Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Structure and IR Spectra of 3(5)-Aminopyrazoles and UV-induced tautomerization in argon matrixPublication . Secrieru, Alina; Lopes, Susy; Cristiano, Maria L. S.; Fausto, RuiThe prototropic tautomerism in 3(5)-aminopyrazoles was investigated by matrix isolation infrared (IR) spectroscopy, supported by DFT(B3LYP)/6-311++G(d,p) calculations. In consonance with the experimental data, the calculations predict tautomer 3-aminopyrazole (3AP) to be more stable than the 5-aminopyrazole (5AP) tautomer (calculated energy difference: 10.7 kJ mol−1 ; Gibbs free energy difference: 9.8 kJ mol−1 ). The obtained matrix isolation IR spectra (in both argon and xenon matrices) were interpreted, and the observed bands were assigned to the tautomeric forms with help of vibrational calculations carried out at both harmonic and anharmonic levels. The matrix-isolated compound (in argon matrix) was then subjected to in situ broadband UV irradiation (λ > 235 nm), and the UV-induced transformations were followed by IR spectroscopy. Phototautomerization of the 3AP tautomer into the 5AP form was observed as the strongly prevalent reaction.
- Eficiência na gestão de recursos de enfermagem em caso de ausência de longa duraçãoPublication . Fernandes, Vasco Manuel Bernardo Galguinho Rosinha; Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia; Cardoso, Fernando Manuel FélixQuando se fala em gestão de cuidados de saúde não nos podemos afastar das limitações às ações dos gestores. Existem fatores, como por exemplo, o absentismo, que comprometem a eficácia dessa gestão gerando consequências que podem atingir dimensões preocupantes. No fundo, quando falamos de gestão de cuidados de saúde, estamos a falar de vidas humanas. É, por isso, de extrema importância, compreender e interpretar o fenómeno do absentismo entre profissionais de saúde, de forma a gerir este recurso de forma mais eficaz e eficiente, tendo em conta a conjuntura com as maiores ou menores dificuldades que gera. Na classe de enfermagem, sendo a maior classe do sistema nacional de saúde, o absentismo tem um impacto significativo com consequências evidentes para a prática de cuidados de saúde. Diariamente os gestores deparam-se com o problema do absentismo e diariamente têm de ser “criativos”, inventando formas de ultrapassar essa situação. No entanto, quando se fala de ausências de longa duração, as estratégias têm de ser pensadas e equacionadas de outra forma. Neste trabalho de investigação estudou-se o comportamento e caracterização das ausências de longa duração entre os profissionais de enfermagem desde novembro de 2012 a maio de 2017 na Unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve. A partir dos resultados obtidos foram apresentadas estratégias para a sua gestão, tendo sempre em vista a manutenção dos mais altos níveis de qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde.
- Implementação da meditação criativa em contexto de jardim de infânciaPublication . Rodrigues, Cláudia Sofia Lima; Vieira, Luís SérgioEsta investigação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, no ano letivo de 2020-2021, num jardim de infância localizado no concelho de Faro, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Assim sendo, o objetivo da investigação foi promover o contributo da implementação de práticas de meditação criativa, de modo a observar, a mudança de comportamentos da criança ao nível da atenção e da concentração. Este estudo é de natureza qualitativa e na recolha de dados foram utilizadas as técnicas de: observação direta e participante, observação indireta nomeadamente, gravações de vídeo, fotografias e áudio gravação, notas de campo, inquérito por questionário aos(às) encarregados(às) de educação e inquérito por entrevista à educadora cooperante. A aplicação do estudo careceu de alterações e adaptações, decorrentes dos constrangimentos associados à epidemia do SARS-CoV-2. Depois de todas as mudanças, receios, medos e incertezas existenciais, fizeram com que a investigadora quisesse introduzir e explorar a temática da meditação de uma forma criativa, lúdica e original, optando assim, por eleger a meditação criativa como ferramenta essencial aplicada ao interesse e necessidade do grupo em questão. Desta forma, foram realizadas oito sessões de meditação criativa em modo remoto. Durante este período a participação foi variável, de 9 a 18 crianças. Após serem analisadas as evidências e os dados recolhidos, concluiu-se ser viável executar sessões de meditação criativa com crianças, independentemente da realização em modo remoto. Ainda que, não tendo promovido alterações significativas nos comportamentos, registram-se mudanças na atenção e na concentração do grupo, bem como, é de realçar o interesse, a participação e a adesão das crianças às tarefas, mesmo que realizadas a distância e fora da sala de atividades.