Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Epigenetic alterations in sepsisPublication . Carrasqueiro, Gabriela Teixeira; Castelo-Branco, Pedro; Binnie, AlexandraSepsis is a life-threatening complication of infection. Typically, a localized infection triggers a systemic inflammatory cascade resulting in widespread organ damage, organ failure, and often death. Of the 31.5 million cases of sepsis worldwide annually, it is estimated that there are 5.3 million deaths (Fleischmann et al., 2016). The pathophysiology of sepsis involves widespread reprogramming of gene expression. Bioinformatic approaches have revealed multiple gene pathways that are activated or inhibited in sepsis (DC Angus and Tom Van der Poll et al., 2013). Epigenetic mechanisms, including histone modifications, DNA methylation, and non-coding RNAs (such as microRNAs, siRNAs, andribosomal RNAs) are master regulators of gene expression in both normal and pathological states. Although there is limited data on epigenetic regulation of sepsis, localized epigenetic changes have been identified in individual genes.However no genome-wide data has yet been published. In this studywe define a number of sepsis-related DNA methylation changes in sepsis-associated genes. We correlate these changes with gene expression and with clinically-relevant outcomes. Finally, we will investigate the mechanisms by which DNA methylation regulates individual gene expression in sepsis.
- A participação social e a relação professor-aluno de alunos com e sem NEE do 1º Ciclo do Ensino Básico: o estudo caso de uma escola do ensino privadoPublication . Lopes, Rodrigo Miguel do Vale; Luísa, CláudiaA inclusão escolar de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma realidade assumida por vários países há vários anos. No entanto parece, ainda, afetar toda a dinâmica social dos vários intervenientes do contexto educativo, sendo, portanto necessário estudar o impacto deste paradigma na dinâmica social. Sabe-se também que a relação professor-aluno é uma das variáveis que afeta a participação social dos alunos, e por essa razão assume especial importância no estudo do tema. Presentemente ainda há escassez de estudos direcionados para a realidade do ensino privado português, cujo contexto socioeconómico mais homogéneo poderá resultar num menor impacto na participação social dos alunos com NEE. Para a realização deste trabalho selecionou-se uma turma de 4ºano duma escola de ensino privado, com 30 alunos (9 e 10 anos), dos quais 27 aceitaram participar no estudo, 4 deles com NEE. Os alunos preencheram um sociograma de aceitações e rejeições para cenários de brincadeira e de trabalho, o questionário de auto-perceção da relação com os pares, e um questionário sociodemográfico. O professor titular respondeu a um questionário para avaliar as competências sociais dos alunos e outro sobre a relação professor-aluno. A caracterização do perfil de funcionalidade dos alunos com NEE foi realizada pelo professor de educação especial. Apesar de terem sido encontradas algumas características diferentes ao nível das competências sociais avaliadas pelo professor, tal não se traduz numa diferença estatisticamente significativa ao nível da participação social, embora alguns dados pareçam indicar que esta é menor nos alunos com NEE. A relação professor-aluno e a perceção da relação com os pares não evidencia diferenças entre alunos com e sem NEE. Atendendo aos resultados conclui-se que os alunos com NEE estão bem incluídos na escola e na turma, revelando padrões de participação social positivos, ainda que com comprometimento de algumas competências sociais.
- Participação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do AlgarvePublication . Monteiro, Hélio Luís da Silva; Anica, AuríziaA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais [NEE] no ensino regular é hoje uma realidade na escola pública portuguesa. Atualmente são valores centrais das políticas educativas o direito ao acesso a uma educação de qualidade e oportunidades equitativas de sucesso e de participação. Com o presente estudo - Participação Social de alunos com Necessidades Educativas Especiais numa escola EB 2/3 do Algarve - pretendemos caraterizar a Participação Social [PS] de alunos com NEE, numa Escola EB 2/3 - do Algarve. A metodologia utilizada no âmbito deste estudo é quantitativa, com um cariz descritivo e exploratório. A recolha de dados foi efetuada através de quatro instrumentos: testes sociométricos, questionários de autoperceção aos alunos, questionário aos Diretores de Turma [DT] e questionário aos Professores de Educação Especial [PEE]. Participam neste estudo oitenta alunos do 7.º ano de escolaridade, cinco DT e três PEE. Os resultados deste estudo indicam que a PS dos alunos com NEE na escola que frequentam é positiva, revelando uma equidade relativa em relação aos seus pares sem NEE, onde todos os alunos usufruem e desenvolvem as mesmas atividades conforme consta no Projeto Educativo da instituição [PE]. No entanto, os níveis evidenciados de PS são ligueiramente inferiores aos seus pares sem NEE, indo ao encontro de estudos realizados no âmbito da PS que defendem que nem todos os alunos com NEE vivenciam experiências negativas em ambiente escolar quanto à sua PS. O estudo revela que os alunos com NEE obtêm perceções positivas em todos os domínios avaliados, apresentam bom desempenho académico, são aceites socialmente pelos colegas de turma, apesar de serem menos populares do que os seus pares sem NEE, e que os alunos com desenvolvimento normotípico têm uma visão positiva face aos colegas com NEE.
