A presença de elevados conteúdos energéticos na gama das baixas frequências num número considerável de fontes, assim como o facto da vibração se propagar pelo solo e pelas estruturas com reduzida atenuação, justificam uma avaliação cuidada do problema da vibração e do ruído estrutural no interior dos edifícios residenciais e ocupacionais. A previsão dos campos sonoros e de vibração gerados nos edifícios constitui um processo complexo devido ao elevado número de graus de liberdade envolvidos. As razões para essa complexidade prendem-se com a dificuldade em caracterizar e modelar com precisão as fontes de vibração, em avaliar os percursos de transmissão estrutural e em estimar o ruído gerado nos compartimentos pela vibração dos elementos de construção. Vários trabalhos têm sido realizados para compreender e simular a interação dinâmica entre as fontes exteriores e o meio envolvente, resultando em modelos de previsão da vibração através do solo. No entanto, o processo de transmissão da vibração através dos edifícios, de constituição muito variável, tem recebido menos atenção por parte da comunidade científica. É neste contexto que surge o presente trabalho, centrado nos percursos de transmissão da vibração nos edifícios com estrutura de betão armado. Dos métodos existentes para modelação de estruturas e previsão de vibrações e campos sonoros em edifícios, o método dos elementos finitos (MEF) é o mais atrativo, conseguindo-se resultados fiáveis sem esforço computacional exagerado até à gama de frequências de 100 Hz a 150 Hz. Para prever a vibração e o ruído com frequências superiores, o MEF requer modelos mais complexos e morosos, sendo assim importante desenvolver métodos simples para serem utilizados com confiança pelos profissionais do setor. Com esta tese pretende dar-se um contributo para melhorar o conhecimento sobre os mecanismos de transmissão da vibração em edifícios com estrutura em betão armado. Para o efeito, realizam-se ensaios de vibração forçada em edifícios reais e desenvolvem-se os respetivos modelos de elementos finitos, os quais servem de base a análises paramétricas realizadas por tipo de elemento de construção e por tipo de nó estrutural de ligação, para vibrações geradas em fontes localizadas no exterior e no interior dos edifícios. Identificam-se assim os parâmetros mecânicos e geométricos que, na gama de frequências entre os 20 Hz e os 250 Hz, condicionam a transmissão da vibração através das estruturas, em altura e em planta, e definem-se os padrões de propagação da vibração entre pisos. Com o conhecimento adquirido dos mecanismos de transmissão estrutural da vibração, desenvolve-se um método simplificado para previsão da transmissão da vibração do exterior para os pavimentos dos edifícios. O método desenvolvido numericamente para edifícios com vários pisos e estrutura constituída por lajes vigadas e pilares de betão armado baseia-se na utilização de funções de transferência simplificadas da vibração entre secções fundamentais da estrutura. São desenvolvidos dois tipos de funções simplificadas, um com base em valores medianos de comportamento e outro dependente das características mecânicas e geométricas dos elementos estruturais que condicionam o processo de transmissão da vibração. O método simplificado é validado em três edifícios em construção por comparação com os resultados obtidos de modelos de elementos finitos validados experimentalmente.
- A importância do método TEACCH na inclusão de uma criança autista: estudo de casoPublication . Fortunato, Ana Rita Jesus; Luísa, CláudiaEste relatório de investigação intitulado de A importância do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista partiu do vasto interesse que me despertam as Necessidades Educativas Especiais e o desejo de querer saber mais sobre o tema. Este estudo tem como objetivos aprofundar conhecimentos acerca da Perturbação do Espectro do Autismo, perceber como funciona o Método TEACCH - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children e compreender em que medida o referido método é facilitador do processo de inclusão na educação pré-escolar. De forma a atingir todos os objetivos foi necessário pensar na metodologia mais adequada. Assim, começámos por fazer uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, por realizar entrevistas semiestruturas às técnicas da instituição e por fazer observação participante na sala. Sendo que o relatório de investigação recai sobre o estudo de caso de uma criança autista em idade pré-escolar, foram também realizadas atividades com o menino de forma a melhorar as suas necessidades e agilizar as suas fragilidades. Finalizado o trabalho foi possível aprofundar e ficar conhecedora de muitos assuntos referidos nas PEA - Perturbação do Espectro do Autismo bem como acerca do método TEACCH e verificar em que medida o mesmo ajudou na inclusão da criança em contexto escolar. Concluí-se também que existiu uma melhoria global do desempenho das tarefas diárias em sala e uma integração da criança no grupo.