Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Planeamento de espaços verdes urbanos tendo por base a condução da rega e a deteção remota: caso de estudo - espaços verdes urbanos de São Brás de AlportelPublication . Silva, Maria Rafaela Dias da; Pedras, Celestina M. G.; Fernandez, HelenaA crescente tendência para a urbanização das cidades combinada com o crescimento da população, tem resultado num aumento da procura pelos recursos hídricos. Em climas mediterrâneos tem-se procurado usar a água de uma forma sustentável, no entanto, muitas vezes, a água que é usada na rega dos espaços verdes urbanos é desperdiçada e não é usada de uma forma racional. Uma gestão sustentável da água de rega exige uma boa compreensão das necessidades hídricas de uma determinada vegetação, de modo a diminuir possíveis impactes ambientais e aumentar a eficiência do uso da água. Neste trabalho são analisadas as condições atuais da manutenção dos espaços verdes do município de São Brás de Alportel, onde é feita uma caraterização da vegetação presente nos vários jardins, são analisados os dados climáticos da região, realizadas avaliações aos sistemas de rega, determinadas as necessidades hídricas da vegetação e por fim, é determinado o índice de vegetação NDVI para os vários espaços verdes, de forma a estabelecer uma relação entre este e o estado hídrico das plantas. Para a maior parte dos jardins foi possível estabelecer uma relação entre as suas necessidades hídricas e o NDVI, mas em alguns casos, determinou-se que este índice é facilmente influenciado por áreas que apresentam sombras. De uma forma geral, o NDVI foi considerado um bom índice para estudar a vegetação, que permite observar diferenças no estado e desenvolvimento da vegetação mensalmente.
- Famílias em risco psicossocial: funcionamento familiar, competências parentais, apoio social e bem-estarPublication . Macedo, Carmen Suzel Pais; Nunes, CristinaO contexto português do sistema de proteção à infância tem vindo a ser objeto de alterações profundas. De uma perspetiva assistencial baseada no défice evoluiu para formas de atuação muito mais positivas, preventivas e direcionadas para fortalecimento e preservação familiar. As famílias em situação de risco psicossocial constituem um grupo heterogéneo ainda pouco investigado em Portugal, com o qual os serviços se deparam cuja compreensão das circunstâncias contextuais e dinâmica familiar se revelam fundamentais, na medida em que a eficácia das intervenções depende da adequação às necessidades destas famílias. Na presente investigação foram analisadas as características de 247 famílias da população em geral, 131 famílias acompanhadas pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da região do Algarve e entrevistados 21 profissionais que exerciam funções de técnicos coordenadores dos processos na respetiva instituição. Utilizámos o inventário de Situações Estressantes e de Risco, a entrevista estruturada de Apoio Social de Arizona, a escala de Apoio Social para Situações Vitais Estressantes, a escala da Coesão e Adaptação Familiar, a escala de Comunicação Familiar, a escala de Competências Parentais Percebidas, o questionário de Saúde Geral (GHQ 28), as escalas de Bem-estar Infantil, o questionário de Perceção de Risco pelos Profissionais e um questionário de dados sociodemográficos e familiares. As famílias em situação de risco apresentaram um perfil psicossocial caracterizado por baixo nível educativo, elevada precariedade económica, profissional e também um nível de médio de risco. Estas famílias evidenciaram índices mais elevados de acontecimentos de vida stressantes com elevado impacto emocional do que as famílias normativas. As famílias em risco reportaram uma necessidade mais elevada e significativa em todos os tipos de apoio do que as famílias normativas, em especial a nível emocional. A idade da criança, o tipo de trabalho, os acontecimentos de vida stressantes e de risco constituíram os preditores mais significativos da saúde mental dos pais. A idade, o sexo da criança e a saúde mental dos pais revelaram-se os preditores mais robustos do bem-estar infantil. Foram discutidos os principais fatores de risco e de proteção, necessidades de apoio e de intervenção a ter em consideração pelos profissionais dos distintos serviços que conduzam à implementação de projetos, programas de intervenção e desenvolvimento de políticas sociais eficazes, com vista à promoção e proteção efetiva da infância e famílias.
- Zebrafish as a model to study brain pathologies associated to mef2c mutations and haploinsufficiencyPublication . Mariano, Sara Isabel Lima Silva Morais; Conceição, Natércia; Vitorino, MartaThe MRD20 syndrome is caused by an haploinsu ciency of the MEF2C gene. This disease causes patients to display mental retardation, absence of speech, limited walking abilities, and is considered one of the main causes of intellectual disability. MEF2C belongs to the MEF2 family of transcription factors, which is crucial for cell development and di erentiation, but unlike other MEF2 proteins, MEF2C is restricted to muscle, brain and spleen. Zebra sh possesses two copies of the mef2c gene: mef2ca and mef2cb, and in this study we used one mutant line for each of the gene. The main concern in this work was to analyse whether zebra sh is able to model mef2c haploinsu ciency using the zebra sh mutants. First, we analysed the syntenic arrangement of the genes surrounding mef2c and concluded that the pattern of neighbouring genes is conserved among di erent species. Following a previous work we investigated the putative binding of Mef2c to mecp2 promoter. However, no e ects were detected in the mecp2 promoter by Mef2ca and Mef2cb, alone or together, suggesting that there may lacking co-factors for this binding to occur. In order to understand if mef2c mutations cause impairment in locomotion or memory, we performed locomotor and learning experiments in zebra sh mutants. The results showed a decrease in coiling activity, an increase in covered distance and activity percentage from mutants to the WT larvae. In the memory tests we found some di erences between mutants and the WT sh. We further explored the expression of putative Mef2c target genes in Mef2c mutant zebra sh using quantitative polymerase chain reaction. Our results suggested that emx1 was highly expressed in mef2cb heterozygous mutants, suggesting an impairment of the telencephalon. These observations suggest that zebra sh Mef2c mutant sh, serve as good animal models to study the mef2c haploinsu ciency.