Browsing by Issue Date, starting with "2016-05-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Elementos de apoio ao dimensionamento de secções compostas em light steel framingPublication . Bezerra, David José Paredes; Costa, Rui Carlos Gonçalves Graça e; Barreto, Vítor Manuel Lopes de Brito SaraivaNa presente dissertação, descreve-se o estado da arte no que toca à produção e construção de estruturas em Light Steel Framing (LSF) e qual a regulamentação aplicável. São apresentadas algumas empresas que se dedicam à produção e comércio de perfis de aço enformado a frio bem como a informação disponibilizada pelas mesmas em catálogo, para além de empresas que se dedicam à construção de habitações em LSF. São estudados os perfis de aço enformado a frio, como secções simples em “C” e “U” e secções acopladas por dois ou mais perfis destes tipos. Para cada uma das secções são realizados os seguintes estudos; (i) classificação de secções à compressão e à flexão, (ii) cálculo de propriedades mecânicas da secção bruta e da secção efetiva, (iii) cálculo de esforços resistentes de barras à compressão, (iv) cálculo de esforços resistentes de barras à flexão, levando em conta nestes dois últimos casos a capacidade resistente face a fenómenos de encurvadura local e global. Para as secções acopladas é ainda calculado o afastamento máximo entre parafusos necessário para garantir o comportamento de conjunto da secção. Por fim, são apresentadas tabelas com as características geométricas e mecânicas das secções simples e compostas dos perfis de aço enformado a frio. Apresentam-se tabelas com os esforços resistentes das barras para alturas de montantes de 2.6, 2.8, 3.0 e 3.2 metros e são apresentados os esforços resistentes das seções das vigas considerando o seu contraventamento lateral.
- Dimensionamento automático de pilares de betão armado aplicando o método da capacidade realPublication . Silvestre, Filipe Alexandre Amaro; Estêvão, João Manuel CarvalhoAtualmente vive-se em Portugal um período de mudança legislativa, onde se abandonará os regulamentos nacionais atualmente em vigor (RSA e REBAP), em virtude da introdução de uma legislação europeia comunitária, os Eurocódigos Estruturais. Estes documentos, presentemente publicados como normas portuguesas, irão trazer inúmeras mudanças, sendo relevante para o âmbito da presente dissertação as alterações dos valores de cálculo das características mecânicas dos materiais aço e betão, assim como a introdução de um novo método de dimensionamento de estruturas em regiões sísmicas: o dimensionamento pela capacidade real. Esta trabalho tem como objetivo o aumento da rapidez e rigor dos cálculos necessários para cumprir as novas normas. Por isso, desenvolveu-se um conjunto de rotinas informáticas, que permitem dimensionar automaticamente pilares de betão armado, sujeitos à flexão simples e composta reta, cujos esforços de cálculo são obtidos a partir da determinação dos momentos resistentes das vigas que os confrontam.
- Reflexões em torno de um estágio no Serviço das Publicações da União EuropeiaPublication . Cruz, Inês Gonçalves de Matos; Guerreiro, ManuelaNo âmbito do Mestrado em Gestão Empresarial, foi realizado o Estágio Curricular no Serviço das Publicações da União Europeia, na equipa responsável pelo conteúdo editorial do EUR-Lex. O objetivo deste relatório consiste em apresentar as atividades realizadas durante este estágio enquadradas por uma a revisão bibliográfica sucinta e focada nas temáticas essenciais do estágio: marketing e comunicação integrada. As funções desempenhadas durante o estágio estão relacionadas com a comunicação integrada de marketing, nomeadamente a participação no desenvolvimento de uma campanha de comunicação e a preparação de tutoriais e apresentações. O enquadramento teórico incide sobre as evoluções tecnológicas e económicas que alteraram o conceito de marketing e permitiram o desenvolvimento do conceito de Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Segue-se uma definição do conceito e a sua aplicação.
- A auto-eficácia e as expetativas de resultado na procura de emprego: o papel das atividades de formação no adultoPublication . Vicente, Maria da Conceição da Piedade; Vieira, Luís SérgioA globalização trouxe mudanças paradigmáticas a nível económico e social, sendo algumas delas bastante visíveis e, inevitavelmente, vivenciadas no mercado de trabalho e na própria empregabilidade dos indivíduos. Axiomas como a competitividade, a inovação, as competências, a pro-atividade, formação ao longo da vida, a profissionalidade e a procura ativa de emprego surgem quotidianamente no contexto laboral e nos círculos de empregabilidade. O adulto ativo vê-se confrontado com um mercado de trabalho amplo e em constante mudança, sendo o desemprego uma realidade temida e, muitas vezes, vivenciado por muitos. Refletindo sobre este contexto, apareceram nas últimas décadas, em Portugal, políticas públicas que procuraram dotar os indivíduos de novas competências, não só técnicas, mas, também, de dimensão pessoal e relacional, numa perspetiva de continuidade. Assim sendo, implementaram-se e desenvolveram-se modalidades educativas e formativas que procurariam capacitar os adultos em idade ativa para o novo mercado de trabalho. O estudo pretende é analisar o papel da formação de adultos, de diversa natureza, na carreira entre as modalidades de formação de adultos, na autoeficácia e na empregabilidade percebida. Ou seja, quer-se analisar a forma como os adultos que frequentaram estes percursos formativos delineiam os seus conceitos de autoeficácia e como definem as suas expetativas de resultado. Recorremos a uma amostra constituída por 116 participantes, a maioria dos quais (68,8%) são do sexo feminino, com uma média de idade de 32,43 (DP=10,15). Observa-se, ainda, que 48,30% (n=56) encontra-se desempregado e 51,70% (n=60) empregados Os resultados encontrados sugerem que a formação prediz a autoeficácia na adaptação ao trabalho, sobretudo através da dimensão confiança, e da empregabilidade em geral. Aplicámos as escalas do Modelo Multidisciplinar de Sucesso de Reemprego de Wanberg, Hough, & Song (2002), a escala Career Exploration Survey (CES; Silva, 2010), para avaliarmos o comportamento exploração vocacional e um questionário sociodemográfico. As análises efetuadas sugerem que, tendo em conta as hipóteses propostas, os resultados indicam que os percursos formativos que abordaremos ao longo da presente dissertação estão positivamente relacionados com a autoeficácia e a clareza na procura de emprego; o que se traduz, empiracamente, numa exploração de carreira mais profícua por parte dos candidatos a emprego que frequentam e/ou frequentaram programas de formação.