Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O pocesso de agregação de estabelecimentos escolares: perceções dos professores sobre os impactos provocados num agrupamento do Algarve (estudo de caso)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
versao_entregue.pdf2.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O sistema educativo português tem sofrido permanentes alterações desde a revolução que implementou um regime democrático em 1974 até aos nossos dias. Assistimos, recentemente, a uma reorganização da rede escolar que reescreveu o conceito de “agrupamento de escolas”, criando organizações educativas de grande dimensão a que passámos a chamar “mega agrupamentos”. Este fenómeno tem sido acompanhado de alterações no quadro legal da administração e gestão escolar que, num contexto de acelerada mudança, coloca novos problemas às organizações escolares. Neste trabalho procuramos identificar e compreender impactes provocados num agrupamento de escolas por esta reorganização da rede escolar que se caracterizou pela imposição de agrupamentos de grande dimensão, num formato único, aglutinando estabelecimentos de ensino do Pré-escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário, levando à extinção de agrupamentos de menor dimensão que funcionavam de acordo com a Lei, com os seus órgãos de gestão democraticamente eleitos, com Regulamentos Internos homologados e Projetos Educativos em execução. Este trabalho de investigação, que usa uma metodologia mista, foca o olhar nas vozes do diretor, dos coordenadores de departamento, dos coordenadores de estabelecimento e do corpo docente. Tem como propósito recolher, analisar e discutir as perceções relativamente ao passado, presente e futuro desta organização educativa. Aprofundamos os temas da escola como organização educativa, da gestão e da liderança, que servem de quadro teórico à discussão dos dados recolhidos por intermédio de um questionário por entrevista, dois grupos focais e um inquérito por questionário. O tratamento de dados foi feito com recurso aos softwares IBM SPSS v22 e NVivo v11. Do confronto entre os discursos dos entrevistados, os resultados do inquérito por questionário e da revisão da literatura, evidenciamos os impactes provocados por este processo, nomeadamente potencialidades e inabilidades percecionadas pelos docentes ao nível organizacional, da gestão e da liderança. Ainda que sejam evidenciadas potencialidades suscitadas por esta mudança, identificamos áreas em que continuam a ser aplicadas velhas receitas para novos problemas.

Description

Dissertação de mestrado, Gestão e Administração Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016

Keywords

Organização escolar Agregações de escolas Princípios da administração científica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License