Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Didáctica del podcast en el programa PMAR. Una experiencia de aula en la Comunidad de MadridPublication . González Conde, María Julia; Prieto González, Hugo; Gil, Francisco BaptistaEste artículo desarrolla un análisis de tipo experimental, transversal y descriptivo en el que se plantea la ‘didáctica del podcast’. Cuenta con una estructura monográfica de acuerdo con la contextualización, diagnóstico y justificación de un proyecto educativo, como una posible solución práctica a un problema real en alumnos de 2º de Secundaria, acogidos a PMAR (Programa de Mejora del Aprendizaje y del Rendimiento) y matriculados en un Instituto de Educación Secundaria de la Comunidad de Madrid (España). Un programa oficial que se concibe como una medida de atención a la diversidad, con una metodología y programación académica específica. Para ello, se optó por una investigación cualitativa, de acción participativa y dialógica, que tiene como base las perspectivas y acciones de los participantes a través del sistema podcasting. Esto ayudó a comprender y profundizar en el fenómeno específico de este estudio, cuyo fin es presentar un análisis de resultados y una serie de conclusiones. Se emprendió para ello un proceso práctico desarrollado con estos estudiantes, en el ámbito sociolingüístico, que nos permita determinar sus avances cognitivos y emocionales, y en qué medida los docentes utilizamos materiales didácticos innovadores, como estrategia lúdica, adecuada, en el proceso de enseñanza-aprendizaje.
- O património espeleo-arqueológico do Algarve: inventariação, caracterização e salvaguarda de cavidades cársicas com potencial arqueológicoPublication . Regala, Frederico José Tátá dos Anjos; Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira Ferreira; Veiga-Pires, C.No presente trabalho procedeu-se à compilação, tanto quanto possível exaustiva, da informação existente sobre as grutas rochosas naturais do Algarve e à caracterização patrimonial de um conjunto de 135 cavidades. É proposto um modelo para a avaliação das mesmas quanto à sua importância arqueológica, cultural (lato sensu) e natural, com base em 14 descritores e dois sistemas alternativos de equacionamento. Essa valoração patrimonial deu alicerces a uma padronização, também aqui proposta, das medidas de salvaguarda a adoptar, sendo detalhadas as vias de aplicação dessas medidas no presente quadro legal de protecção do património cultural, dos Instrumentos de Gestão Territorial e dos procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental. É sugerida a classificação de 15 grutas no grau de Interesse Municipal, 4 grutas no grau de Interesse Público e, como Monumento Nacional do património cultural, o complexo de grutas de Ibn Ammar. Embora a metodologia desenvolvida seja particularmente dirigida ao contexto do barrocal algarvio e ao quadro legal português, houve a preocupação de a tornar tão universal quanto possível, tentativamente adaptável a quaisquer outros contextos cársicos. O cruzamento metódico dos dados recolhidos em campo com os constantes da documentação coligida possibilitou a criação de um documento - Anexo I - que é, simultaneamente, um inventário das grutas do Algarve e um tratado do conhecimento técnico e científico sobre as mesmas produzido ao longo do tempo. Foram identificadas no terreno 195 cavidades, às quais acrescem as referências documentais a 42 grutas não confirmadas in situ. Sendo actualmente reconhecidas as virtudes da inter e pluridisciplinaridade das ciências, a arqueologia, o património cultural e o património natural foram aqui conjugados, numa abordagem eminentemente espeleológica. A investigação realizada conduziu à identificação de vestígios e contextos arqueológicos relevantes em meio endocársico, dos quais não existia registo, aumentando o conhecimento sobre esse recurso patrimonial no Algarve, com 24 novos sítios a integrar no Sistema de Informação e Gestão Arqueológica.