Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-16"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do stresse no julgamento moral em grupos de sujeitos com diferentes traços de personalidadePublication . Marto, Alexandra Inês Gil; Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís FilipeEstudos recentes parecem indicar um papel importante das emoções na decisão moral. Estas inferências foram feitas por alguns investigadores que observaram que sujeitos sobre o efeito de stresse, cujo objetivo era causar variações emocionais, parecem resolver dilemas morais de forma menos utilitária. Ainda assim, existem resultados inconsistentes na literatura sobre este tema. A falta de consenso tem sido explicada através das variáveis interindividuais, como por exemplo, o efeito moderador da personalidade, normal ou patológica. Neste contexto, fomos avaliar as características de personalidade, de acordo com o modelo dos cinco fatores de personalidade – Big Five, de 11 participantes com os traços dominantes de neuroticismo; 17 participantes com amabilidade e 23 participantes com traços dominantes de conscienciosidade, que posteriormente foram distribuídos, de forma aleatória, por duas condições experimentais (grupo controlo vs. grupo stresse). Medidas fisiológicas e comportamentais foram recolhidas enquanto os participantes completavam uma tarefa de julgamento moral que envolvia dilemas hipotéticos. Os principais resultados sugerem que os participantes sob indução de stresse fazem menos julgamentos utilitários, sobretudo perante dilemas mais aversivos, parecendo também haver uma tendência para demorarem mais tempo a tomar uma decisão perante estes dilemas. Ao contrário dos grupos com traços dominantes de amabilidade e conscienciosidade, cujas respostas utilitárias são semelhantes entre condições experimentais, observámos que o grupo de participantes com traços dominantes de neuroticismo apresentava uma proporção superior de respostas não-utilitárias quando se encontravam sob stresse.
- O julgamento moral e a tríade negra de personalidadePublication . Sobral, Tiago Filipe Vilela; Martins, Ana Teresa; Faísca, LuísEstudos recentes sobre o julgamento moral referem que uma decisão utilitária é uma resposta racional dada no sentido de maximizar o bem-estar do maior número de pessoas, ainda que isso possa implicar o sacrifício de uma pessoa inocente. Pelo contrário, uma decisão não-utilitária é considerada uma decisão emocional e empática, em que o sacrifício de alguém não é aceite ainda que tenha como finalidade atingir o bem maior para uma maioria. Esta distinção entre respostas utilitárias e não utilitárias evidencia o papel que as emoções desempenham na decisão moral. Deste modo, um contexto emocional (por exemplo, quando somos expostos a uma situação de stresse) pode ser um fator com impacto decisivo no julgamento moral. Embora indivíduos sob stresse realizem menos julgamentos utilitários comparativamente a indivíduos com níveis de stresse reduzido, algumas evidências parecem indicar que a personalidade (normal e patológica) tem um processamento emocional distinto que pode influenciar o julgamento moral. Neste contexto, fomos avaliar um grupo de participantes da denominada Tríade Negra da personalidade com traços maquiavelistas (n = 12) e narcisistas (n = 10), e um grupo de 18 sujeitos saudáveis, distribuídos aleatoriamente por duas condições experimentais (condição stresse vs. condição controlo). Solicitou-se a estes participantes que completassem uma tarefa de julgamento moral que envolvia dilemas hipotéticos, tendo-se registado dados fisiológicos (batimento cardíaco) e de autorrelato (níveis de ansiedade). De um modo geral, os participantes da Tríade Negra tomaram mais decisões utilitárias do que os participantes saudáveis. No entanto, sob stresse, os participantes maquiavélicos apresentaram uma decisão mais emocional face a dilemas mais aversivos. Pelo contrário, os participantes narcísicos mantiveram um padrão utilitário (frio e calculista) independentemente de estarem expostos ou não a stresse, o que sugere que sujeitos com uma estrutura narcísica parecem mais impermeáveis às alterações emocionais, revelando respostas mais racionais e menos empáticas.
- Desenvolvimento de eco sistemas AVAC para senioresPublication . Sousa, Melanie Tatiana Silva; Conceição, E. Z. E.Nesta dissertação foi estudado um sistema AVAC ecológico, que consiste na implementação de um sistema de condutas verticais com jatos horizontais em que a produção de energia é efetuada a partir de células fotovoltaicas. Neste estudo, são analisados dois casos, o primeiro caso é realizado numa sala multifunções com 16 idosos e o segundo caso em duas salas comunicantes com 24 idosos. O estudo destes dois casos é realizado através de softwares que simulam numericamente o escoamento interno, simulam a resposta térmica do corpo humano e simulam a resposta acústica interior. Através das simulações realizadas analisou-se o conforto térmico, a qualidade do ar, a área necessária para a produção de energia para o sistema AVAC e o tempo de reverberação dos ocupantes na sala multifunções. A temperatura de entrada do ar nas situações de verão e de inverno é de 25 °C e 20 °C respetivamente, a temperatura de ar exterior de verão é de 28 °C e 38 °C e numa situação de inverno é de 8 °C e de 18 °C. A velocidade do ar, dos jatos de entrada, depende do comprimento das paredes adjacentes, para a sala multifunções varia de 0,5 m/s a 1 m/s e nas salas comunicantes varia de 0,3 m/s a 2 m/s. O sistema desenvolvido para a situação I, em condições de verão, e a situação II, em condições de inverno, garantem condições de conforto térmico e de qualidade do ar nas salas multifunções. É necessária uma área de 19 m2 de painéis fotovoltaicos para garantir estas condições. Nas salas comunicantes é garantido condições de conforto térmico e de qualidade do ar na situação I, em condições de verão, e na situação II, em condições de inverno, para uma área de 47 m2 de painéis fotovoltaicos.
- A história de uma aldeia: S. B. de Messines dos alvores do Liberalismo ao 5 de outubro de 1910Publication . Cabrita, Aurélio Nuno dos Santos; Oliveira, António Paulo Simões Dias deO presente estudo tem por objetivo traçar a história de S. B. de Messines desde os alvores do Liberalismo até ao 5 de outubro de 1910. Para o efeito, recorremos a diferentes fundos arquivísticos, Câmara Municipal de Silves, Câmara dos Deputados, Junta de Freguesia de S. B. de Messines e Junta Autónoma de Estradas. Apoiados em bibliografia específica, diversos periódicos e algumas fontes orais, gizámos a história da aldeia, inserindo-a no contexto concelhio, regional e nacional, sem esquecer os aspectos sociais, económicos, políticos, urbanísticos e ambientais. Nesse intuito, dividimos o presente trabalho em três partes. Na primeira, de âmbito genérico e contextualizador, é feita uma resenha histórica, bem como uma breve caracterização. A segunda parte concebe o paralelismo entre a história nacional e a local, desde as Invasões Francesas à proclamação da República, ou seja, compreende as Lutas Liberais, a guerrilha do Remexido, a Patuleia, a Regeneração, bem como a agonia da Monarquia e o republicanismo. Nesta parte, insere-se ainda um capítulo dedicado ao poeta e pedagogo João de Deus. Por fim, a terceira e última parte, aborda a freguesia sobre diferentes aspectos, desde os fenómenos naturais, população, instrução, saúde pública, atividades económicas, sociedade até ao crescimento urbano. A história de S. B. de Messines não só se desenvolve como um reflexo do contexto nacional, como procurou alterá-lo em ordem inversa, principalmente através de Remexido e da sua guerrilha. Se, por aqueles anos, a freguesia adquire projeção nacional, tem ainda amplo destaque no contexto concelhio, aquando das Invasões Francesas, no barlavento algarvio, durante a Maria da Fonte/ Patuleia. Se a Regeneração a dotará de modernas vias de comunicação, como as estradas macadamizadas ou o caminho de ferro, que potenciarão o seu desenvolvimento industrial e comercial, é o poeta e pedagogo João de Deus que traz novo prestígio a S. B. de Messines, no panorama pátrio. Os ideais republicanos também se implantaram na aldeia, sendo um messinense que prostrou o pavilhão real, durante a revolução de 5 de Outubro. Não obstante a localização no interior algarvio e de não constituir mais que uma simples sede de freguesia, os messinenses não descuraram a sua participação na história coletiva do país, envolvendo-se e cooperando ativamente na sua construção, seja a nível local, regional ou nacional.
- O pocesso de agregação de estabelecimentos escolares: perceções dos professores sobre os impactos provocados num agrupamento do Algarve (estudo de caso)Publication . Catarino, João Carlos Rocha; Quintas, HelenaO sistema educativo português tem sofrido permanentes alterações desde a revolução que implementou um regime democrático em 1974 até aos nossos dias. Assistimos, recentemente, a uma reorganização da rede escolar que reescreveu o conceito de “agrupamento de escolas”, criando organizações educativas de grande dimensão a que passámos a chamar “mega agrupamentos”. Este fenómeno tem sido acompanhado de alterações no quadro legal da administração e gestão escolar que, num contexto de acelerada mudança, coloca novos problemas às organizações escolares. Neste trabalho procuramos identificar e compreender impactes provocados num agrupamento de escolas por esta reorganização da rede escolar que se caracterizou pela imposição de agrupamentos de grande dimensão, num formato único, aglutinando estabelecimentos de ensino do Pré-escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário, levando à extinção de agrupamentos de menor dimensão que funcionavam de acordo com a Lei, com os seus órgãos de gestão democraticamente eleitos, com Regulamentos Internos homologados e Projetos Educativos em execução. Este trabalho de investigação, que usa uma metodologia mista, foca o olhar nas vozes do diretor, dos coordenadores de departamento, dos coordenadores de estabelecimento e do corpo docente. Tem como propósito recolher, analisar e discutir as perceções relativamente ao passado, presente e futuro desta organização educativa. Aprofundamos os temas da escola como organização educativa, da gestão e da liderança, que servem de quadro teórico à discussão dos dados recolhidos por intermédio de um questionário por entrevista, dois grupos focais e um inquérito por questionário. O tratamento de dados foi feito com recurso aos softwares IBM SPSS v22 e NVivo v11. Do confronto entre os discursos dos entrevistados, os resultados do inquérito por questionário e da revisão da literatura, evidenciamos os impactes provocados por este processo, nomeadamente potencialidades e inabilidades percecionadas pelos docentes ao nível organizacional, da gestão e da liderança. Ainda que sejam evidenciadas potencialidades suscitadas por esta mudança, identificamos áreas em que continuam a ser aplicadas velhas receitas para novos problemas.
- Chitosan/dextran sulfate nanoparticles: stability evaluation and assessment of the effect of different acidic media on nanoparticle preparationPublication . Pontes, Jorge Filipe Rodrigues; Grenha, Ana; Cordeiro, Clara Maria HenriqueNanoparticles present great potential in drug delivery applications, yet there are some issues regarding their stability. In this context, this study was conducted to define the conditions to stabilize polysaccharide (chitosan/dextran sulfate, CS/DS) nanoparticles by a process of freeze-drying, assessing the cryoprotectant capacity of two sugars (sucrose and glucose). Additionally, it was also intended to find if the solubilisation of chitosan in different acids affected nanoparticle preparation and characteristics. CS/DS nanoparticles were produced by polyelectrolyte complexation and the suspensions adjusted to 1 mg/mL or 2 mg/mL. For the study of stabilisation by freeze-drying, three approaches were conducted: i) after production of nanoparticles, 5% or 10% (w/v) of glucose or sucrose were included in the suspension before freezing, being nanocarriers characterized for size and zeta potential before freeze-drying and immediately after freeze-drying and reconstitution; ii) nanoparticles were produced, and then stored at 4 ºC (no cryoprotectants added); iii) nanoparticles were produced, freeze-dried with cryoprotectants and then stored, in a desiccator, at room temperature, being characterized (size and zeta potential) every 15 days, after the needed reconstitution. Acetic acid and hydrochloric acid (HCl) at 0.1 and 0.01 M were used to solubilise chitosan. CS dissolved in HCl 0.1 M did not enable the production of nanoscale particles. When the remaining acids were test, nanoparticles had sizes above 500 nm. Furthermore, zeta potential presented an unexpected behaviour. Thus, it was concluded that this study needs optimisation. The storage of nanoparticle suspensions at 4 ºC resulted in instability after 50 days. Therefore, a freeze-drying approach was established. In general, the choice of cryoprotectant was the most important factor affecting the preservation of nanoparticle physicochemical characteristics. Moreover, results indicated that in short- and long-term periods, glucose presented a more suitable behaviour despite some variations.
- Esclerose Lateral Amiotrófica: fisiopatologia e novas abordagens farmacológicasPublication . Cavaco, Sílvia Guerrero; Rocha, João Pedro FidalgoA Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa, rapidamente progressiva, e rara. É caraterizada pela degeneração dos neurónios motores (células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos) do cérebro, da medula espinal e do tronco cerebral, levando a fraqueza muscular global. As funções sensitivas e cognitivas são preservadas durante todo o curso da doença. Afeta mais de 70 mil pessoas em todo o mundo, com uma incidência de 1-2 casos por 100.000 habitantes e prevalência de 3-8 casos por 100.000 habitantes. Geralmente, afeta indivíduos entre os 40 e 60 anos de idade, mas também pode desenvolver-se em indivíduos mais jovens ou mais velhos. Em 90% dos casos de ELA, a doença acontece de forma esporádica, e cerca de 10% dos casos de ELA são familiares. A maioria dos autores defende que na base da degeneração dos neurónios motores que ocorre na ELA está uma interação complexa entre fatores genéticos e exógenos. O mecanismo fisiopatológico da ELA, tal como outras doenças neurodegenerativas, não é único, mas um conjunto de alterações celulares e bioquímicas que acabam por desencadear a degeneração dos neurónios motores. O diagnóstico de ELA é baseado na história clínica do doente, em estudos eletrofisiológicos, em estudos de neuroimagem, em estudos genéticos e em estudos laboratoriais apropriados. Atualmente, não existe cura para a ELA e o tratamento passa pelo alívio da sintomatologia associada à doença, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do doente. O Riluzol é o único fármaco aprovado que demonstrou retardar a progressão da doença, em estudos científicos controlados. Tem um moderado efeito no aumento da esperança média de vida, no entanto, não diminui a taxa de mortalidade.
- Psicopatologia de tipo internalizante e recursos de resiliência em adolescentesPublication . Rosado, Daniela Patrícia Garcia; Lemos, IdaO presente estudo tem por objetivo principal investigar eventuais relações entre problemas psicopatológicos do tipo internalizante (Perturbação de Ansiedade Generalizada, Perturbação de Pós-Stress Traumático, Depressão Major, Suicídio, Problemas de Autoconceito e Problemas Interpessoais) e a presença ou ausência de recursos de resiliência (externos e internos) numa amostra de 620 adolescentes da população geral, de modo a compreender quais os recursos protetores ou de resiliência com maior impacto na presença de problemas psicopatológicos. Do mesmo modo, foi objetivo analisar quais os fatores individuais (e.g., sexo, idade, sucesso académico) e contextuais (e.g., família, escola, pares e comunidade) que poderiam influenciar a presença ou ausência de problemas psicopatológicos, estando estes associados ao bem-estar e adaptação psicossocial dos adolescentes. Para recolha de informação utilizámos a escala California Healthy Kids Resilience Assessment Module – versão 6.0 (Benard, 1995), o Inventário de Sintomas Psicopatológicos – BSI (Derogatis, 1977), e a Escala de Psicopatologia do Adolescente - APS-SF (Reynolds, 2000). Relativamente aos principais resultados obtidos, as raparigas reportavam mais psicopatologia do tipo internalizante do que os rapazes e os adolescentes mais velhos (15-19 anos) apresentavam mais sintomas psicopatológicos. Os resultados sugerem ainda que os adolescentes que apresentavam sintomatologia do tipo internalizante relataram menos recursos de resiliência internos e externos para lidar com a adversidade. Por último, a resiliência surgiu como um fator preditor dos problemas de autoconceito.
- Sustentabilidade energética em espaços universitáriosPublication . Carvalho, Tiago Alexandre Albuquerque; Conceição, E. Z. E.Neste estudo pretende-se encontrar soluções para atingir a sustentabilidade energética em edifícios escolares. O software utilizado simula as condições no interior e exterior do edifício para o estudo do conforto térmico, qualidade do ar e consumo energético. Através do software elaboraram-se sistemas de ventilação capazes de aproveitar a energia térmica no interior do edifício. No verão, utilizou-se um sistema de ventilação que transporta o ar mais frio, de um compartimento subterrâneo criado para o efeito, para os compartimentos com maiores temperaturas. No Inverno, utilizam-se os compartimentos mais quentes como estufas internas, de onde é ventilado o ar para os compartimentos com menores temperaturas. Como os sistemas de ventilação não são suficientes para a obtenção de um conforto térmico desejável, implementaram-se coletores solares com tubos a vácuo, que serviram de fonte de energia térmica para os sistemas de climatização. Tanto no verão como no Inverno utilizam-se termoconvectores ligados aos coletores para a climatização do edifício. No Inverno o calor proveniente dos coletores é utilizado diretamente na climatização, relativamente ao verão a refrigeração dá-se através do ciclo de absorção. Para sustentar os gastos energéticos associados à iluminação e uso de computadores do edifício, implementaram-se células fotovoltaicas nas paredes do edifício. Através da realização do estudo percebeu-se que no Inverno é possível atingir a sustentabilidade energética e garantir o conforto térmico, relativamente ao verão o mesmo não acontece, as altas temperaturas registadas tornam a sustentabilidade energética difícil de alcançar.
- Eficiência energética em edifícios universitários aplicando energias renováveisPublication . Bento, Laura Machado Santana; Conceição, E. Z. E.Em Portugal, tem-se registado um aumento significativo do consumo de energia nos edifícios, sustentado em parte pelo uso intensivo de equipamentos elétricos e pelo comportamento dissipativo do edifício. Este estudo teve como objetivo otimizar o consumo de energia num edifício pertencente à Universidade do Algarve, com recurso exclusivo a energias renováveis, nomeadamente energias eólica e solar. Para produção de energia elétrica a ser consumida pelo sistema de elétrico do edifício é analisada a viabilidade da instalação de uma turbina eólica no edifício acoplada a um dispositivo que concentra o escoamento. Foi projetado o dispositivo que fará a aceleração e o direcionamento do escoamento para a turbina e posteriormente foi simulada a intensidade e a direção do escoamento. A climatização dos compartimentos do edifício, em condições de verão e inverno, é feita com recurso a energia solar. Durante o inverno simulou-se a utilização de coletores solares que aquecem os compartimentos através de um sistema de condutas. Em condições de verão foi simulado o arrefecimento dos espaços através de um sistema de ar-condicionado com ciclo de absorção NH3-H2O associado a coletores solares. Os resultados da simulação eólica mostram que a utilização do dispositivo permite acelerar a massa de ar até 10,5 m/s, com esta velocidade de vento um aerogerador donQi 175KW consegue produzir aproximadamente 20,5 KW.h/dia. Estima-se que esta potência elétrica tenha capacidade de fornecer energia para os computadores do edifício, relativamente à iluminação recomenda-se que se recorra à iluminação natural dos compartimentos sempre que possível. Os resultados da simulação solar mostram que em condições de inverno o sistema de ar-condicionado produz energia suficiente para fornecer condições de conforto em todos os compartimentos com regime de climatização e ocupação totais. Em condições de verão o sistema de ar-condicionado apenas consegue garantir condições aceitáveis de conforto térmico em 1/3 dos compartimentos climatizados.