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- Hidrogéis: potencial de aplicação em engenharia de tecidosPublication . Nobre, Rita Maria Lages; Grenha, AnaA Engenharia de Tecidos tem vindo a ser uma área muito investigada e com grande desenvolvimento ao longo das últimas décadas. A sua evolução encontra-se aliada à existência de poucas alternativas terapêuticas para a substituição ou regeneração de funções, tecidos ou órgãos, sendo necessário o desenvolvimento de novas estratégias. Todo o processo tem por base o desenvolvimento de tecidos novos e funcionais usando células vivas, que são geralmente associadas a estruturas de suporte (scaffolds), de forma a orientar o desenvolvimento do tecido. A obtenção de estruturas de suporte com características ideais tanto a nível de biocompatibilidade, biodegradabilidade, resistência mecânica, ambiente adequado para adesão, proliferação e sobrevivência celular tem vindo a ser um grande desafio. Os hidrogéis têm demonstrado um grande potencial para aplicações biomédicas, nomeadamente a nível da regeneração de tecidos, sendo uma classe de biomateriais bastante estudada e com algumas aplicações já descritas. Estes podem ser obtidos a partir de materiais poliméricos de origem natural ou sintética, e através de processos de reticulação física ou química. Tanto os polímeros de origem natural como os de origem sintética apresentam vantagens e desvantagens, sendo a escolha do tipo de polímero dependente da função ou órgão que se pretende substituir ou regenerar. A vantagem dos hidrogéis comparativamente a outros tipos de materiais passíveis de serem aplicados nesta área é o facto destes apresentam uma vasta gama de características que podem ser otimizadas através de combinação de diferentes polímeros, alterações no tipo de agentes de reticulação usados ou na densidade de reticulação, modificações de grupos funcionais ou adição de péptidos de adesão. Nesta monografia será efetuada uma revisão relativamente ao conhecimento acerca dos hidrogéis e as perspetivas futuras, no que toca à sua potencialidade de aplicação na área da Engenharia de Tecidos.
- Estudo da pegada hídrica do município de Faro e a sua minimizaçãoPublication . Teodoro , Rúben Emanuel Alves; Nunes, Luís MiguelO conceito de pegada hídrica (PH) fornece uma ferramenta para analisar a ligação entre o consumo humano e a apropriação de água doce no mundo. A PH de um produto é definida pelo volume total de água doce usada para o produzir. A PH azul refere-se ao volume de água proveniente de águas de superfície ou subterrâneas consumida na produção de bens, a verde refere-se à água da chuva consumida e a cinzenta refere-se ao volume de água doce necessário para assimilar a carga de poluentes com base em padrões de qualidade existentes no ambiente. Este estudo tem como objectivo clarificar o tema da PH e também calcular e minimizar a PH do município de Faro que é composta pela PH directa e indirecta que se referem ao consumo doméstico de água e ao consumo indirecto de água na forma de água virtual contida nos produtos consumidos. A minimização da PH do município de Faro realizou-se através da ferramenta Solver do Excel que optimizou a importação de bens alimentares de acordo com o local de origem dos produtos e com o consumo de água na sua produção. A escolha de países mais eficientes diminuirá a PH nacional e que por sua vez afectará a PH de cada habitante e do município. O município de Faro apresenta uma PH directa de 27662,1 m3/dia ou 0,43 m3/dia/hab e uma PH indirecta inicialmente estimada em 3,62×105 m3/dia ou 5,60 m3/dia/hab em que 51,90% é de origem interna e 48,10% externa. Depois da optimização a PH indirecta estimou-se em 3,51×105 m3/dia ou 5,45 m3/dia/hab, uma redução de 10181,6 m3/dia ou 0,16 m3/dia/hab. A PH total que resulta da soma da directa e da indirecta estimou-se em 389430,6 m3/dia ou 6,03 m3/dia/hab para antes da minimização e 379248,9 m3/dia ou 5,87 m3/dia/hab para depois.
- A descoberta do Universo – uma contribuição para o ensino de Física e QuímicaPublication . Cabrita, Cátia Cristina Gonçalves; Guerra, RuiO universo é um laboratório sempre aberto ao campo da atividade científica. A física, entre outras áreas afins, desempenha um papel crucial para a sua explicação. É neste contexto que tento contribuir para uma reflexão sobre a necessidade da constante atualização dos professores para a lecionação das suas aulas e também sobre a importância do método experimental/atividade experimental no âmbito da disciplina de Física e Química, a fim de estimular a motivação dos jovens pelo mundo da ciência. Este relatório refere-se à minha atividade profissional e divide-se essencialmente em duas partes. Na primeira parte é feita uma descrição pormenorizada do meu percurso profissional assim como da formação adquirida até à presente data. E na segunda parte do relatório são abordadas algumas das teorias explicativas da origem do universo e da importância que a física experimental poderá ter para cativar os jovens para o mundo das ciências. O relatório inclui ainda uma descrição do CERN no que diz respeito à sua origem, a sua história e uma explicação das experiências mais relevantes aí realizadas. No seguimento deste tema é definida uma estratégia para introduzir uma das experiências do CERN na lecionação do programa curricular do ensino secundário. A experiência escolhida prende-se com o facto da autora deste relatório se ter deslocado ao CERN, tendo oportunidade de a realizar nesse mesmo local. Apresenta-se ainda a descrição de um jogo, criado com o auxílio do software Scratch, alusivo ao tema (descoberta do universo) para implementar no ensino básico e secundário. No contexto do desenvolvimento destas atividades será necessário explicar e explorar os conceitos de matéria, antimatéria, matérias escura, energia escura, buraco negro, multiverso(s), radiação, raios cósmicos e detetor de partículas.
