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Authors
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Abstract(s)
Este estudo procurou analisar o efeito do Suporte Parental e da Motivação Intrínseca nos processos de Exploração e na Indecisão de carreira, testando ainda eventuais efeitos moderadores da Motivação Intrínseca na relação entre o Suporte Parental e as atividades de Exploração e a Indecisão de carreira, numa amostra de 260 alunos do 10º ano de escolaridade (71,9% dos cursos científico-humanísticos e 28,1% dos cursos profissionais), com uma média de idades de 15,92 anos (DP = .99), sendo 142 do sexo feminino (54,6%) e 118 do sexo masculino (45,4%). Os resultados revelaram que o Suporte Parental está associado a maiores níveis de exploração e a menores níveis de indecisão. A motivação intrínseca contribui significativamente para a variação da exploração e da indecisão de carreira. Foram ainda observados efeitos de moderação, relativos à motivação intrínseca, entre o suporte e a exploração. Por fim, são discutidas implicações para a intervenção vocacional e apontadas alternativas para futura investigação.
Description
Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Suporte parental Motivação intrínseca Exploração de carreira Indecisão de carreira