Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A importância do suporte parental e da motivação intrínseca nos processos de exploração e na indecisão de carreiraPublication . Matos, Vera Lúcia Martins de; Gamboa, Vitor Manuel PachecoEste estudo procurou analisar o efeito do Suporte Parental e da Motivação Intrínseca nos processos de Exploração e na Indecisão de carreira, testando ainda eventuais efeitos moderadores da Motivação Intrínseca na relação entre o Suporte Parental e as atividades de Exploração e a Indecisão de carreira, numa amostra de 260 alunos do 10º ano de escolaridade (71,9% dos cursos científico-humanísticos e 28,1% dos cursos profissionais), com uma média de idades de 15,92 anos (DP = .99), sendo 142 do sexo feminino (54,6%) e 118 do sexo masculino (45,4%). Os resultados revelaram que o Suporte Parental está associado a maiores níveis de exploração e a menores níveis de indecisão. A motivação intrínseca contribui significativamente para a variação da exploração e da indecisão de carreira. Foram ainda observados efeitos de moderação, relativos à motivação intrínseca, entre o suporte e a exploração. Por fim, são discutidas implicações para a intervenção vocacional e apontadas alternativas para futura investigação.
- Hotelaria e turismo cultural e criativo: interconexõesPublication . Araújo, Beatriz Mendes da Fonseca Carvalho; Henriques, CláudiaO Algarve é considerado um dos maiores destinos de “sol e mar” a nível mundial e um dos produtos turísticos mais competitivos. Apesar de apresentar na atualidade um crescimento constante, o surgimento de novos concorrentes com caraterísticas semelhantes, altos níveis de competitividade e preços mais acessíveis, conduziram à necessidade de apostar em novos mercados e criar medidas que forneçam ao turista, agora mais exigente, uma experiência mais enriquecedora e única. A definição do turismo cultural como prioridade estratégica a longo prazo, e quando utilizado como uma ferramenta de revitalização e sustentabilidade ajudaria a quebrar, por exemplo, os níveis de sazonalidade e suas consequências. É neste contexto de mudança e na perspetiva das indústrias hoteleiras do Algarve que se desenvolve a presente dissertação. Esta tem como objetivo estudar a relação intersetorial existente entre a hotelaria e as indústrias culturais e criativas no Algarve, por um lado, e analisar de que forma estas trabalham em conjunto para uma missão que deve ser transversal e comum, por outro. Como metodologia optamos pelo estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa através de um questionário, com 15 perguntas fechadas e 5 abertas. Relativamente a estas últimas, a forma de tratamento analítico recorreu à análise categorial. O questionário foi aplicado ao top 5 dos grupos hoteleiros do Algarve (na classificação de 4* e 5*): Vila Galé Hotéis, Pestana Hotels and Resorts/Pousadas de Portugal, Tivoli Hotels and Resorts, NAU Hotels and Resorts e Luna Hotel and Resorts pelo facto destes 5 grupos deterem uma grande representatividade no Algarve. O questionário foi direcionado a diretores, chefes de departamento e rececionistas. Numa amostra que compreendeu 43 hotéis, de 5 cadeias hoteleiras, o número total de respostas foi de 31 questionários, equivalente a 72%. Verificamos que apesar do turismo cultural no Algarve continuar a necessitar de medidas que o destaquem, os funcionários dos hotéis e seus representantes têm consciência da sua importância e a dinâmica cultural no Algarve tem importância para os seus clientes.
- Propriedades biológicas e aplicações dos cladódios de Opuntia ficus-indica (L.) MillPublication . Santos, Alexandra Isabel Vargas dos; Miguel, Maria GraçaA Fitoterapia é o sistema terapêutico mais antigo do mundo que remonta aos primórdios da história, onde já então, o Homem recolhia e utilizava plantas para fins medicinais. Ao longo da sua evolução, este, apercebeu-se da existência, para além de plantas comestíveis, de outras dotadas de determinadas propriedades que, quando experimentadas no combate à doença, revelavam o seu potencial curativo. Assim, a utilização de plantas medicinais esteve desde sempre, intimamente ligada à evolução da medicina, sendo uma das principais fontes de matéria-prima para a obtenção de medicamentos. Atualmente, o desenvolvimento científico e técnico fez ressurgir o interesse pela fitoterapia nos países desenvolvidos, uma vez que possibilitou demonstrar a segurança, qualidade e eficácia terapêutica de inúmeras plantas medicinais. Opuntia ficus-indica, vulgarmente conhecida em Portugal por figueira-da-índia, é uma planta cactiforme do género Opuntia, pertencente à família Cacteacea. Esta planta cresce em climas áridos, é nativa do México e encontra-se amplamente distribuída por todo o continente Americano, bem como África e região do Mediterrâneo. Há muito que as populações utilizam, tanto os frutos como os cladódios de Opuntia spp., como matéria-prima para medicinas tradicionais, devido às suas propriedades curativas no tratamento de patologias tais como diabetes, hipercolesterolemia, patologias reumáticas, eritemas, entre outras. Atualmente, a composição rica em compostos bioativos, com propriedades benéficas para a saúde, tanto dos cladódios como dos frutos, tornou-os alvo da atenção de vários estudos científicos. Assim a presente dissertação tem como objetivo fazer uma revisão da literatura, no que respeita, à composição química e às propriedades e aplicações dos cladódios de Opuntia ficus-indica.