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- Estudo do padrão de prescrição de antidiabéticos numa amostra de utentes com Diabetes Mellitus em farmácia comunitáriaPublication . Rodrigues, Pedro Manuel Padrão Teixeira; Condinho, Mónica Sofia LealA Diabetes Mellitus (DM) é considerada, pelos líderes mundiais, uma das quatro doenças crónicas cujo tratamento é prioritário. A prevalência mundial quase duplicou desde 1980, passando de 4,7% a 8,5% na população adulta. Em Portugal, estima-se que a DM afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença. Este trabalho tem como objetivo principal estudar o padrão de prescrição de antidiabéticos numa amostra de utentes com DM frequentadores da farmácia comunitária de forma a avaliar a concordância do padrão de prescrição com as recomendações nacionais e internacionais. Pretende-se também perspetivar as possibilidades de intervenção do farmacêutico no contexto do tratamento da DM. Aplicação de um questionário, elaborado para o efeito, a uma amostra de diabéticos, selecionados de forma oportunística, durante o atendimento na farmácia Ribeiro Soares. O consentimento informado dos participantes foi salvaguardado. Os dados foram tratados e analisados com recurso ao Microsoft Excel. Durante 3 meses, abordaram-se 119 pessoas, sendo que apenas 30 aceitaram entrar no estudo. A amostra era maioritariamente composta por idosos polimedicados, sendo 27 diabéticos do tipo 2. Relativamente à terapêutica, esta era maioritariamente composta por antidiabéticos orais, sendo a Biguanida a classe farmacológica mais utilizada. Dos 18 utentes que apresentaram análises laboratoriais 10 apresentavam valores de HbA1c inferiores a 7%. Quando comparados com as guidelines da ADA (2018), de uma forma geral, 64% dos utentes não apresentaram perfis farmacoterapêuticos em concordância com a mesma. Relativamente à comparação com a guideline da EASD/ADA (2015), 57% dos utentes não estavam de acordo com as recomendações desta guideline. Concluiu-se que o padrão de prescrição de antidiabéticos não parece estar de acordo com as guidelines em vigor no momento do estudo, para a maioria dos utentes. Acredita-se que o farmacêutico pode dar um contributo importante para a melhoria do estado de saúde dos indivíduos com diabetes.
- A construção colaborativa da comunicação das marcas nas redes sociais: engajamento, interação e literacia dos mediaPublication . Americano, Letícia Barbosa Torres; Tavares, Mirian; Caravela, Gabriela Borges MartinsA tese tem como foco investigar de que maneira as competências mediáticas e digitais dos indivíduos são mobilizadas para a construção colaborativa das mensagens mercadológicas nas redes sociais da internet, diante do ecossistema comunicativo do século XXI. Parte-se da fundamentação no campo da literacia dos media, na perspectiva de inserir o problema no contexto de uma educação para a comunicação, que vise promover a cidadania. As inovações tecnológicas provocaram mudanças drásticas na relação dos seres humanos com os meios, resultando em oportunidades e desafios ao acesso, à participação criativa e à reflexão crítica, que exigem novas abordagens de pesquisa e de ações formativas. O universo do consumo e do marketing, do qual as marcas representam o elo mais forte de ligação com as pessoas, está incluído nesse processo de transformação. As empresas progressivamente adaptam suas estratégias persuasivas ao novo entorno mediático. A publicidade e as demais modalidades de comunicação com o mercado são planejadas para proporcionar cada vez mais interação e o papel do consumidor transmuta de simples audiência para colaborador ativo das ações. Engajar o público tornou-se essencial para a área. As redes sociais - e os mecanismos que disponibilizam aos usuários - são um dos ambientes mais propícios para impulsionar a participação. Com o objetivo de compreender essa nova dinâmica mercadológica, o nosso estudo, de inspiração netnográfica, imergiu nas páginas oficiais de cinco marcas de bebidas alcóolicas no Facebook, no Instagram e no Twitter. São elas: as brasileiras Cachaça 51, Catuaba Selvagem e Skol; e as portuguesas Licor Beirão e Super Bock. O período de coleta dos dados foi entre os meses de agosto de 2017 e fevereiro de 2018, quando todos os posts inseridos, bem como todas as interações executadas, foram observados, catalogados e arquivados. O fenômeno é analisado através de três dimensões, concebidas com o objetivo de examiná-lo por ângulos de visão diferenciados - mas convergentes -, ou seja, Processos de Interação e Engajamento, Mensagem da Comunicação Mercadológica e Ideologia, Ética e Cidadania.
- A primeira exposição que mudou o rumo das Artes Plásticas em PortugalPublication . Mesquita, José Carlos VilhenaA primeira exposição de arte, com caráter público, ocorreu em Lisboa em 1888. Trata-se da primeira mostra de artes plásticas de porta aberta, isto é, de livre acesso a todos os cidadãos, e destinada a vender as obras expostas. Teve lugar no salão do «Correio da Noite», um popular órgão da imprensa lisboeta, afeto ao Partido Progressista, representativo da esquerda eleitoral, e herdeiro das ideias setembristas. O seu fundador, o notável jornalista e homem de letras, Emídio Navarro, grande apreciador da beleza e da criação artística, teve a iniciativa de promover a realização da primeira exposição pública de artes plásticas em Portugal. O local escolhido foi o salão nobre do jornal que dirigia, então sediado na rua de S. Francisco, hoje designada por rua Ivens, em Lisboa.