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- A prática de Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefíciosPublication . Serra, Sofia Neto; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Vieira, Luís SérgioO presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2017/2018, num jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Loulé. No grupo observaram-se diversos comportamentos por parte das crianças que nos despertaram a atenção: dificuldades em partilhar, cooperar e agir em equipa, em aceitar a separação dos seus familiares e também em ouvir e aceitar as opiniões por parte de outras crianças e adultos. Demonstraram, também, dificuldades no seu nível de concentração e atenção pelos momentos do seu dia, o que justificou a pertinência de proporcionarmos atividades de Yoga com o intuito de responder às necessidades e interesses das crianças. A investigação decorreu com um grupo de 20 crianças, dividido em dois subgrupos: um constituído por 12 crianças, que usufruiu de 12 sessões de Yoga no decorrer do mês de novembro, assumido como o grupo experimental; outro grupo de 8 crianças que não usufruiu das sessões de Yoga. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujas técnicas utilizadas para a recolha de dados foram: observação direta, notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e ainda os inquéritos por entrevista às crianças e à orientadora cooperante. A análise dos dados recolhidos sugere-nos que as sessões de Yoga são possíveis de serem concretizadas em contexto de educação pré-escolar com crianças de 3 e 4 anos, tendo promovido alterações nos comportamentos das crianças ao longo da sua rotina, revelando ganhos: na gestão das suas emoções; na valorização do outro; na cooperação e na partilha; no estabelecimento de relações positivas entre elas; e na harmonia no grupo, além do interesse que as crianças demonstraram pela prática de Yoga.
- Estudo e desenvolvimento de edifícios com baixos níveis de emissões aplicado a um Campus UniversitárioPublication . Sousa, António Fernando Marques de; Conceição, E. Z. E.Neste trabalho pretende-se estudar o desenvolvimento de diferentes técnicas que permitam reduzir os níveis de emissões de um conjunto de seis edifícios de um campus universitário, com o objetivo de os aproximar do conceito de NZEB. Foi realizado um trabalho de carácter numérico, com um programa que determina a resposta dinâmica de edifícios com topologia complexa. Avaliaram-se sete possíveis soluções, nomeadamente, com os sistemas AVAC desligados, com três diferentes sistemas de controlo AVAC de verão e de inverno, e três sistemas com superfícies radiantes alimentados por bombas de calor geotérmicas, de verão, e coletores solares térmicos, de inverno. Foram simulados sistemas de controlo baseados no índice PMV, no índice aPMV e na temperatura preferida dos ocupantes. A qualidade do ar interior foi avaliada através da concentração de dióxido de carbono no ar, e comparadas as condições de conforto térmico dos ocupantes proporcionadas por todos os sistemas descritos, pela análise da evolução do índice PMV e das horas de desconforto térmico, por frio, por calor, e pela qualidade do ar interior. Foi ainda calculado o consumo de energia associado a cada sistema de controlo AVAC e os resultados comparados em função de dados experimentais disponíveis. Foi estudada a correlação entre consumos e radiação solar incidente nas janelas. O potencial de produção de energia solar fotovoltaica foi avaliado numericamente, de acordo com as áreas disponíveis nas coberturas dos edifícios, com base nos valores de irradiância solar e de temperatura ambiente e nos parâmetros elétricos dos painéis.