Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.13 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório de investigação intitulado de A importância do Método TEACCH na inclusão de uma criança autista partiu do vasto interesse que me despertam as Necessidades Educativas Especiais e o desejo de querer saber mais sobre o tema. Este estudo tem como objetivos aprofundar conhecimentos acerca da Perturbação do Espectro do Autismo, perceber como funciona o Método TEACCH - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children e compreender em que medida o referido método é facilitador do processo de inclusão na educação pré-escolar.
De forma a atingir todos os objetivos foi necessário pensar na metodologia mais adequada. Assim, começámos por fazer uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, por realizar entrevistas semiestruturas às técnicas da instituição e por fazer observação participante na sala. Sendo que o relatório de investigação recai sobre o estudo de caso de uma criança autista em idade pré-escolar, foram também realizadas atividades com o menino de forma a melhorar as suas necessidades e agilizar as suas fragilidades.
Finalizado o trabalho foi possível aprofundar e ficar conhecedora de muitos assuntos referidos nas PEA - Perturbação do Espectro do Autismo bem como acerca do método TEACCH e verificar em que medida o mesmo ajudou na inclusão da criança em contexto escolar. Concluí-se também que existiu uma melhoria global do desempenho das tarefas diárias em sala e uma integração da criança no grupo.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Educação pré-escolar Autismo Métodos pedagógicos Inclusão