Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-21"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Assistente de direção no grupo KapitalPublication . Carvalho, Ana Eduarda Gomes; Perna, FernandoO presente relatório de estágio, elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Direção e Gestão Hoteleira, pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, analisa reflexivamente o estágio desenvolvido no Grupo Kapital, em Madrid, Espanha. A metodologia adotada foi revisão de literatura, enquadrando o ócio noturno na Indústria de Viagens e Turismo. De seguida, caracteriza-se o grupo e as empresas que o constituem, assim como a sua estrutura organizacional e a estratégia de internacionalização e de negócio adotadas. Durante oito meses, a estagiária, desempenhou a função de assistente de direção, auxiliando nos departamentos de: Recursos Humanos; Financeiro e Logística e Contabilidade. Tendo ainda a oportunidade de observar o funcionamento do departamento Comercial e de Marketing. Descrevendo e analisando as atividades realizadas, pôde sugerir melhorias, as quais, na sua maioria, foram implementadas aquando do desenvolvimento da tarefa. Através desta experiência a estagiária teve a oportunidade de observar o modelo de negócio, numa zona de praia e de cidade, para além de ter conseguido realizar uma análise comparativa, entre Portugal e Espanha, a nível cultural, macroeconómico e fiscal. No estágio o seu objetivo primário foi alcançado, a estagiária desenvolveu hard e soft skills, adquiriu experiência on-the-job e ampliou o horizonte em relação às áreas relacionadas com o mestrado. Outro objetivo de realizar um estágio internacional era aprender com uma cultura distinta, e as diferenças encontradas originaram o capítulo 5. As principais conclusões retiradas da análise comparativa foram que Portugal e Espanha apresentam uma cultura muito similar, a nível macroeconómico Espanha apresenta melhores resultados, segundo os indicadores estudados, e Portugal apresenta uma carga fiscal, nomeadamente, dos impostos indiretos, IVA e IABA, superior.
- Plano de negócios: criação de uma empresa de serviços de apoio domiciliárioPublication . Saleiro, Ana Rita Sancho; Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia; Cardoso, Fernando Manuel FélixA inversão demográfica da população e a tendência do seu agravamento futuro estrangula a capacidade de resposta da Segurança Social, criando uma oportunidade para a criação de respostas privadas. Este Projeto consistiu no desenvolvimento de um plano de negócios com vista à criação de uma empresa privada de prestação de serviços domiciliários, denominada EMPATIA. O plano de negócios apresenta-se como uma oportunidade de aprendizagem sobre o serviço que se vai desenvolver e o segmento de mercado que foca, bem como de reflexão e definição do modelo de negócio. A viabilidade e sustentabilidade da ideia central de negócio é estruturada a partir das análises dos ambientes interno e externo e mediante projeções de resultados, através de instrumentos contabilísticos, como o balanço e a demonstração de resultados e indicadores financeiros. É neste contexto que se define a estrutura humana e o marketing mix da futura empresa. A análise realizada sugere a viabilidade e sustentabilidade do negócio projetado.