Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A contabilidade de gestão no Anantara Vilamoura Algarve ResortPublication . Melo, Jeni Iris Teixeira; Faria, Ana Rita Silva de SerraO presente relatório tem por base um estágio com a duração de oito meses realizado no departamento financeiro do Anantara Vilamoura Algarve Resort, uma unidade hoteleira de cinco estrelas localizada no Algarve. Este teve como principal objetivo relacionar e aplicar, em contexto de trabalho, os conhecimentos teóricos adquiridos durante o primeiro ano do mestrado, particularmente na unidade curricular de Contabilidade Aplicada à Hotelaria, observando em ambiente empresarial a implementação do Uniform System of Accounts for the Lodging Industry (USALI), um sistema contabilístico desenvolvido especificamente para o setor hoteleiro, há mais de 90 anos, aceite e utilizado a nível mundial, verificando em que medida o recente processo de internacionalização da empresa afetou o reporting, designadamente como foram acolhidas as alterações previstas na 11.ª edição, que entrou em vigor em 2015. Para tal, recorreu-se à observação direta de documentos como método de recolha de dados. As principais áreas de atuação do estágio foram no âmbito das funções de Controlo de Custos, Key User e Investimentos, as quais permitiram compreender os processos inerentes à atividade e ter contacto com as demonstrações operacionais da unidade. Verificou-se que os mapas implementados foram elaborados com base no USALI, tendo sido adaptados à estrutura e necessidades específicas do hotel. No entanto, foram observadas algumas diferenças no que respeita à alocação das receitas e dos gastos aos departamentos, as quais estão relacionadas com as políticas da empresa, transversais a todas as unidades hoteleiras internacionais. Concluiu-se que, apesar da maioria das alterações previstas na 11ª edição terem sido implementadas, o Anantara Vilamoura Algarve Resort ainda não reporta, na íntegra, de acordo com o USALI. No entanto, em face das divergências verificadas, estão já a ser efetuadas alterações para que, em 2019, o reporting do hotel esteja em maior consonância com as diretrizes do sistema uniforme.
- Perturbação do espectro do autismo: importância atribuída à intervenção com base na expressão dramáticaPublication . Rodrigues, André Rodrigo; Martins, Maria Helena VenâncioA presente dissertação visa como objetivo geral contribuir para a compreensão da importância que os pais, profissionais e técnicos de saúde com contacto direto com crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) atribuem à intervenção com base na Expressão Dramática. Pretende-se especificamente analisar e compreender os benefícios percecionados pelos pais e técnicos sobre uma intervenção com base na Expressão Dramática na PEA; conhecer o panorama regional na RAM (Região Autónoma da Madeira) referente ao papel da Expressão Dramática e do teatro enquanto forma de terapia complementar às terapias convencionais; analisar a envolvência atual destas crianças e jovens com a expressão artística e verificar se existiram alterações desenvolvimentais, comportamentais ou outras percepcionadas, no caso de participarem em atividades dramáticas há pelo menos 3 meses. O estudo efetuou-se através de uma metodologia exploratória, descritiva com base em inquérito por questionários, constituídos por perguntas abertas e fechadas, nomeadamente para pais de crianças com PEA e outro para profissionais ou técnicos de saúde. As perguntas fechadas foram construídas com base na literatura científica da área, a fim de conhecer as opiniões e percepções dos intervenientes. Os questionários foram entregues em três instituições, nomeadamente a APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira), EB1 Escola Básica do 1º ciclo de S. Martinho e SERARAM (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira). Os pais das crianças com PEA foram contactados através da EB1 Escola Básica do 1º ciclo de S. Martinho e da APPDA, sendo que os profissionais e técnicos de saúde estão distribuídos pelas três instituições. Recorreu-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados recolhidos através nas questões abertas e à análise quantitativa para os resultados obtidos através das questões fechadas. Da análise aos dados obtidos constatou-se que os pais, técnicos e profissionais de saúde concordam ou concordam totalmente com os benefícios da expressão dramática na melhoria dos sintomas, pelo que as crianças aludidas que frequentam atualmente atividades de expressão dramática há pelo menos 3 meses, apresentaram melhorias significativas em áreas como as competências sociais (e.g. comunicação, relacionamento interpessoal), pensamento abstrato e diminuição dos comportamentos depressivos, como o choro e o isolamento.
- O papel da escola na transição dos alunos com NEE para a vida pós-escolarPublication . Veríssimo, Maria da Graça Domingues Custódio; Borges, Maria LeonorO presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em Educação Especial, Domínios Cognitivo e Motor, e tem como título: O Papel da Escola na Transição dos Alunos com NEE para a Vida Pós-Escolar. A inclusão plena de todos os cidadãos é determinada, entre outros fatores, pelo acesso à educação e ao mercado de trabalho, sendo um direito e uma condição para que todos se sintam socialmente úteis e tenham uma vida mais digna e com qualidade. A par da família, a escola exerce uma influência determinante em cada um dos seus alunos, dotando-os não só de competências cognitivas, mas também pessoais e sociais fulcrais para o exercício da vida quotidiana. Deste modo, a escola deve orientar e acompanhar os jovens, ao longo do seu percurso escolar e no processo de transição para a vida pós-escolar, em particular daqueles que apresentam Necessidades Educativas Especiais (NEE) que usufruem de um Programa Educativo Individual (PEI), de Currículo Específico Individual (CEI) e Plano Individual de Transição (PIT). O objetivo deste trabalho de investigação é conhecer, analisar e refletir sobre o papel desempenhado pela escola no processo de transição para a vida pós-escolar dos alunos com NEE, conjeturando-se que as aprendizagens desenvolvidas no ambiente escolar são relevantes para o sucesso pessoal de cada jovem adulto, concorrendo para a sua inserção profissional e para uma participação social ativa, autónoma e crítica. O estudo, de natureza qualitativa, decorreu num agrupamento de escolas, na escola sede, na região do Algarve, cujas turmas do ensino secundário incluíam alunos em fase de transição para a vida pós-escolar, com CEI/PIT. A recolha de dados consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada aplicada individualmente aos professores de educação especial destes alunos e também ao diretor do Agrupamento. Foi ainda aplicado um questionário aos encarregados de educação. Os dados recolhidos, que deram origem ao presente trabalho, permitem-nos constatar que o Agrupamento de escolas procura implementar práticas educativas inclusivas e promotoras de sucesso educativo dos alunos, em contexto escolar e na transição para a vida em sociedade, cumprindo a sua função. Todavia, no fim da escolaridade, estes alunos têm muitas dificuldades em integrar o mercado laboral, concluindo-se que o trabalho realizado na escola não tem continuidade.
- Microbioma bacteriano associado ao sistema digestivo e circulatório do choco (Sepia offcinalis, L.)Publication . Viagem, Leonildo dos Anjo; Fonseca, Filomena; Fuentes, JuanA Sepia officinalis, conhecida por choco (Portugal, Espanha) faz parte do grupo dos cefalópodes, considerados como espécies promissoras para a diversificação na indústria da aquacultura, e são considerados modelos biológicos para investigação, principalmente, na Neurociência e Fisiologia Animal. No entanto, a produção em grande escala tem sido afetada pela inexistência de alternativas nutricionais para a alimentação. Pesquisas que são desenvolvidas para a descoberta de fontes alternativas de nutrição, estão centradas na análise de componentes químicos dos alimentos no crescimento do choco. A microbiota desempenha um papel importante, particularmente no funcionamento do trato digestivo e do sistema imunitário. Através da produção e metabolização de substâncias a microbiota pode influenciar a fisiologia e desenvolvimento do animal. Assim neste trabalho, o objetivo fundamental foi o de obter informações da potencial associação das comunidades bacterianas em diferentes regiões do sistema digestivo do choco: hepatopâncreas, estomago, ceco, intestino, esófago e divertículo assim como no sistema circulatório, nomeadamente na hemolinfa. Um segundo objetivo foi o de verificar o potencial efeito da alimentação/ jejum nas comunidades microbianas, os animais foram amostrados antes e depois da alimentação e extraídos os órgãos do trato digestivo e hemolinfa. Com base na utilização do 16SRNA ribossomal, o DNA das amostras da hemolinfa e das regiões discretas do trato digestivo foram extraídos e amplificados por PCR e as sequências analisadas com ferramentas bioinformáticas. Os resultados indicaram que os animais amostrados antes da alimentação apresentaram maior diversidade em comparação com os animais amostrados após a alimentação, com a família Mycoplasmataceae a representarem o microbioma fundamental, e as famílias Oxalobacteriaceae e Burkholderaceae o microbioma raro. A hemolinfa foi o local de maior diversidade e o esófago apresentou a maior diversidade no trato digestivo. No seu conjunto, o estudo mostrou diferenças individuais em termos de composição e diversidade taxonómica do microbioma. A utilização desta diversidade na microbiota poderá vir a ser importante como índice de bem-estar animal e para o desenvolvimento de dietas comerciais para a aquacultura da espécie.