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- A formação da imagem do destino turístico Porto de Galinhas uma análise do papel da rede social InstagramPublication . Guimarães, Rebeka Gomes; Matos, Nélson; Cesário, M.O objetivo deste trabalho consistiu em compreender a imagem do destino, seu processo de formação e os agentes envolvidos, associando à importância dos meios de divulgação online, de forma mais aprofundada a rede social Instagram. Numa realidade onde a divulgação e a formação da imagem de um destino turístico contam com ferramentas que vencem as antigas barreiras geográficas, o novo contexto do marketing é explorado, utilizando um estudo de caso referente ao destino turístico Porto de Galinhas, eleito dez vezes consecutivas a melhor praia do Brasil, segundo a revista Viagem e Turismo (Ipojuca, 2017). O estudo permitiu observar o comportamento dos usuários do Instagram nos momentos antes, durante e depois de uma viagem, percebendo o percentual de utilização desta rede de forma conectada ao turismo. Por meio da revisão de literatura recente e relevante, relacionada com os principais temas da pesquisa, foi possível construir um inquérito online aplicado a usuários da rede social Instagram. Com o auxílio de questões quantitativas e qualitativas observou-se as percepções de uma amostra por conveniência de 407 pessoas distribuídas na sua maioria entre brasileiros e portugueses, contemplando diferentes gerações. Desta forma, foi construído um estudo que permeia aspectos complementares, observando tanto a dimensão cognitiva como afetiva e componentes da formação da imagem do um destino turístico. A conclusão destaca a presença dos destinos nas redes sociais como relevante, devendo os gestores dos destinos ficarem atentos às redes mais utilizadas no momento, como também manter-se atualizado com aquelas que podem ter ascensão com o tempo. Outro aspecto de destaque é a importância da congruência da imagem transmitida com a realidade. Por meio das questões abertas nota-se preocupação dos inquiridos, em que destinos conectados com a natureza estejam atentos à preservação do ambiente. Através desta observação, destaca-se a importância de planejar o futuro do destino levando em consideração a sustentabilidade.
- O Pogrom de 1506: um itinerário turístico e cultural pela Lisboa de Berequias ZarcoPublication . Dias, Bernardo Silvestre; Quinteiro, Sílvia; Rodrigues, AlexandraO presente projeto tem como objetivo principal analisar o potencial do micro nicho de turismo “dark literary tourism”, em Lisboa, com o intuito de avaliar, numa ótica económico-financeira, a viabilidade da comercialização de itinerários sobre a temática na região. Deste modo, a revisão bibliográfica identifica os conceitos fundamentais para a realização do projeto, sendo esses o turismo cultural e os seus nichos, o turismo literário, o dark tourism, e os conceitos de storytelling e itinerários culturais. Prosseguiu-se com a elaboração do plano de negócios de forma a avaliar a viabilidade da criação de um itinerário assente no conceito acima referido. Por último construiu-se o itinerário O Pogrom de 1506: Um itinerário pela Lisboa de Berequias Zarco, baseado na história verídica do Massacre dos judeus de 1506 e o romance literário de Richard Zimler O último cabalista de Lisboa. A metodologia escolhida assenta na recolha de dados secundários e primários qualitativos, auxiliando assim na construção das entrevistas semiestruturadas implementadas ao autor do livro e aos participantes no passeio teste. Após a realização das entrevistas, foi possível confirmar que o dark literary tourism é um nicho de mercado pouco promovido e explorado em Portugal, nomeadamente em Lisboa, porém é um conceito com bastante interesse e relevância. Num último momento, o plano de negócios permitiu comprovar que o itinerário em questão teria viabilidade económica e financeira na área de Lisboa e futuramente em várias regiões de Portugal. Com a utilização de uma ferramenta de avaliação de projetos de investimento a 6 anos, disponibilizada pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA), foi possível averiguar, de acordo com o VAL, a TIR e o payback, que a criação de uma futura empresa de “dark literary itineraries” indica uma elevada probabilidade de criação de excedentes financeiros a três anos, incluindo a recuperação dos investimentos.
- Comparing sensory experience creation process of visitors with hearing impairment and general visitors in Hong Kong Wetland ParkPublication . Chan, Chung Shing; Shek, Kwo Fung; AGAPITO, DORAUniversal accessibility and barrier-free experience of public spaces such as parks are at the frontier of social sustainability and disability research. Such accessible and quality public spaces are characterized by enjoyable sensory stimuli and facilitating factors determining the process of sensory experience creation. Among visitors with sensory impairment such as different ranges of hearing loss, an understanding and a comparison of this process with that of general visitors is largely absent. This paper presents a comparative investigation of the sensory experience creation process between visitors with hearing impairment (HI) and that of general visitors in the Hong Kong Wetland Park. This study incorporates a series of field visits to the Wetland Park with a sample of 104 HI participants and their self-reported, questionnaire-based survey, in parallel with 279 general visitor surveys. Through an inter-group statistical comparison between HI sub-groups of severe hearing loss and mild hearing loss and general visitors who reported no hearing difficulty, the findings suggest three variables with significant difference, namely, experienced tactile sense, interactions with other visitors, and feelings of attachment to the Wetland Park. HI experience-based recommendations are categorized into park features and environment and programming and experience enhancement.
- Franchising de restauração de serviço rápido: elaboração de um plano de negócioPublication . Afonso, Rita Simão; Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia; Correia, Juan Pablo RodriguesEste projeto visa aprofundar o conhecimento na elaboração de um plano de negócios, com a intenção de se obter o grau de Mestre em Gestão, Empreendedorismo e Inovação. A isto junta-se a necessidade de complementar os conhecimentos adquiridos no mestrado em Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Nesse sentido elabora-se um plano de negócio de um projeto na área da restauração de serviço rápido. O projeto foi estruturado da seguinte forma: (1) Análise da literatura nas temáticas Restauração, Franchising e Plano de Negócio; (2) Metodologia; e (3) o Plano de Negócio. Este projeto foi desenvolvido tendo em conta a possibilidade de expansão e escalabilidade do negócio através de franchise e pretende analisar esta estratégia de expansão enquanto modelo de negócio. O principal objetivo deste projeto é analisar a viabilidade do tipo de negócio proposto através da elaboração de um plano de negócio. Outros objetivos são a definição do modelo de negócio que possa ser replicado através do franchising, analisar o ambiente externo e interno, desenvolver o plano operacional, financeiro e estratégico da empresa e determinar a estratégia-base de funcionamento da empresa. Pretende-se assim, através deste projeto, construir um plano de negócio viável e financeiramente atraente, que esteja pronto a pôr em prática.