Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Empresas Pet-Friendly: efeitos na perceção de responsabilidade social e comprometimento organizacionalPublication . Esperança , Juliana Teresa Belo do Carmo; Sousa, CátiaA presença de animais nas organizações é um tema que tem vindo a ganhar importância nos últimos anos. Sendo as empresas um “mundo” em constante evolução e inovação, e de modo a acompanharem as tendências dos seus stakeholders, esta investigação tem como objetivo analisar o impacto que a implementação de práticas associadas à presença de animais de estimação no local de trabalho tem em variáveis como a perceção de responsabilidade social e comprometimento organizacional, tendo como variável mediadora as atitudes face aos animais. Com uma amostra de 177 participantes, dos quais 78% (n = 138) são do género feminino e 22% (n = 39) são do género masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos (M = 38.56; DP = 12.11), os resultados mostram que a presença de animais no local de trabalho tem um impacto positivo na perceção de responsabilidade social e no comprometimento organizacional dos colaboradores. Os locais de trabalho são hoje caracterizados por um clima de tensão e stresse, pelo que a promoção de ambientes de trabalho saudáveis se reveste de extrema importância, nomeadamente para a gestão de recursos humanos.
- Diversidade cultural nas organizações: a gestão de recursos humanos e as práticas de integraçãoPublication . Pinheiro, Tânia Isabel; Sousa, CátiaA diversidade cultural é hoje uma realidade inegável, o que levanta uma série de desafios a todas as organizações. O principal objetivo deste estudo é delimitar e identificar que tipo de práticas e estratégias são adotadas por parte das organizações com vista à integração dos imigrantes, quais as principais dificuldades de ajustamento dos imigrantes, assim como observar o efeito da inteligência cultural no ajustamento sociocultural dos imigrantes. Através de 30 entrevistas a imigrantes e a 10 Diretores de Recursos Humanos, os resultados mostram que embora os imigrantes afirmem sentirem-se integrados, as práticas adotadas pelas organizações são escassas e as principais dificuldades sentidas dizem respeito ao ajustamento em geral e ao processo comunicativo. Foi também possível observar que a inteligência cultural se apresenta como uma forte preditora do ajustamento sociocultural. Entender de que forma os imigrantes são recebidos, acolhidos e integrados pela entidade patronal bem como pelos colegas de trabalho é um tema que se reveste de elevada pertinência, nomeadamente para uma melhoria dos processos de gestão de recursos humanos.
- Gestão de carreiras: o caso dos imigrantesPublication . Aleixo, Jaqueline Isabel Pereira; Sousa, CátiaO aumento de diversidade cultural e multiculturalismo tem vindo a operar uma mudança nos processos organizacionais. Assim, a necessidade de gerir uma força de trabalho multiétnica e multicultural, e a aplicação de práticas de Gestão de Recursos Humanos que contemplem as diferenças culturais do seu capital humano, tem-se revelado um desafio para as organizações de hoje. Dado o aumento da diversidade cultural nas organizações, este estudo tem como principais objetivos identificar que tipo de práticas e estratégias são adotadas por parte das organizações com vista à integração dos imigrantes e à gestão das suas carreiras, a sua perceção sobre o processo de integração em Portugal, bem como as suas principais dificuldades de ajustamento, a perceção de discriminação e a satisfação com a carreira. Através de uma amostra de 30 imigrantes e 5 diretores de recursos humanos, os resultados mostram pouco investimento na gestão de carreiras, bem como em práticas de integração direcionadas para os imigrantes. De um modo geral, estes encontram-se pouco satisfeitos com a sua carreira, mas evidenciam a ausência de atitudes discriminatórias. A identificação destas práticas e perceções permitirá entender a realidade organizacional, as principais dificuldades e problemas sentidos pelos imigrantes, tendo em vista o delineamento de estratégias de GRH mais favoráveis e facilitadoras relativamente à gestão de carreiras de imigrantes.