Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-16"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Potencial da 2-deoxy-D-glucose como agente terapêutico no melanoma - revisão sistemáticaPublication . Campelo, Ana Margarida Bonixe; Coelho, Ana Luísa De SousaO melanoma maligno é um cancro agressivo e, por esse motivo, apresenta uma grande tendência para ocorrência de metástases na fase inicial da doença. Neste caso, as opções de tratamento são limitadas e existe ainda uma grande necessidade de desenvolver estratégias adicionais para otimizar a resposta terapêutica, tais como a descoberta de novos fármacos ou redirecionamento de moléculas já existentes. Segundo o “Efeito Warburg”, as células cancerígenas, mesmo em condições aeróbias, preferem o metabolismo glicolítico para produção de ATP, ao invés da via da fosforilação oxidativa. Uma vez que, a molécula 2-deoxy-D-glucose é um análogo da glucose com potencial na inibição da glicólise, sendo capaz de conduzir as células cancerígenas à apoptose, quando isolada ou em combinação, esta molécula representa um promissor agente anticancerígeno. O foco desta monografia foi avaliar o potencial terapêutico da molécula 2-deoxy-D-glucose no tratamento do melanoma, elaborando a primeira revisão sistemática que teve como principal objetivo a recolha e análise de toda a informação existente acerca deste tema. Em primeiro lugar foi estabelecida a questão de investigação e elaborado o protocolo de investigação onde foram definidos os critérios de inclusão e exclusão, os termos de pesquisa e as bases de dados a utilizar. Foram incluídos 17 estudos publicados entre 1998 e 2019. A 2-deoxy-D-glucose demonstrou aumentar principalmente o stress do retículo endoplasmático e autofagia e inibir a glicólise, proliferação, migração e invasão celular, bem como diminuir a viabilidade celular. Foi capaz de potenciar o efeito dos agentes terapêuticos N-dodecilimidazol, cisplatina, imiquimod, TRAIL, coronatina e metiljasmonato. A 2-deoxy-D-glucose apresenta potencial anticancerígeno, no entanto a sua combinação com outros agentes terapêuticos contribui para um maior sucesso no tratamento do melanoma.
- Impacto dos comportamentos suicidários dos jovens nos seus familiaresPublication . Raposo, Inês Oliveira; Brás, MartaOs comportamentos autolesivos (CAL) e tentativas de suicídio (TS) dos jovens constituem um enorme problema de saúde pública, que afeta os jovens e as suas famílias. Porém, os estudos empíricos que avaliem a experiência das suas famílias são escassos e de natureza maioritariamente qualitativa. A presente investigação propõe-se a avaliar o impacto dos CAL ou TS dos jovens nos seus familiares e comparar o ambiente familiar entre famílias de jovens com CAL ou TS e famílias de jovens sem CAL ou TS. Participaram neste estudo 138 familiares: 29 de jovens com CAL ou TS e 109 de jovens sem CAL ou TS. Foram analisadas as explicações atribuídas pelos familiares aos CAL ou TS dos jovens, os efeitos nas diferentes dimensões de vida, as dificuldades sentidas, a comunicação e os recursos. Foram ainda avaliados os níveis de ansiedade, depressão e stresse, de satisfação com o suporte social e de emoção expressa em ambos os grupos de familiares Os resultados indicam que os familiares consideram que os jovens adotam CAL ou TS como forma de expressar emoções intensas. Referem ter sentido a sua vida geral e saúde mental afetadas e ainda que os níveis de ansiedade na família aumentam devido aos CAL ou TS dos jovens. Manifestam falta de apoio dos serviços de saúde, de orientações sobre como agir e dificuldades em gerir a vigilância sobre o jovem. As famílias de jovens com CAL ou TS apresentam maiores níveis de depressão e stresse, enquanto as famílias de jovens sem CAL ou TS apresentam níveis mais elevados de ansiedade, de satisfação com o suporte social e de emoção expressa. Estes resultados corroboram que os CAL ou TS dos jovens causam sérias repercussões na vida dos seus familiares e reforçam a necessidade de intervenção e apoio para com estas famílias.
- Degradation studies of widely used pharmaceutical compounds by heterogeneous photocatalysis and bacterial communities and isolatesPublication . Palma, Tânia Cristina da Luz; Costa, Maria ClaraThe present thesis was focused on degradation studies of five extensively and globally used pharmaceutical compounds: chloramphenicol, paracetamol, fluoxetine and 17α-ethynilestradiol which are considered emerging pollutants that enter in the environment due to its inefficient removal by the conventional wastewater treatments plants. Photodegradation and biodegradation assays were realized. The photodegradation of chloramphenicol and paracetamol was successfully performed by heterogeneous photocatalysis using PbS/TiO2 nanocomposites, as catalysts, which were synthesized using biological sulphide produced by sulphate reducing bacteria in batch cultures. Although photodegradation demonstrated to be a faster process, biodegradation is preferable since it occurs without the use of external compounds, such as catalysts, using only the microorganisms already present in the environment. Communities and bacterial isolates with ability to remove and use these drugs as unique carbon sources were obtained using sludge collected from an oxidation ditch and a lagoon system of WWTPs. An initial aerobic bacterial community suffered a shift to favor the genera Pseudomonas sp; Flavobacterium, Dokdonella and Methylophilus which displayed high efficiency in removing 50 mg/L paracetamol as sole carbon source and are described for the first time as paracetamol degraders. Bacteria capable of effectively biodegrade paracetamol were isolated in aerobic conditions, suggesting for the first time that members of “Bacillus cereus group”, [Brevibacterium] frigoritolerans, Corynebacterium nuruki and Enterococcus faecium can use paracetamol as carbon source, whereas the isolates obtained for fluoxetine and 17α-ethynilestradiol only partially removed these drugs. An anaerobic consortium which was able to degrade 20 mg/L of FLX, as unique carbon source, to values below the limit of detection was obtained. The final consortium was mainly composed by genera vadinBC27 wastewater-sludge group, Macellibacteroidetes, Dethiosulfovibrio, Bacteroides, Tolumonas, Sulfuricurvum, f_Enterobacteriaceae_OTU_18, which are for the first time assumed as FLX biodegraders. In the biodegradation of 20 mg/L FLX, a possible metabolite, 2,3-dimethyl-5-(trifluoromethyl) benzene-1,4-diol, was detected after 28 of assay. Several attempts to optimize an aerobic granular system were performed to degrade ibuprofen. This process is still ongoing.
- O contributo do design de comunicação no desenvolvimento da imagem institucional: caso de estudo do Gabinete de Comunicação e Protocolo da UAlg em contexto de estágioPublication . Moscaliova, Vladislava; Lacerda, António; Caeiro, MariaEste relatório tem como principal objetivo perceber de que modo o design de comunicação contribui para o desenvolvimento da imagem institucional, através do estágio. A realização de um estágio, permite-nos o contacto com o mundo do trabalho. Além de que existem aspetos que diferenciam o estágio das possibilidades de projeto e dissertação: a carga horária estabelecida, as exigências, a necessidade de adaptação ao meio profissional, a utilização e desenvolvimento de competências informáticas (novos softwares e programas), o contacto com profissionais de diferentes áreas de trabalho e a aquisição de uma linguagem institucional e/ ou corporativa. Nesta investigação é aplicada a metodologia de observação participante e é explorado o processo de criação da identidade, bem como os casos de estudo das outras universidades. Através da metodologia de observação participante, torna-se possível analisar as situações de forma constante, pois a pessoa que o analisa pode intervir de forma “não intrusiva”, e de modo a reduzir a variabilidade residual, nomeadamente a repressão de emoções extravasadas ou comportamentos efetuados, bem como a artificialidade dos mesmos. Através desta metodologia consegui obter alguns dados e fazer entrevistas, tudo isso de uma forma orgânica e fluida. Assim, para validar o meu objetivo, abordei inúmeros funcionários/ estudantes/ professores, para saber a opinião sobre a importância da imagem institucional. Após recolher todos os dados, utilizarei o processo criativo e analisar os casos de estudo, a reflexão dos mesmos levou-me a compreender o quão importante é o contributo do design de comunicação no desenvolvimento de uma imagem institucional.
- Microplastic contamination in Guadeloupe fishes at different trophic levelsPublication . Choquet, Victor Adrien Daniel; Galego, Ludovina; Estévez, Beatriz GullónThe depletion of fossil fuels and their heavy polluting nature (…)
- Prescrição off-label da gabapentinaPublication . Marques, Maria Mira Santana; Serralheiro, Ana Isabel AzevedoA utilização off-label de fármacos é uma prática habitual a nível mundial. Esta define-se como uma utilização de medicamentos em indicações terapêuticas diferentes daquelas para os quais obtiveram aprovação pelas autoridades reguladoras aquando da sua autorização de introdução no mercado. Apresenta maior prevalência nas áreas de pediatria e psiquiatria, uma vez que estes demonstram ser os grupos mais restritos em termos de aplicação de terapêuticas farmacológicas. Em particular, na psiquiatria parece ser recorrente a prescrição em regime off-label da classe farmacoterapêutica anticonvulsivante. A gabapentina enquadra-se nessa classe, demonstrando ser um fármaco aplicado em diferentes condições patológicas que envolvem o sistema nervoso. Numa fase inicial, esta molécula foi unicamente autorizada para doentes com epilepsia, tendo como principal objetivo o controlo adequado das suas crises. Com o decorrer dos anos, tal como a ciência, a experiência profissional de médicos psiquiatras e neurologistas também evoluiu, fazendo com que a gabapentina começasse a ser utilizada para outras patologias, como é o caso da ansiedade, depressão e distúrbios bipolares. Esta molécula evidenciou ser uma alternativa válida às terapêuticas que já não demonstravam ter efeitos benéficos para estas patologias, constituindo igualmente uma opção na abordagem farmacológica da dor, permitindo contornar uma das classes farmacológicas que maior habituação causa, os opióides. Tal como a gabapentina, existem outros fármacos que são prescritos em modo off-label, sendo este um tema controverso pelas consequências que poderá ter ao nível da saúde dos doentes e da sociedade em geral, frequentemente descurado tanto pela comunidade científica como pela indústria farmacêutica.
- Características psicométricas da escala brief cope numa amostra de famílias portuguesas em risco psicossocialPublication . Emídio, Márcia Liliana da Silva; Nunes, CristinaAs famílias em risco psicossocial estão muitas vezes expostas a situações de risco, podendo aumentar os níveis de stresse e, consequentemente, adotar estratégias de enfrentamento desajustadas ou inadequadas. Assim, dispor de instrumentos validados e adaptados a este grupo que avaliem as estratégias e estilos de enfrentamento (coping), é de suma importância tanto para avaliar o contexto familiar como para implementar programas de intervenção. A presente investigação teve como objetivo analisar as características psicométricas, a estrutura fatorial do instrumento Brief COPE e a validade de critério com outras medidas do funcionamento familiar (FACES, PSI-SF) numa amostra constituída por 116 pais de crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 13 anos, residentes no Algarve. Para validar a estrutura fatorial do Brief COPE foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória (AFC), encontrando um modelo ajustado composto por uma solução final de 14 fatores com um total de 28 itens, semelhante à proposta pelos autores da escala. Os resultados sugerem que a escala Brief COPE possui boas capacidades psicométricas, com níveis de consistência interna e fiabilidade satisfatórios, sendo válido para ser utilizado com as famílias em risco psicossocial.
- A experiência do consumidor através dos Touchpoints: o caso do grupo Luna Hotels & ResortsPublication . Magalhães, António José Carvalho; Renda, Ana Isabel da Silva Aço; Matos, NélsonO presente relatório descreve e analisa reflexivamente o estágio realizado no grupo Luna Hotels & Resorts entre setembro de 2019 e abril de 2020, com vista à conclusão do Mestrado em Turismo, ramo de Marketing Turístico, na Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O estágio foi desenvolvido no departamento de marketing, tendo sido incluído na equipa como estagiário participando ativamente nas decisões e ações da equipa. O objetivo principal do estágio para o estagiário centra-se na aquisição e aplicação de conhecimentos referentes à área do marketing digital, com especial atenção, para as redes sociais através do planeamento, implementação e avaliação de estratégias com foco na experiência do consumidor com o propósito melhorar e avaliar a experiência do cliente, implementando medidas de melhoria na gestão dessas plataformas e verificando posteriormente o resultado alcançado para a empresa. No relatório é apresentada uma caraterização do departamento onde decorreu o estágio e, uma revisão de literatura sobre a experiência do consumidor. A caracterização do grupo Luna Hotels & Resorts será feita e as funções desempenhadas e projetos desenvolvidos serão descritos. No que respeita à realidade do grupo em causa, verifica-se que as práticas inerentes à sua estratégia de marketing e comunicação são levadas a cabo de forma estratégica. Não obstante, verifica-se que tais estratégias são ainda muito tradicionais, uma vez que o grupo demonstra pouca abertura para uma estratégia de marketing digital, sendo essa uma das suas principais lacunas.
- Domestication of the green seaweed Ulva ohnoi aka `sea lettuce´ for Biofloc effluent bioremediationPublication . McGovern, Malachy; Mata, Leonardo; Hayashi, LeilaThe green macro algae Ulva spp. (Chlorophyta) is being increasingly used in Integrated Multitrophic Aquaculture (IMTA) due to its rapid growth rate and efficiency in the sequestration of excess nutrients. This study tested and evaluated the growth performance of Ulva ohnoi in various concentrations of marine shrimp biofloc effluent (Litopenaeus vannamei). In the first growth experiment, 29mm Ulva discs were cultivated in 1L flasks containing biofloc effluent at 25% [BFT25], 50% [BFT50], 75% [BFT75] and 100% [BFT100] and compared to a seawater control containing 8mL von Stosch standard solution per litre [VS8]. The mean specific growth rates (SGR) after 3 weeks cultivation were [VS8]: 13.14% per day-1 , [BFT25]: 13.63% per day-1, [BFT50]: 14.08% per day-1, [BFT75]: 13.85% per day-1 and [BFT100]: 12.96% per day. From week 3 to week 4, the treatments [BFT25] and [BFT50] showed no growth whilst plants in [BFT75] and [BFT100] treatments continued to grow at a reduced rate of 2.45% per day-1 and 3.35% per day-1 respectively, which was not significantly different from the [VS8] control at 1.71 % per day-1 (p>0.05). The results indicate that the higher nutrient budgets of [BFT75] and [BFT100] continued to support algal growth at higher stocking densities by attenuating the effects of self-shading and stress, demonstrating similar performance to a formulated high-nutrient solution (von Stosch). In the second growth experiment, 19mm discs were cultivated in 1L flasks containing 25% [BF25], 50% [BF50], 75% [BF75] and 100% [BF100] biofloc effluent and compared to a seawater only control [FSW] and a second seawater control containing 10mL von Stosch standard solution per litre [VS10]. During week 1, the [BF75] demonstrated the highest mean specific growth rate (SGRmax) of 25.49 ± 3.23 % per day-1 which was significantly higher that the [FSW] control (p<0.05) and the highest observed growth rate of the study. At the end of the 4 week experiment no significant difference in growth rates was observed between plants in the biofloc treatment groups (p>0.05). During experiment 2, [BF50] reduced levels of TAN by 71.3% in week 1 and by 24.83% in week 2. Nitrite was reduced by 42.73% in week 1 and 28.38% in week 2. Nitrate was reduced by 13.98% in week 1 and 33.3% in week 2. Phosphate was reduced by 13.98% in week 1 and 52.63% in week 2. The results indicate the species’ preference for TAN over nitrate however the study found that sporulation events can release TAN into the medium which has implications for biofilter efficiency and bioremediation. In the sporulation experiment, 5mm Ulva ohnoi discs were excised from a plant acclimatized in FSW enriched with 10mL/L von Stosch (VS10). The discs were placed in petri dishes containing 15 mL of FSW and then subjected to 4⁰C cold shock for [10 mins], [20 min], [1 hour] and [2 hours]. A control treatment was given no cold shock and placed in FSW [FSW control] and a second control was given no cold shock and placed in fresh VS10 medium [VS10 control]. Combined 4°C cold shock [2 hours] and low nutrient shock proved highly effective at inducing a mean rate of sporulation of 90% after 5 days. However, this was not significantly different from low nutrient shock alone (i.e. transfer from VS10 to standard FSW [FSW control]) which caused a mean reproductive output of 76.66% (p>0.05). The results suggest that cold shock treatment is not financially viable however further experiments with plants taken from cultivation in [BF50] or [BF75] are recommended.
- A empatia e a (in)sensibilidade ao sofrimentoPublication . Correia, Leonor Portela Tomás; Martins, Ana Teresa; Faísca, LuísDe acordo com a literatura consultada, são escassos e mistos os estudos que testam a sensibilidade ao sofrimento do outro com recurso a medidas implícitas (visualização ou audição de estímulos violentos com registo psicofisiológico). O uso destas medidas parece ganhar especial destaque no estudo da empatia ao constituir-se um complemento importante aos instrumentos de autorrelato. Neste contexto, tivemos como objetivo avaliar a reação psicofisiológica face à exposição a estímulos violentos e perceber também se a empatia se associava a diferentes níveis de intensidade da resposta emocional face a esses mesmos estímulos. Para o efeito, foram avaliados 35 estudantes universitários (25 mulheres e 10 homens), com idades entre os 18 e os 40 anos, quanto ao seu nível de empatia (IRI; Limpo, Alvez, & Castro, 2010) e expostos a duas tarefas experimentais (auditiva e visual). No final, foi utilizado o Self-Assessment Manikin (SAM) (Yang et al., 2018), como forma de avaliar a reação explícita emocional. Os nossos principais resultados sugerem um aumento de intensidade emocional face aos estímulos violentos, de forma mais marcada na tarefa auditiva. Observámos também que a empatia se associa a uma maior sensibilidade (expressa pelas medidas explícitas e implícitas) às situações de violência